BOLETIM DO CLIMA: 23 DE JUNHO DE 2011

Bom dia!

Neste momento (8:41 hs) a Estação Meteorológica operada pela Área de Hidráulica e Irrigação UNESP Ilha Solteira, registra temperatura de 19,9°C e umidade relativa do ar de 81,9%.

Ontem, a temperatura média do dia foi de 23,8°C, sendo a mínima de 17,6°C (6:37 hs) e máxima de 31,8°C (15:14 hs).

A umidade relativa média do ar foi de 66,8%, sendo a mínima de 35% (14:41 hs).

A evapotranspiração foi de 2,6 mm/dia.

Depois de participarem do Workshop em irrigação na ESALQ-UNESP na terça e quarta-feira, hoje parte da equipe da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira estará de novo no no campo.

Diego, Gilmar, Jean e Marcos estarão no período da tarde em Paranapuã, na Fazenda Costa Melo, recebendo o Pesquisador Dr. Richard G. Allen da University of Idaho (EUA) para conhecer uma das nossas novas estações agrometeorológicas (foto abraixo), que fazem parte do projeto "MODELAGEM DA PRODUTIVIDADE DA ÁGUA EM BACIAS HIDROGRÁFICAS COM MUDANÇAS DE USO DA TERRA" financiado pela FAPESP.

Richard Allen, um dos maiores especialistas em evapotranspiração do mundo, autor do Boletim 56 da FAO, deverá conferir as instalações, os equipamentos e a maneira como foram instalados os sensores, bem como fazer considerações sobre como melhorar os trabalhos da rede agrometeorológica que está sendo instalada na região noroeste paulista.

Na visita, o Dr. Fernando Tangerino, Dr. Richard Allen e membros da Equipe deverão conferir também as instalações de irrigação da fazenda, bem como percorrer o pomar de citros conferindo as variedades e a maneira como é feita a irrigação. O packing-house também será visitado.

Confira as fotos do Winotec 2010, que contou com a participação do Professor Fernando Tangerino e do Dr. Richard G. Allen, como palestrantes.

Na próxima segunda-feira será a vez do Dr. Christopher Neale, da Utah State University chegar á Ilha Solteira para trabalhos conjuntos sobre evapotranspiração e uso do modelo SEBAL e no dia 4 de julho, o Pesquisador Antonio Heriberto Teixera, da EMBRAPA, chega também à Ilha Solteira para trabalhos conjuntos sobre evapotranspiração em escala regional.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características