CONIRD chegando: será em Petrolina

O próximo evento que contará com a participação da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira será em Petrolina - PE que  vai sediar o XXI Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem, tradicional evento da área. Iremos participar com diferentes trabalhos técnicos científicos e até um software para estimativa de evapotranspiração de referência será lançado no CONIRD 2011, que tem a nossa ABID como promotora deste tradicional Congresso.

Saiba mais sobre o XXI CONIRD que acontecerá entre 20 e 25 de novembro de 2011:

Após reunião com representantes da Codevasf, Univale, Nelbe Assessoria e Embrapa Semiárido, o presidente da ABID confirmou as atividades do XXI Conird, anunciando uma vasta programação que inclui 12 oficinas, três seminários, quatro conferências e dois Dias de Campo. “Motivados com o slogan, As oportunidades de Empreendedorismo na Agricultura Irrigada, vamos reunir as maiores autoridades de todo país neste segmento para debater temas como: o mercado interno e externo - cenários e tendências, eficiência no uso da água para irrigação; novas alternativas de exploração agrícola/pecuária; gestão e sustentabilidade econômica, social e ambiental da agricultura irrigada”, adiantou Helvecio Mattana.

O evento também pretende atrair a atenção de produtores, pesquisadores, fabricantes de equipamentos e insumos, estudantes e organismos públicos e privados associados às relações solo-água-planta, com o foco direcionado para a segurança hídrica, alimentar e ambiental. “Vamos aproveitar este novo momento vivido pela agricultura irrigada brasileira, com a recém-criação da Secretaria Nacional de Irrigação – Senir, uma grande evolução promovida pelo governo Dilma Rousseff”, opinou. O presidente da ABID afirmou ainda que o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho confirmou sua presença em Petrolina no próximo dia 20 de novembro, realizando inclusive a conferência de abertura oficial do evento.

O XXI Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem é uma promoção da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem em parceira com o Ministério da Integração Nacional e o Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA).

. NORDESTE RURAL: O XXI Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem será em Petrolina. O Congresso será realizado no Sest/Senat do município de Petrolina, que fica a 722 quilômetros do Recife, entre os dias 20 e 25 de novembro próximo. O presidente da ABID – Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem, Helvecio Mattana Saturnino já esteve na cidade para encaminhar os últimos preparativos do XXI Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem.  

Na programação do evento serão incluídas 12 oficinas, três seminários, quatro conferências e dois Dias de Campo. “Motivados com o slogan, As oportunidades de Empreendedorismo na Agricultura Irrigada, vamos reunir as maiores autoridades de todo país neste segmento para debater temas como: o mercado interno e externo - cenários e tendências, eficiência no uso da água para irrigação; novas alternativas de exploração agrícola/pecuária; gestão e sustentabilidade econômica, social e ambiental da agricultura irrigada”, adiantou Helvecio Mattana.

O objetivo do evento é atrair a atenção de produtores, pesquisadores, fabricantes de equipamentos e insumos, estudantes e organismos públicos e privados associados às relações solo-água-planta, com o foco direcionado para a segurança hídrica, alimentar e ambiental. “Vamos aproveitar este novo momento vivido pela agricultura irrigada brasileira, com a recém-criação da Secretaria Nacional de Irrigação – Senir, uma grande evolução promovida pelo governo Dilma Rousseff”, opinou.  O presidente da ABID afirmou ainda que o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho confirmou sua presença em Petrolina no próximo dia 20 de novembro, realizando inclusive a conferência de abertura oficial do evento.


O estudo foi feito para identificar novas áreas próprias para a prática de agricultura irrigada. Os resultados mostram que o clima quente e seco, aparentemente impróprio para atividades agrícolas em regime de sequeiro, são perfeitas para a produção de agricultura irrigada, onde a água do rio é desviada para uma área mais alta e, a partir daí, a irrigação é feita por gravidade. “Pretendemos assentar pequenas, médias e grandes propriedades de frutas e grãos”, informa Ramos, apontando que serão abrigadas 1,2 mil famílias nesse perímetro. “Esse projeto pode gerar 50 mil empregos diretos”, acrescenta.

A proposta ainda não possui aprovação. Caso obtenha o aval do Governo Federal, “será o maior projeto do Brasil”, garantiu Ramos. “O ingresso do Projeto Petrolândia/Tacaratu na economia pernambucana permitirá que o Produto Interno Bruto (PIB) da agricultura irrigada, concentrada em poucos municípios do Vale do São Francisco, se aproxime a 90% do PIB agrícola do Estado”, estima. O secretário executivo de Agricultura Familiar de Pernambuco, Aldo Santos, diz que o projeto é grandioso, mas que ainda está em fase de teste e análise. “Existe, sim, a possibilidade, mas ainda não há garantia. É preciso muito estudo para não haver problema de drenagem”, ressalta. Santos informa, ainda, que os resultados advindos da aprovação do projeto ainda não foram discutidos com a população e os agricultores envolvidos. “Ainda não podemos garantir nada a eles”, justifica.

O projeto foi apresentado para o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, que, até o fechamento dessa edição não nos deu retorno sobre viabilidade e possível aprovação do projeto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características