SMAI - Software para Manejo da Agricultura Irrigada


Boa Tarde

Já está disponível gratuitamente para download o  Sistema para Manejo da Agricultura Irrigada (SMAI), trata-se de um software que automatiza totalmente o cálculo da evapotranspiração de referência diária pelo método Penman-Monteith.

Splash, tela de entrada do SMAI

No SMAI é possível obter a evapotranspiração de referência (ETo) e a  evapotranspiração da cultura (ETc) individual, ou seja, apenas um dia ou em lote onde o usuário pode importar um arquivo ou informar manualmente os dados climáticos.

O SMAI será apresentado na próxima semana, dia 20 a 25 de novembro em Petrolina-PE no XXI Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem, o trabalho pode ser acessado na integra em nosso portal de conteúdo.

O software foi desenvolvido pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, e é mais uma ferramenta para o manejo da agricultura irrigada, extremanete útil para usuários de locais que disponham de informações climáticas, mas não da evapotranspiração de referência e da cultura, e que poderá ser obtida de forma simplificada possibilitando o uso adequado da água para irrigação.


Comentários

  1. Parabéns Jean e Gilmar! Mais um produto da AHI. Vamos à Petrolina mostrar como se pode calcular facilmente a evapotranspiração de referência e das culturas. Abração!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, ao Jean e Gilmar pelo excelente trabalho desenvolvido, funcionaram como uma dupla de equipe. Uma grande inovação para o Laboratório e para a agricultura irrigada.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características