Palestra: Monitoramento Climático na Região Noroeste Paulista aos alunos do NEP Objetivo

Neste último dia 27 de setembro o Núcleo Educacional Pitágoras de Ilha Solteira, conhecido como NEP Objetivo, esteve presente no Núcleo de Apoio a Computação Irrigada - NACI na Área de Hidráulica e Irrigação UNESP Ilha Solteira para que os alunos possam conhecer na prática como funciona o monitoramento climático da região noroeste paulista em tempo real.

A visita faz parte do complemento do assunto de meteorologia básica que os alunos tem visto em sala de aula. De acordo com a estudante de biologia Érica Cristina os alunos irão realizar um trabalho de verificação da confiabilidade das previsões do tempo, onde os dados disponibilizados pela Área de Hidráulica e Irrigação (AHI) servirão de base para relacionar qual a fonte seria mais próxima da realidade, uma vez que os dados da AHI demonstram o que realmente aconteceu.

Acompanhado pelos mestrandos Gilmar Oliveira Santos e Diego Gonçalves Feitosa, os alunos tiveram uma palestra inicial tratando-se da finalidade de se monitorar o clima, quais os sensores utilizados e posteriormente como processar estes dados.

Ao término, os palestrantes demonstraram na prática como se dá a coleta de dados, apresentando os sensores de temperatura e umidade do ar, velocidade e direção do vento, painel de captação de energia solar e medidor de nível de tanque classe A.

Os dados climáticos da região noroeste paulista apresentas aos alunos podem ser acessados partir do clima.feis.unesp.br. Desde já, nos colocamos à disposição da sociedade.

Gilmar Oliveira Santos no momento da Palestra

Confira mais fotos de como foi o evento.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características