Visita do Dr. Richard Allen à UNESP Ilha Solteira

A semana foi excepcional e importante para a agricultura irrigada. O Workshop em Ciência e Tecnologia da Irrigação que aconteceu na ESALQ-USP nos dias 21 e 22 de junho reuniu os maiores especialistas em irrigação e evapotranspiração do mundo e os nossos alunos e Orientados da UNESP Ilha Solteira lá estiveram.

Instrumentação, novas tecnologias e desafios, e muita evapotranspiração para o uso eficiente da água durante as apresentações e discussões e uma certeza, precisamos de dados confiáveis, mas também da transferência de tecnologia aos irrigantes.


Também foi a oportunidade para reencontrar amigos e colegas e fazer novas amizades. Na foto acima Richard Allen, Marcus Damião, Everardo Mantovani e Fernando Tangerino.

Depois do Worshop, tivemos a visita do Dr. Richard Allen da University of Idaho à Ilha Solteira e foi muito melhor do que esperávamos.

Começamos vistando no dia 23 de junho a Fazenda Costa Mello em Paranapuã, onde se cultiva citros sob condições de irrigação e é um dos nossos parceiros no projeto "MODELAGEM DA PRODUTIVIDADE DA ÁGUA EM BACIAS HIDROOGRÁFICAS COM MUDANÇAS DE USO DA TERRA", numa Cooperação Institucional entre UNESP Ilha Solteira-SP e EMBRAPA Semiárido (CPATSA), com financiamento da FAPESP e FACEPE.

Cuidados com a sanidade do pomar são necessários e esta propriedade conta com sistema de irrigação tipo carretel enrolador, mas o Sr. Costa Mello conta também com 4 pivôs centrais para irrigar citros em outras propriedades e inicia testes com microaspersores e mini-aspersores também.

Edvaldo Costa Mello explica o sistema de produção e também permite que provemos a doçura das laranjas por ele produzidas.


Tivemos uma fantástica receptividade da Família Costa Mello e pudemos visitar pomares, packing-house e detalhes da operação do sistema de irrigação e da produção de citros e das diferentes variedades.


Depois, já na estação agrometeorológica, começaram as aulas que se seguiriam também em Ilha Solteira no dia 24 de junho, no NACI - Núcleo de Apoio Computacional à Irrigação da UNESP Ilha Solteira e também em campo, sempre com a participação dos Orientados de Graduação e Pós-Graduação.

Em clima de descontração, Dr. Allen fez a checagem dos sensores e fez recomendações para a melhoria na acurácia dos dados coletados, propondo algumas mudanças, sempre acompanhados pelo produtor Edvaldo Costa Mello, recentemente premiado como citricultor de destaque.

No campo, o clima foi de aula, onde nossos Orientados foram sempre questionados sobre os sensores, detalhes de instalação e interferências na qualidade dos dados, base para a estimativa correta da evapotranspiração de referência, que está sendo calculada por Penman-Monteith.

Dr. Richard Allen, especialista em estimativa de evapotranspiração, eficiência de irrigação e hidrologia, possui uma grande quantidade de artigos publicados, bem como é um dos autores do ACE Practices Manual 70 "Evapotranspiration and Irrigation Water Requirements" e também o mais famoso e de utilização obrigatória por todos que trabalham com irrigação e evapotranspiração, o Manual 56 FAO "Crop evapotranspiration - Guidelines for computing crop water requirements" para a determinação das necessidades hídricas das culturas.

Com tanta experiência acumulada para o Dr. Allen foi fácil identificar problemas na instalação dos sensores das nossas estações agrometeorológicas, propor soluções em campo e também no controle de qualidade dos dados agrometeorológicos recebidos do campo.

Já na UNESP Ilha Solteira trabalhamos na análise dos dados utilizados para a estimativa da evapotranspiração e ao final uma certeza, a presença do Dr. Richard Allen contribuiu para a correção de rumos dos nossos trabalhos, serviu de um intenso treinamento e estímulo para toda a Equipe da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira e também para visualizar novas possibilidades de pesquisa, incluindo a implantação de parcerias durante as pesquisas.


Richard Allen e Gilmar Santos na Estação Agrometeorológica de Ilha Solteira

Uma das contribuições do da visita do Allen se refere à forma com que calculamos evapotranspiração de referência através da equação de Penman-Monteith. Atualmente fazemos o cálculo da evapotranspiração de referência usando os dados de radiação líquida medidas em campo através do sensor NR Lite e vamos mudar para a radiação líquida calculada a partir da radiação global, medida no piranômetro. Como a radiação líquida é influenciada pela altura e coloração da grama e pela temperatura do solo, a mudança visa uniformizar o cálculo da evapotranspiração, permitindo a comparação entre regiões.

A radiação líquida continuará a ser disponibilizada no Portal CLIMA da UNESP Ilha Solteira em http://clima.feis.unesp.br e deverá ter seu uso aplicado à pesquisas.

Ao final, Dr. Allen recebeu a camisa Oficial da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira como gratidão pela sua colaboração em nossos trabalhos.


Duas marcas características de Ilha Solteira não foram esquecidas: a peixada no Porto e a Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira. No Restaurante do Porto, a tradicional peixada foi saboreada junto com os familiares de alguns dos nossos Orientados.


Já na visita à Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira fomos gentilmente recebidos pelo Engenheiro Eletricista Edson Morales que mostrou toda a estrutura da terceira maior Usina Hidrelétrica do Brasil, impressionando o Dr. Allen pela grandiosidade da obra.

Agradecemos ao Engenheiro Edson Morales por nos receber na Usina,mostrando e explicando detalhes do seu funcionamento.


Richard Allen e Edson Morales

A semana que entra será a vez do Dr. Christopher Neale da Utah State University chegar à Ilha Solteira para trabalhos conjuntos e novamente teremos a oportunidade de avançar em nossas pesquisas e em novos conhecimentos visando a modernização da agricultura irrigada da região.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características