Irrigando soja em dezembro

Mesmo em dezembro, mês tradicionalmente chuvoso no noroeste paulista, em Pereira Barreto a soja precisa ser irrigada para suprir as necessidades de evapotranspiração da cultura. 

Ontem estivemos o dia inteiro no campo com temperaturas elevadas e a falta de chuva faz com que os equipamentos de irrigação sejam acionados.


Esta Fazenda faz o manejo da irrigação baseado na evapotranspiração de referência fornecida pela Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista



Ontem a evapotranspiração em ILHA SOLTEIRA foi de 5,8 mm/dia, em Pereira Barreto tivemos 5,8 mm/dia na SANTA ADÉLIA e 5,5 mm/dia na BONANÇA, MARINÓPOLIS fechou o dia com 5,3 mm/dia, SANTA ADÉLIA PIONEIROS (Sud Menucci) com 2,9 mm/dia e chuva 9,7mm/dia e já nas barrancas do Rio Grande, POPULINA teve 4,4 mm/dia e PARANAPUÃ registrou 5,2 mm/dia.



Com temperaturas batendo na casa de 36,0ºC em Ilha Solteira, 35,9ºC em Marinópolis e 35,5ºC em Pereira Barreto, a noite veio a chuva, que continuou na madrugada. Veja no gráfico como se distribuiu a chuva ontem.


Veja detalhes nos canais de comunicação da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira no  Portal CLIMA, no Portal de Conteúdo e neste BLOG.

Comentários

  1. Soybean should be watered until adequate dampness is accessible to permit full bean improvement and case fill. This stage is when leaves are yellowing and all cases loaded up with lower cases simply beginning to turn earthy colored.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características