BOLETIM DO CLIMA: 25 DE SETEMBRO DE 2011

Canhão acoplado ao carretel enrolador irriga pomar de citros, cultura que tem tido novos plantios e recebe investimentos em irrigação no extremo noroeste paulista

Bom Dia !!!

Neste momento (07:45 h.) a Estação Meteorológica operada pela Área de Hidráulica e Irrigação (AHI) UNESP Ilha Solteira, registra temperatura média do ar de 17,0°C e umidade relativa média do ar de 74,2%.

Ontem, a temperatura média do dia foi de 22,5°C, sendo a mínima de 19,1°C (03:25 h.) e máxima de 28,3°C (13:30 h.).

A umidade relativa média do ar foi de 71,4%, sendo a mínima de 49,1% (13:30 h.).

A evapotranspiração de referência ontem foi de 2,8 mm/dia.


No Portal http://clima.feis.unesp.br da UNESP Ilha Solteira é possível à todos(as) o acesso em TEMPO REAL das variáveis climáticas da Rede de Estações Agrometeorológicas Automáticas da região Noroeste Paulista, bem como acompanhar a evolução a cada 5 minutos, e no canal TEXTOS TÉCNICOS você acessa os artigos técnicos de pesquisa e extensão produzidos pela Área de Hidráulica e Irrigação (AHI) da UNESP Ilha Solteira.



O Workshop do Global Land Project (GLP) sobre mudanças de uso e cobertura da terra na América do Sul será realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), entre os dias 17 e 19 de novembro, em Ilhabela (SP).

O evento busca incentivar o intercâmbio de opiniões sobre as consequências das mudanças de uso da terra e discutir políticas públicas para que os países sul-americanos possam conciliar crescimento econômico, distribuição de renda e sustentabilidade ambiental. O Workshop é organizado em torno de quatro temas principais:
- Arranjos Institucionais e Governança;
- Vulnerabilidade do Uso da Terra e Segurança Alimentar;
- Prestação de Serviços Ambientais;
- Modelagem e Análise Fornecimento de Dados; entre outros

Esses temas serão debatidos por especialistas do mundo todo. Gilberto Câmara, diretor do INPE e membro do comitê científico do GLP, está entre os palestrantes do Workshop, que contará com pesquisadores do Instituto e de organizações científicas nacionais e internacionais.

Para participar do workshop é necessário efetuar inscrição. As vagas são limitadas e os interessados devem enviar email para glp@inpe.br.

Mais informações no site do evento: http://www.inpe.br/wsglp2011/

Criado para estudar a interação entre homem e ambiente terrestre, o Global Land Project (GLP) é uma iniciativa conjunta do International Geosphere-Biosphere Programme (IGBP), que conta com um escritório regional no INPE, e do International Human Dimensions Programme on Global Environmental Change (IHDP).

A partir de janeiro de 2012, o INPE sediará o Escritório Internacional (IPO) do Global Land Project, atualmente instalado na Dinamarca. O Brasil tem demonstrado grande interesse e participação em pesquisas sobre mudanças ambientais globais, adquirindo cada vez mais importância na comunidade científica mundial. Com essa transição o país será o primeiro da América do Sul a receber o IPO.

Mais informações sobre o GLP no site: http://www.globallandproject.org

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características