MONITORAMENTO QUANTITATIVO E QUALITATIVO DA MICROBACIA DO CÓRREGO DO IPÊ E CINTURÃO VERDE, REGIÃO DE ILHA SOLTEIRA

Segunda-feira, 19 de setembro, a equipe da Área de Hidráulica e Irrigação UNESP Ilha Solteira realizou saída de campo para realizar o monitoramento quantitativo e qualitativo dos recursos hídricos que recebem influência da área urbana do município de Ilha Solteira.

Coleta de água no Ponto 4

Com mais de 105 dias sem chover na região de Ilha Solteira, os mananciais já apresentam redução na vazão em todos os pontos de monitoramento.

Queimada nas próximidades da nascente do Córrego do Ipê

Dentre os parâmetros analisados, o ferro total e os coliformes fecais e totais continuam sendo fatores preocupantes em ambas as micro bacias monitoradas, umas vez que a agricultura irrigada é uma realidade.

"Uma realidade incoveniente" sempre há lixo jogado pela população no Ponto 3
Desta vez se superou, sendo um aparelho de vídeo cassete além de muita material orgânico.

Os valores de ferro total obtidos no monitoramento foram de 0,7, 0,5, 2,3 e 1,7, nos pontos 1, 2, 3 e 4, respectivamente. De acordo com Nakayama e Bucks (1986) concentração de ferro total superior a 0,2 mg/L ja é possível apresentar danos aos sistemas de irrigação. Para Hernandez ePetinari (1998), valores de ferro total acima 0,5 mg/L, merecem atenção especial por parte dos projetistas devido a problemas de obstrução causada pelo ferro.

A pecuária irregular é uma realidade na micro bacia do Córrego do Ipê, o que favorece ao aumento de processo erosivos

A presença de coliformes fecais e totais nos manancias podem acarretar em danos sócio-econômico e ambiental, uma vez que possa favorecer aos casos de eutrofização nos manaciais e contaminação por ingerir alimentos in natura. O monitoramento do mês passado apresentou elevados valores, já este mês, a bacia apresentou tendencia a normalidade, porém, com valores preocupantes, sendo de 5760, 6480, 4380 e 4740 NMP/100 ml de coliformes totais e 0, 0, 2520 e 780 NMP/100 ml, nos pontos 1, 2, 3 e 4, respectivamente.

Preparando a amostra de água para posterior análise

No Córrego do Ipê o monitoramento quantitativo e qualitativo compreendem quatro pontos de coletas distribuídos na bacia hidrográfica, com o intuito de relacionar a influências do uso e ocupação na qualidade da água pra fins de irrigação.

Demais parâmetros que compreendem o monitoramento da micro bacia do Córredo do Ipê podem ser obtidas através de da página Projetos e Pesquisas em "Monitoramento dos recursos hídricos na micro bacia do Córrego do Ipê".

Diferença clara da coloração da água, indicativo de presença de sólidos e ferro total

Na oportunidade, agradecer o mestrando Diêgo Gonçalves Feitosa pela ajuda na coleta de campo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características