MONTAGEM DA IRRIGAÇÃO EM SUD MENNUCCI PARA GRAMADO DA ESTAÇÃO AGROMETEOROLÓGICA AUTOMÁTICA
Equipe da UNESP Ilha Solteira-SP e ajudantes, na montagem da Irrigação na Usina Pioneiros, Sud Mennucci (05/07/2011).
Ontem (05/julho/2011) foi feita a montagem e instalação do Sistema de Irrigação por Gotejamento (pela equipe do Laboratório de Hidráulica e Irrigação - LHI, da UNESP Ilha Solteira-SP), para manutenção do gramado no local onde ficará a Estação Agrometeorológica Automática na Usina Termelétrica da Pioneiros Bionergia S.A. em Sud Mennucci, noroeste paulista.
A Usina Termelétrica da Pioneiros Bioenergia S.A. fica às margens do Rio Tietê e atualmente conta com 26.000 hectares de cana-de-açúcar, foi a primeira a se instalar na região e tem hoje a maior eficiência do País em produção de energia por tonelada de cana moída: 120 KWh/tc, podendo alcançar excedentes de energia elétrica na ordem de até 95 KWh/tc. A geração de energia não concorre com a produção de açúcar e álcool, tornando-se um valor agregado que sensibiliza o resultado operacional sem acréscimo de custos variáveis.
Doutorando em Agronomia (Sistema de Produção), UNESP Ilha Solteira, Marcus Damião de Lacerda, na montagem da Irrigação na Usina Pioneiros, Sud Mennucci (05/07/2011).
O Prof. Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez (UNESP Ilha Solteira), antes de tudo, em 1º de abril de 2010, fez uma visita ao parceiro, inicialmente no Escritório Central da Usina Termelétrica da Pioneiros Bioenergia S.A. em Sud Mennucci, onde foi recebido pelo Diretor José Ângelo Stafuzza e pelo Engenheiro Agrônomo Marco Antônio de Souza Silva, e o Professor Dr. Fernando B. TANGERINO Hernandez, explicou os objetivos do projeto, os benefícios, as possibilidades e fechou as questões na parceria e o interesse mútuo, onde ficou definido a cessão do local da montagem da Estação Agrometeorológica Automática, a manutenção do local, incluindo o corte da grama e a manutenção e segurança do local para a preservação dos equipamentos e confiabilidade nos dados adquiridos.A mesma é parceira da UNESP Ilha Solteira-SP, em especial do nosso Laboratório de Hidráulica e Irrigação (LHI), que tem a frente a Coordenação do Professor Dr. Fernando Braz TANGERINO Hernandez, onde será feita a agregação dos dados disponíveis para a instalação da Estação Agrometeorológica Automática e estudos sobre a melhor forma de transmissão das variáveis agroclimatológicas para que estes sejam disponibilizados em tempo real na Internet, ajudando vários produtores e agricultores, especificamente irrigantes.
Mestrandos em Agronomia (Sistema de Produção), UNESP Ilha Solteira, Diego Gonçalves Feitosa e Gilmar Oliveira Santos, na montagem da Irrigação na Usina Pioneiros, Sud Mennucci (05/07/2011).
Então na época (abril de 2010), o Professor Dr. Fernando Tangerino manteve contato também com o Prefeito de Sud Mennucci e Acionista da Destilaria Celso Torquato Junqueira Franco e com o Engenheiro Agrônomo Leandro Rebuá, onde explicou sobre o projeto e a parceria que seria estabelecida UNESP, Ilha Solteira, Usina Pioneiros e Prefeitura Municipal de Sud Mennucci, mas relatando sobre a proteção dos recursos hídricos e seus usos, incluindo os cálculos atuais da vazão regionalizada (Q7,10), cujos coeficientes precisam de revisão em função da alteração considerável do uso e ocupação do solo em todo o Estado de São Paulo.
Mestrando em Agronomia (Sistema de Produção), UNESP Ilha Solteira, Gilmar Oliveira Santos, na montagem da Irrigação na Usina Pioneiros, Sud Mennucci (05/07/2011).
Foi explicado que serão disponibilizados a Usina Pioneiros em Sud Mennucci, todas as variáveis agroclimatológicas levantadas e ainda terão apoio e treinamento na utilização destes dados para fins estratégicos de planejamento dos recursos hídricos e ambientais. Já a região se beneficiará do fato de ter uma Rede Agrometeorológica Automática de alta densidade com dados disponibilizados na Internet em tempo real, na forma gráfica e numérica e a possibilidade da realização dos mais diversos estudos e planejamento hidroagrícola e ambiental. Ou seja, um estudo importantíssimo para os agricultores, produtores (irrigantes).
O parceiro, no caso a Usina Pioneiro em Sud Mennucci, deverá também fornecer os dados do sistema de produção, incluindo produtividade, das áreas selecionadas como controle para aferição das equações e calibração das imagens de satélite.
Ressaltamos a importância do Núcleo de Apoio Computacional à Irrigação (NACI), no Laboratório de Hidráulica e Irrigação (LHI) da UNESP Ilha Solteira-SP, onde abriga a estrutura de informática e telemetria para receber os dados da Rede de Estações Agrometeorológicas Automáticas do Noroeste Paulista, como fazendo parte das atividades do projeto: "MODELAGEM DA PRODUTIVIDADE DA ÁGUA EM BACIAS HIDROGRÁFICAS COM MUDANÇAS DE USO DA TERRA", que é financiado pela FAPESP e pela FACEPE, contando com a parceria da EMBRAPA Semiárido (CPATSA), com Coordenação do Pesquisador Dr. Antônio HERIBERTO de C. Teixeira (Ph.D. em Agrometeorologia), do lado pernambucano, e com Coordenação do Professor Dr. Fernando Braz TANGERINO Hernandez, do lado paulista.
Lembramos na oportunidade que amanhã (07/Julho/2011) será feita a montagem da Estação Agrometeorológica Automática em Sud Mennucci, pela Equipe do LHI, UNESP Ilha Solteira-SP.
Comentários
Postar um comentário