BOLETIM DO TEMPO: 28 DE JULHO DE 2011

Bom dia!

Neste momento (07:55 hs) a Estação Meteorológica operada pela Área de Hidráulica e Irrigação UNESP Ilha Solteira, registra temperatura de 19,1°C e umidade relativa do ar de 72,1%.

Ontem, a temperatura média do dia foi de 24,0°C, sendo a mínima de 17,1°C (06:24 hs) e máxima de 30,4°C (14:06 hs).

A umidade relativa média do ar foi de 51,8%, sendo a mínima de 31,4% (14:06 hs).

Pode-se observar que a temperatura do ar é inversamente proporcional a umidade relativa do ar, sendo que na maioria das vezes a menor umidade do ar acontecendo no mesmo momento em que se registra a maior temperatura do ar.

A evapotranspiração foi de 3,7 mm/dia. Pode-se notar, a intensificação da utilização dos sistemas de irrigação na região noroeste paulista, que tem como destaque a produção de cana-de-açúcar, citrus, banana, uva e pastagem irrigada.

Este fato representa a importância da conservação das áreas de preservação permanente e o manejo do solo adequado, uma vez que estes asseguram a qualidade e disponibilidade hídrica dos mananciais.

Aos irrigantes, dev-se ter atenção com a manutenção dos sistems de irrigação, uma vez que a maior parte dos rios de nossa região apresenta excesso de ferro total na água, o que acarreta na obtrução de tubos e emissores. Para se mitigar este problema os produtores devem utilizar filtros na captação. Saiba mais através dessoso release e papers.

Há 48 dias não chove mais que 10 mm em Ilha Solteira, sendo a última registrada no dia 09/06/2011 com 50,3 mm.

Integrantes do Área de Hidráulica e Irrigação UNESP Ilha Solteira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características