BOLETIM DO CLIMA: 24 DE SETEMBRO DE 2011



Bom Dia !!!

Neste momento (08:00 h.) a Estação Meteorológica operada pela Área de Hidráulica e Irrigação (AHI) UNESP Ilha Solteira, registra temperatura média do ar 21,6°C e umidade relativa média do ar de 82,6%.

Ontem, a temperatura média do dia foi de 25,3°C, sendo a mínima de 20,5°C (22:59 h.) e máxima de 38,3°C (12:11 h.), quando começou a cair em toda a região permanecendo em queda até 7 horas desta manhã quando inverteu a curva e a temperatura voltou a se elevar.

Na região noroeste paulista houve uma pequena precipitação de no máximo 1,3mm/hora que se iniciou por volta das 13 horas e cessando por volta das 18 horas.


A umidade relativa média do ar foi de 60,3%, sendo a mínima de 21,1% (11:11 hs).

A evapotranspiração de referência ontem foi de 4,0 mm/dia. Você pode acompanhar o que acoteceu com o tempo na região noroeste paulista em números e gráficos a partir de http://clima.feis.unesp.br ou em texto aqui neste Blog com o Boletim do Tempo sendo publicado diariamente.


Já choveu em todo ano de 2011 no município de Ilha Solteira-SP, 982,3 mm.


AGRICULTURA IRRIGADA

A agricultura irrigada possui um conjunto de técnicas e equipamentos, programados e operados de maneira racional, para alcançar seu objetivo que é o de irrigar as plantas, proporcionando uma boa produtividade. Uma boa irrigação é feita quando essa molha todo o solo (região em torno da planta), possibilitando que a água chegue até a região onde se encontram as raízes, não irrigando apenas a superfície, como feito em muitos casos.

QUANDO IRRIGAR ?

A irrigação é um instrumento indispensável para o sucesso da agricultura, e deve ser realizada sempre que a planta necessitar, respeitando o fato de que cada espécie de planta deve ser irrigada com uma quantidade específica de água.

- IRRIGAÇÃO OBRIGATÓRIA: quando essa é a única fonte de água que a planta possui, por exemplo, plantas cultivadas em estufas.

- IRRIGAÇÃO SUPLEMENTAR: quando essa corrige e auxilia na irregular distribuição de chuvas. A irregularidade na distribuição de água compromete o metabolismo da planta, prejudicando o seu desenvolvimento e sua produção.

QUANTO IRRIGAR ?

A quantidade ideal é quando a água reposta pela irrigação fica armazenada em uma profundidade onde é aproveitada pelas raízes das plantas. No caso da água ultrapassar, ou ficar muito abaixo da capacidade de retenção de água do solo, haverá duas possibilidades:

– EXCESSO DE ÁGUA: se a quantidade de água contida no solo for maior ou igual a capacidade de campo (quantidade máxima de água que o solo pode reter) do mesmo, o solo perderá consideravelmente sua capacidade de concentrar oxigênio. Com isso a planta não conseguirá retirar do solo os nutrientes de que necessita e não irá realizar o processo de fotossíntese, uma vez que precisa de oxigênio para executar tais funções. Resultado final: a planta começará a murchar. Também ocorrerá o fenômeno de escorrimento superficial, que nada mais é do que o movimento da água na superfície do terreno, sempre a procura de uma declividade (córregos ou rios), esse fenômeno é responsável pelo surgimento da erosão.

– DEFICIÊNCIA DE ÁGUA: é o caso mais crítico, a planta não terá a água de que necessita. Com isso ela também não absorverá os nutrientes para o seu desenvolvimento, e nem realizará o processo de fotossíntese. Como conseqüência a planta começará a murchar.

Fontes:

- DAKER, Alberto. A água na agricultura : Manual de hidráulica agrícola. In: ___. Quantidade de água necessária à irrigação. 3. ed. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1970. p. 102-108.

- FERREIRA, Tabajara Nunes. Solos e irrigação. In: ___. Manejo e conservação do solo. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1992. p. 49.

- PRONI, Programa Nacional de Irrigação. Tempo de irrigar: manual do irrigante. São Paulo: PRONI, 1987. p. 13-83.

- REICHARDT, Klaus. A água na produção agrícola. 1ª ed. São Paulo: McGraw-Hill, 1978. p. 01-90.

- VIEIRA, Dirceu Brasil. As técnicas de irrigação. São Paulo: Globo, 1989. 263 p.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características