Gestão dos Recursos Hídricos na Agricultura é tema de Palestra na FEA

Nesta última terça-feira, 26 de outubro de 2011, o Engenheiro Ambiental e Mestrando em Sistemas de Produção pela Área de Hidráulica e Irrigação UNESP Ilha Solteira Gilmar Oliveira Santos, realizou a palestra "Gestão dos Recursos Hídricos na Agricultura" na Fundação Educacional de Andradina - FEA ao alunos do curso de Tecnologia em Agronegócios e Tecnologia em Produção Sucroalcooleira.

A palestra foi realizada no anfiteatro da FEA e teve início as 19:30 hs até as 21:00 hs.


A palestra teve como objetivo passar as futuros gestores de empresas a importância da gestão dos recursos hídricos, levando em consideração todos os fatores envolventes, desde de a área urbana e o bom manejo das áreas agrícolas.

Foram apresentados dados disponibilizados do Canasat que apresenta o monitoramento da expansão das áreas agrícolas na região, os principais impactos que são gerados devido a ausencia de manejo e conservação do solo e a influência das áreas urbanas. Em seguida, discutimos a influências destes impactos ambientais na degradação do solo e consequentemente na qualidade hídrica.



No contexto da gestão, os alunos tiverão uma orientação das principais medidas mitigadoras, pois, a área de atuação é ampla e um futuro gestor deve ser investigativo e "curioso".

O manejo e conservação dos recursos hídricos é sem dúvida uma das maiores preocupações ambientais, pois, sabemos que muitas culturas é possível realizar o cultivo com a ausência de solo (hidroponia), porém, impossível com a ausência de água.


Agradecemos Coordenadora e Prof. Silvia Maria Marinho Storti e que nós da Área de Hidráulica e Irrigação UNESP Ilha Solteira ficamos felizes pelo convite e poder participar da Semana Acadêmica da FEA e desde já nos colocamos a disposição a futuras participações em eventos desta importância e estamos a disposição a visitas em nossas dependências.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características