Córrego do Coqueiro: coleta de água é medição de vazão


No dia 22 de setembro, a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira realizou mais uma saída de campo para a coleta de água e medição de vazão no córrego do Coqueiro. Neste dia de campo tivemos a oportunidade de encontrar a foz do córrego, que deságua no Rio São José dos Dourados. O córrego é um afluente de margem direita do Rio São José dos Dorados e nasce nos municípios de Jales e Urânia. A partir de sua nascente o córrego percorre uma extensão de 33,59 km, passando pelos municípios de São Francisco, Palmeira d'Oeste e Dirce Reis.

Figura 1. Córrego do Coqueiro na sua foz.

Figura 2. O banco de sedimentos depositado na foz do córrego do Coqueiro - ao fundo da imagem o Rio São José dos Dourados, entre os municípios de Palmeira d'Oeste e Dirce Reis.

Figura 3. O analista de sistema Jean Quaresma na foz do córrego do Coqueiro - "muito interessante conhecer a nascente e a foz de um rio", comenta Jean.




Vídeo 1. Filmagem da foz do córrego do Coqueiro.

Para maiores informações sobre o córrego do Coqueiro consulte o link: http://www.agr.feis.unesp.br/rel_fehidro09.php

Comentários

  1. Pouco mais de um ano que fiz minha ultima coleta no córrego do Coqueiro, vejo que o estado de degradação deste manancial ainda é preocupante. Comprovado pela Figura 2, onde ilustra o banco de areia na foz, mostrando o processo erosivo que o Coqueiro sofre e a quantidade de sedimentos que chega no Rio São José dos Dourados.
    Parabéns pelas imagens!!!
    Abraços
    Borg

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante mesmo, minha primeira coleta e já tive a oportunidade de conhecer este lugar.
    Só precisamos nos conscientizar mais e preservar este bem tão precioso!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características