Boletim do Tempo: 11 de Novembro de 2011
Bom dia!
Neste momento (7:55 hs) entre as Estações Meteorológicas operadas pela Área de Hidráulica e Irrigação UNESP Ilha Solteira, a estação de Ilha Solteira é a que apresenta maior temperatura sendo de 26,8°C e consequentemente apesentando a menor umidade relativa do ar com 68%. Desde as últimas 2 horas a Estação Santa Adélia registra a maior velocidade do vento, sendo neste momento 9,0 Km/h na direção leste.
Ontem, a temperatura média do dia na Estação Ilha Solteira foi de 27,9°C, sendo a mínima de 23,2°C (05:29 hs) e máxima de 33,5°C (16:12 hs). Na região noroeste, a temperatura máxima atingiu 35,4°C na Estação Santa Adélia Pioneiros e a menor tempertura máxima foi registrada na Estação Ilha Solteira.
A umidade relativa média do ar na Estaçãoi Ilha Solteira foi de 64,8%, sendo a mínima de 40,6% (13:57 hs), sendo esta, a maior registrada na região noroeste. Na EStação Santa Adélia Pioneiros a umidade relativa média do ar chegu a 33,1% (15:49 hs).
A evapotranspiração de referência ontem na Estação Ilha Solteira foi de 6,3 mm/dia. Devido as condições climáticas ocorridas na Estação SAnta Adélia, esta regitsrou a maior evapotranspiração de referência, sendo de 6,0 mm/dia e o menor registro ocorreu na Estação Paranapuã com 5,3 mm/dia.
Obs.: Não adotamso o horário de verão nos dados apresentados das Estações Agrometeorológicas.
Devido as altas temperaturas e queda na umidade relativa do ar, acarretam no aumento da taxa de evapotranspiração (perda de água pela evaporação do solo e transpiração das plantas) o que deve ser reposto através de chuva e/ou sistemas de irrigação.
Como a região noroeste paulista é caracterizada como tipicamente agrícola onde a irrigação é vista como uma necessidade, devido a região passar por até oito meses de deficiência hídrica, faz com o manejo da irrigação seja uma ferramenta de extrema necessidade a fins de obter alta produtividade explorando menos os recursos hídricos.
Neste contexto, o produtor tem que ter em mente que não basta apenas a disponibilidade hídrica, mas também a qualidade do recurso, principalmente na água destina ao consumo de alimentos in natura.
Dentre as medidas conservacionista, se destaca o manejo e conservação do solo, pois esta possibilita reter o escoamento superficial e consequentemente o aporte de sedimentos, evitando o processo erosivo e o carreamento de caragas orgânicas e inorgânicas aos corpso hídricos.
Gilmar Oliveira Santos em aula prática no Córrego do Ipê aos aulos do curso de Meio Ambiente ETEC Ilha Solteira
Confira alguns textos técnicos relacionados a disponibilidade e qualidade dos recursos hídricos e ferramentas para o manejo da irrigação, como exemplo o município de Marinópolis.
Comentários
Postar um comentário