ATUALIZAÇÃO DE DADOS CLIMÁTICOS DA REGIÃO NOROESTE PAULISTA


Hoje, novamente a equipe da Área de Hidráulica e Irrigação UNESP Ilha Solteira, percorreu as estações agrometeorológica para realizar a coleta de dados e prestar manutenção aos sensores.

Ipê amarelo que chamou a atenção durante o caminho por sua beleza natural

As estações visitadas foram as do município de Marinópolis, Paranapuã e Populina, sendo os dados climáticos diários disponibilizados através da página clima.feis.unesp.br.

Através da página clima, o usuário pode ter acesso a todos o banco de dados climáticos da estação escolhida, sendo até o momento em operação seis estações, sendo as mais velhas as dos municípios de Ilha Solteira (desde 1991) e Marinópolis (1995) e as demais desde final de 2010 e 2011.


Os dados disponibilizados são temperatura e umidade relativa do ar mínima, máxima e média, pressão atmosférica, radiação global, líquida e fotossintéticamente ativa, evapotranspiração, velocidade média e máxima e direção do vento, chuva e insolação.

Todos esses parâmetros disponibilizados, tem como finalidade, fornecer subsídios ao manejo da agricultura irrigada, como a quantidade e momento certo de se irrigar.

Diversos trabalhos já foram e estão sendo disponibilizados pela Área de Hidráulica e Irrigação UNESP Ilha Solteira como apresento:



Como todas estações foram implantadas o sistema de irrigação por gotejamento, se fica nítido a diferença do estágio vegetativo da grama batatais.

Além do monitoramento climáticos é possível encontrar trabalhos relacionados a qualidade de água para fins de irrigação, uso e ocupação do solo, avaliação de sistemas de irrigação, entre outros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características