BOLETIM DO CLIMA: 20 DE DEZEMBRO DE 2011
Mapa da Direção do Vento (intervalo de 5 minutos) da Rede de Estações Agrometeorológicas Automáticas do Noroeste Paulista, monitoradas pela Área de Hidráulica e Irrigação (AHI) da UNESP Ilha Solteira.
Bom Dia !!!
Neste momento (08:40 h.), em Ilha Solteira, a Estação Agrometeorológica Automática operada pela Área de Hidráulica e Irrigação (AHI) da UNESP Ilha Solteira, registra temperatura média do ar de 27,1°C e umidade relativa do ar média de 73,8%.
Ontem em Ilha Solteira-SP, a temperatura média do ar foi de 28,5°C, sendo a mínima de 22,3°C (as 05:07 h.) e máxima de 35,5°C (as 16:14 h.). A umidade relativa média do ar foi de 63,3%, sendo a mínima de 32,5% (as 16:00 h.).
A evapotranspiração de referência (ETo PN-M) em Ilha Solteira-SP ontem foi de 6,1 mm/dia.
Até agora, durante todo ano de 2011, as seguintes Estações Agrometeorológicas Automáticas registraram os seguintes índices de chuvas: Ilha Solteira-SP 1.413,6 mm, Paranapuã-SP 1.882,5 mm e Marinópolis-SP. 1.317,1 mm. Veja abaixo.
Você também pode acompanhar o que aconteceu e acontece com o tempo na região através do Portal CLIMA da UNESP Ilha Solteira a partir de http://clima.feis.unesp.br/, inclusive fazer o acompanhamento em tempo real da Rede de Estações Agrometeorológicas Automáticas.
Nosso orientador, Prof. Dr. FERNANDO BRAZ TANGERINO HERNANDEZ, esta na capital brasileira da fruticultura: PETROLINA-PE, dando continuidade as atividades do Projeto “MODELAGEM DA PRODUTIVIDADE DA ÁGUA EM BACIAS HIDROGRÁFICAS COM MUDANÇAS DE USO DA TERRA”, financiado pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e FACEPE (Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco).
Quem faz parte desse encontro e dessas atividades é o Pesquisador III da EMBRAPA SEMIÁRIDO (Petrolina-PE), Dr. Antônio Heriberto de Castro Alves. O mesmo possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1988), Mestrado em Meteorologia pela Universidade Federal da Paraíba (1993) e Doutorado em Ciências Ambientais pela Wageningen University (2008). Tem experiência nas áreas de Agronomia e Meteorologia, com ênfase em Agrometeorologia, atuando principalmente nos seguintes temas: balanço de radiação e energia, evapotranspiração e produtividade de água. Ele foi orientado no Doutorado pelo Dr. Wim G. M. Bastiaanssen (PhD), Director of Water Resources Modelling and Remote Sensing Specialist, For Spatial Systems and Strategies (Water Watch).
Comentários
Postar um comentário