Câmara aprova projeto de Edinho que ‘federaliza’ ponte rodoferroviária


Foi aprovado na manhã desta quarta-feira (14/09) na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados o projeto de lei n. 1.433/11, de autoria de Edinho Araújo, que transfere à União a responsabilidade pela manutenção da ponte Rodoferroviária sobre o rio Paraná, entre Rubinéia (SP) e Aparecida do Taboado (MS).

Com a aprovação, o projeto segue para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania e daí para o Senado Federal.

A “federalização” da ponte foi possível com a inclusão de seu trecho, de 3,7 km de extensão, no traçado da rodovia BR-436, no Mato Grosso do Sul. Assim, a ponte passa a integrar o PNV (Plano Nacional de Viação), podendo receber recursos regulares para manutenção e melhorias.
O relator do projeto, deputado Edson Giroto (PR-MS), havia dado parecer favorável ao projeto e voltou a pedir a aprovação. Ele disse conhecer de perto a situação da ponte e a necessidade de definir qual ente federativo será responsável pela manutenção e os novos investimentos na obra.
O deputado Devanir Rodrigues (PT-SP) fez um aparte durante o debate para elogiar a proposta e posicionar-se favorável à matéria, entendendo que a responsabilidade pela ponte deve mesmo passar à União.



GRANDE VITÓRIA

Edinho Araújo considerou uma grande vitória a aprovação da proposta em caráter conclusivo, e acredita que a tramitação e aprovação no Senado serão rápidas.
“É uma grande vitória da região Noroeste. Havia um vazio jurídico e isto impedia que a União e os estados de São Paulo e Mato Grosso investissem na ponte. Essa obra chegou a ter seu sistema de iluminação comprometido por falta de recursos para manutenção”, afirmou o deputado.
Edinho lembrou a luta de lideranças regionais que, por décadas, brigaram pela construção da ponte. “Conquistamos a obra à base de muita luta e persistência. Não é justo que se deteriore por falta de investimentos”.

A OBRA

Com 3,7 km de extensão, a ponte rodoferroviária sobre o rio Paraná é uma obra de engenharia diferenciada e foi inaugurada em 29 de maio de 1998. Foram investidos R$ 550 milhões na obra, que tem 2.600 treliças, 711 metros de aterro no lado paulista e 461 metros no Mato Grosso do Sul.

A parte rodoviária da ponte leva o nome do deputado Roberto Rollemberg e a ferroviária o do senador Vicente Vuolo, ambos falecidos.

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