BOLETIM DO CLIMA: 17 DE NOVEMBRO DE 2011

Bom Dia!

Neste momento (7:05 hs) entre as Estações Meteorológicas operadas pela Área de Hidráulica e Irrigação UNESP Ilha Solteira, a estação de Paranapuã é a que apresenta maior temperatura registrando 20,9°C. A estação de Santa Adélia apresenta a maior velocidade do vento com 11,9 Km/h vindo da direção Sudeste. 

Ontem, na cidade de Ilha Solteira a temperatura média do dia foi de 23,8°C, sendo a mínima de 18,6°C (5:44 hs) e máxima de 29,6°C (15:06 hs).

A umidade relativa média do ar foi de 75,8%, sendo a mínima de 47,2% (17:28 hs).

A evapotranspiração de referência ontem nas estações de Santa Adélia Pioneiros e Bonança foram as maiores na região com 5,3 mm, o menor valor de evapotranspiração foi registrado em Santa Adélia 3,8 mm.

Avaliando-se os dados de evapotranspiração e precipitação acumulados neste mês para a cidade de Ilha Solteira, temos um valor total de 122,9 mm de chuva e 85,1 mm evapotranspirados. Estes valores representam respectivamente a 83 e 56% da média histórica dos últimos 10 anos.

Durante este período apenas nos anos de 2001, 2004, 2007 e 2009 apresentaram valores de precipitação maiores que de evapotranspiração, ou seja, os demais anos apresentaram déficit hídrico para o mês de novembro.


Este resultado demonstra o comportamento instável da ocorrência de chuvas na região para este período, reforçando ainda mais a importância do uso da irrigação na região.

O déficit hídrico nesta época se torna ainda mais prejudicial a agricultura pois os produtores que não possuem sistemas de irrigação ficam dependentes das primeiras chuvas para realizarem o plantio da safra, e muitas vezes acabam se deparando com pequenos períodos de veranicos após o plantio, levando a perda dos mesmos.

Esta semana parte da equipe da Área de Hidráulica e Irrigação estarão indo para Petrolina PE para participar do XXI CONIRD (Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem), confiram os trabalhos que serão apresentados pela nossa equipe através da página de CONIRD 2011.

A partir de hoje a região contará com uma estação agrometeorológica automática. Será instalada em  Itapura, bem no encontro dos rios Paraná e Tietê, em meio à 16 pivôs centrais e fará parte da Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista, em projeto financiado pela FAPESP.

Não deixem também de acompanhar o clima de Ilha Solteira e região através do nosso Portal do Clima.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características