Participação da Área de Hidráulica e Irrigação UNESP Ilha Solteira no XXI CONIRD em Petrolina PE


Os parabéns a comissão do XXI CONIRD vão desde a escolha do local do evento ao mais alto nível das palestras

Apresentações, debates, relatos de novas experiências e muito calor, assim que se caracterizou o XXI CONIRD. O evento favorece a troca de experiências e a possibilidade de divulgarmos os nossos trabalhos realizados no decorrer do ano. Assim, diante de potencial hídrico brasileiro e as perspectiva de expansão da agricultura irrigada, as pesquisas realizadas pela Área de Hidráulica e Irrigação UNESP Ilha Solteira são voltadas para o monitoramento qualitativo, quantitativo, conhecimento das influências do uso do solo, monitoramento climático e ferramentas que auxilie no manejo da irrigação, sendo estes os nossos principais trabalhos apresentados. Confira todos os trabalhos apresentados a partir da AHI.

Dentre os nove trabalhos apresentados pela Área de Hidráulica e Irrigação UNESP Ilha Solteira se obteve como destaque o lançamento do software "Sistema para Manejo da Agricultura Irrigada SMAI" que possibilita o usuário final determinar a evapotranspiração de referência e da cultura, de forma a auxiliar no manejo da irrigação.

O evento foi distribuído em Oficinas, Workshops, Seminários, Dia de campo e apresentação de trabalhos. Na oportunidade estiveram presente representantes de diversos áreas que contempla de forma direta e indireta a agricultura irrigada.

Durante todo o evento a disponibilidade dos recursos hídricos foi muito questionada, porém, o aspecto qualitativo deve-se ganhar uma nova dimensão devido a sua importância, principalmente na produção agrícola de consumo in natura. A degradação dos corpos hídricos é outro fator que pode ser trabalho no evento, pois, este parâmetro cria-se uma limitação na produtividade agrícola, podendo gerar desequilíbrio do ambiente de forma a afetar o crescimento sócio, econômico e ambiental.

Mais sobre o que se falou na Imprensa sobre o XXI CONIRD em: (1) e (2).
Alguns momentos dos integrantes da Área de Hidráulica e Irrigação UNESP Ilha Solteira podem ser conferidos a seguir.

Vista aérea Petrolina (PE) e Juazerio (BA)

Gilmar Oliveira, Marcus Damião e Jean Carlos as margens do Rio São Francisco

Abertura do XXI CONIRD 

A amizade consolidada no evento é um fator primordial 

Marcus Damião, Fernando Tangerino, Gilmar Oliveira e Heriberto Teixeira 
  
Marcus, Jean, Jaqueline (Revista ITEM) e Gilmar

Apresentação do trabalho de Jean Carlos 

Equipe Área de Hidráulica e Irrigação UNESP Ilha Solteira 

 Palestra Professor Fernando Tangerino no segundo dia de oficina

Primeiro Dia de campo: relatos de pessoas que utilizam a agricultura orgânica

Primeiro Dia de Campo: Apresentação de trabalhos desenvolvido pela Embrapa Semi-árido

Fechamento oficial do XXI CONIRD realizado no segundo dia de campo

Coordenado pelo Ministério da Integração Nacional, o Programa “Mais Irrigação” deve gerar 500 mil empregos diretos e indiretos no semiárido brasileiro. O investimento vai girar em torno de 10 bilhões de reais, com parcerias público-privadas e recursos do PAC. A estratégia será atuar em quatro eixos:
Eixo 1 - Transferir à iniciativa privada a operação e manutenção dos perímetros já em operação para efetivar sua emancipação.
Eixo 2 - Conceder à iniciativa privada a conclusão, ocupação, operação e manutenção de perímetros cuja infraestrutura já se encontra parcialmente implantada.
Eixo 3 - Conceder à iniciativa privada a implantação, ocupação, operação e manutenção de novos perímetros.
Eixo 4 - Recuperação e modernização de perímetros antigos.


Comentários

  1. Obrigados Marcus,
    Realmente, para mim foi impressionante conhecer a região e ver de perto as características climáticas e pedológicas e que desta área sai um dos melhores vinhos do país, além de outros produtos alimentícios graças a agricultura irrigada.
    Será um satisfação voltar a região para compartilhar e adquirir mais conhecimento da área e desde já fica o convite aos nossos parceiros e amigos para nos conhecê-los.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características