BOLETIM DO TEMPO: 25 DE JULHO DE 2011

Bom dia!

Neste momento (04:50 hs) a Estação Meteorológica operada pela Área de Hidráulica e Irrigação UNESP Ilha Solteira, registra temperatura de 19,1°C e umidade relativa do ar de 70,6%.

Ontem, a temperatura média do dia foi de 23,2°C, sendo a mínima de 17,8°C (07:19 hs) e máxima de 29,7°C (15:59 hs).

A umidade relativa média do ar foi de 60,4%, sendo a mínima de 37,0% (16:35 hs).

A evapotranspiração foi de 4,1 mm/dia. A evapotranspiração é a somatória da evaporação do solo mais a a transpiração das plantas. Aos irrigantes, representa quantidade de água que deve ser reposta a fim de assegurar a capacidade de campo do solo.

Há 45 dias não chove mais que 10 mm na região de Ilha Solteira, sendo a última precipitação registrada no dia 09/06/2011 com 50,3 mm.


Gilmar Oliveira Santos em coleta de água na microbacia do Córrego do Ipê


RESUMO DA DISSERTAÇÃO: As condições insuficientes de disponibilidade e qualidade de água para os usos múltiplos afetam diretamente a economia de cidades cuja principal atividade é a agricultura irrigada. O objetivo do trabalho foi avaliar a qualidade de água para a irrigação do Córrego do Coqueiro, afluente do Rio São José dos Dourados. Foram georreferenciados cinco pontos ao longo do córrego para coleta de água e medição de vazão durante o período de 2007 a 2009. Os parâmetros avaliados foram: sólidos dissolvidos e suspensos, turbidez, temperatura, pH, condutividade elétrica, ferro total, oxigênio dissolvido, dureza, cálcio, magnésio, coliformes fecais e totais, vazão e descarga sólida total. De acordo com os resultados verificou-se que no ano de 2007 os valores médios de sólidos suspensos e totais, turbidez, ferro total e coliformes foram superiores aos demais períodos. Em sua maioria, as amostras apresentaram classificação de médio a alto risco ao sistema de irrigação localizada para as variáveis sólidos suspensos, ferro total e pH e apresentaram uma tendência de aumento no ponto final do córrego. A condutividade e cálcio apresentaram baixo potencial de danos. Para coliformesfecais e totais os pontos 2 e 3 apresentaram 3% das amostras com alto risco de contaminação, respectivamente. Não houve diferença estatística entre os períodos para os valores médios de vazão. O uso da água do Córrego do Coqueiro pode causar a obstrução dos encanamentos e emissores de sistemas de irrigação localizadas, sendo imprescindível a utilização de sistemas de filtragem, principalmente, se a fonte de captação de água for próxima aos pontos finais do manancial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

Pivô central: história e características

A Importância da DBO