DIA MAIS QUENTE DO ANO, NO INVERNO
O comentário geral hoje teve como tema o desconforto térmico. Não era para menos, registramos o dia mais quente do ano.
Em Ilha Solteira 37.6ºC foi registrado às 14:55:50h e a menor umidade relativa do ar, de 22.1% aconteceu às 15:05:40h.
A intensidade da radiação solar que nos atinge é máxima, como se percebe no gráfico abaixo, com uma parábola perfeita, ou seja, não tivemos entre o sol e a terra, nenhuma nuvem, ou seja, devemos tomar cuidado e nos proteger. Hidrantes e protetor solar são bem vindos.
As condições climáticas acima são válidas para a região noroeste paulista. Em Pereira Barreto, 36.7ºC foi registrado às 14:33:30h e 21.9%, foi a umidade relativa mínima, registrada às 14:33:40h.
Com elevada temperatura, baixa umidade relativa do ar e ainda há 79 dias sem chover mais que 10 mm (em ILHA SOLTEIRA a última chuva de 50.3 mm foi 09/06/2011) temos d e prático que as pastagens estão completamente secas e o risco de incêndio é iminente, a evapotranspiração é alta (ontem registramos 6,2 mm/dia) e e os irrigantes estão com os equipamentos ligados para manter a elevada produtividade.
Nesta época predomina a irrigação de pastagem, milho e das videiras e dentro das possibilidades não se recomenda operar equipamentos no período da tarde para melhorar a eficiência da aplicação da água. Ideal seria irrigar a noite, é mais barato e mais eficiente.
Estivemos também no Assentamento do INCRA em Ilha Solteira e o que encontramos foi muita poeira e pastagem totalmente seca e gado magro, impossibilitando que se tenha produtividade aceitável para se ter uma confortável vida econômica sem depender de assistencialismo.
Veja também um exemplo em vídeo com a reportagem sobre os resultados da pastagem irrigada em norte de Minas Gerais.
Os dados climáticos da região de Ilha Solteira e Pereira Barreto podem ser acompanhados em tempo real através do clima.feis.unesp.br ou graficamente em http://clima.feis.unesp.br/painel
Os dados climáticos da região de Ilha Solteira e Pereira Barreto podem ser acompanhados em tempo real através do clima.feis.unesp.br ou graficamente em http://clima.feis.unesp.br/painel
Comentários
Postar um comentário