BOLETIM DO CLIMA: 28 DE JUNHO DE 2011

Doutores Fernando Tangerino e Christopher Neale (Utah State University), que chegou ontem à Ilha Solteira para trabalhos conjuntos, participa como avaliador dos Seminários apresentados pelos alunos da Pós-Graduação em Agronomia na disciplina de "Manejo e Operação de Sistemas de Irrigação"


Bom dia!

Agora, 9:03 hs, a Estação Meteorológica operada pela Área de Hidráulica e Irrigação UNESP Ilha Solteira, registra temperatura de 12,52°C e umidade relativa do ar de 66,2%, indicando que houve um pequeno aumento na temperatura em relação a aproximadamente o mesmo horário indicado na postagem de ontem. Mas, esta terça-feira amanhece bem mais fria em relação a da semana passada, onde a temperatura média estava por volta dos 23,6°C.

Ontem, a temperatura média do dia foi de 10,7°C, sendo a mínima de 6,9°C (07:34 hs) e máxima de 15,3°C (16:19 hs).

A umidade relativa média do ar foi de 65,1%, sendo a mínima de 43,1% (16:36 hs). A umidade relativa máxima chegou aos 81,9% às 03:30hs.

A evapotranspiração foi de 2,2 mm/dia.

A temperatura mais fria anteriormente registrada na cidade de Ilha Solteira pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, ocorreu no ano de 2001, mais precisamente no dia 21 de junho. Naquele dia, a temperatura chegou a um mínimo de 4,4°C às 7:28 hs.


No gráfico, pode-se observar o comportamento da temperatura e da umidade relativa do ar nas últimas horas em dados médios. Houve uma grande queda da temperatura durante a madrugada


Porém, hoje ás 03:00 hs, nossos sensores registraram que novamente a temperatura chegou aos 4,4°C, sendo mais recentemente, o dia mais frio registrado.

Ontem chegou a Ilha Solteira um dos maiores pesquisadores na área de sensoreamento remoto juntamente com estações agrometeorológicas, Dr. Christopher Neale, da Utah State University, para realizar pela primeira vez, trabalhos juntamente com a AHI.

As visitas de grandes pesquisadores como ele e Dr. Richard Allen (especialista em estimativa de evapotranspiração, eficiência de irrigação e hidrologia) nessas últimas semanas fazem parte da realização do projeto "MODELAGEM DA PRODUTIVIDADE DA ÁGUA EM BACIAS HIDROOGRÁFICAS COM MUDANÇAS DE USO DA TERRA", resultado da Cooperação Institucional entre UNESP Ilha Solteira - SP e EMBRAPA Semiárido (CPATSA), com financiamento da FAPESP e FACEPE. Ao projeto foi agregada a parceria com a Utah State University, através do Dr. Christopher Neale. O Dr. Fernando tangerino da UNESP este na USU em novembro para trabalhos em conjunto.

Ele já está participando dos seminários realizados na matéria de Pós-Graduação (foto), "Manejo e Operação de Sistemas de Irrigação", ministrada pelo Professor Fernando Tangerino e durante a semana irá ministrar uma palestra (que será marcada e divulgada) para todos interessados em conhecer mais sobre o sensoreamento remoto.

=] o/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características