Resumindo a semana

Começamos com as palavras de Marcel Proust, para quem "A verdadeira viagem da descoberta consiste não em buscar novas paisagens, mas em ter olhos novos."

Em 18 de março de 1314 morre Jacques De Molay, último Grão-Mestre dos Cavaleiros Templários que preferiu morrer do que trair seus Irmãos e em 18 de março de 1919 é fundada a Ordem DeMolay, atualmente com cerca de 4 milhões de membros espalhados pelo mundo, e hoje se comemora os 93 anos de existencia Ordem DeMolay e luto eterno ao nosso herói mártir Jacques De Molay. A Lei Federal Nº 12.208, de 19 de janeiro de 2010 oficializa o "Dia do Demolay" no Brasil como sendo 18 de março. Portanto a todos os Demolays e também aos Tios que se dedicam à nobre missão de educá-los e manter as Sete Virtudes Cardeais em prática, um imenso PARABÉNS! Sinto orgulho de vocês! E para comemorar  a data, daqui a pouco começa em todo o Estado de São Paulo, a campanha de arrecadação de alimentos proposta pelo Grande Capítulo DeMolay São Paulo. Os alimentos serão destinados à entidades assistenciais. É tão fácil participar, vamos colaborar?

Na semana passada na Graduação visitamos a FEPE-Cerrado para conhecer o sistema de irrigação tipo pivô central e as instalações hidráulicas e componentes do equipamento e cuidados necessários para o seu projeto e funcionamento. Sistema de captação de água e instalações de bombeamento também foram amplamente discutidos e o registro da aula já está disponível no canal Galeria e também em "Aulas Práticas".

Na postagem anterior divulgamos a oportunidade para alunos de Graduação da UNESP Ilha Solteira fazerem parte da Área de Hidráulica e Irrigação através do projeto de Extensão, onde receberemos Bolsistas que devem se envolver com a interação entre a pesquisa, o ensino e a extensão, através dos canais de mídia operados por nós. Esperamos ter a oportunidade de agregar alunos motivados a aprender e inovar.

Recebemos e agradecemos ao amigo Júlio de Angelis que nos envia a excelente e completa publicação "O retrato da citricultura brasileira" (Coordenação de Marcos Fava Neves - Markestrat) onde no capítulo sobre mudanças climáticas a região de São José do Rio Preto é citada como a que registrou entre 1995 e 2009 uma elevação de temperatura da ordem de 2ºC em relação ao período de 1960 a 1990, tendo como resultado o agravamento das condições climáticas, com chuvas mais escassas nesta região e com isso a irrigação dos pomares passa ser uma realidade nos dias de hoje, ao contrário de duas e três décadas atrás. O estudo também cita o IPCC que aponta um agravamento dos fenômenos extremos e a ampliação dos períodos de seca. No noroeste paulista a recomendação é a do uso de porta-enxertos diferentes do limão-cravo e o uso da irrigação (p.54 e 55).
De fato, em Ilha Solteira em 2010 ficamos 141 dias sem chuva (o maior período desde 1991) e Marinópolis forma 177 sem chuva neste ano (o maior período desde 1998).

O setor sucroalcooleiro brasileiro em geral sempre apresentou resistência ao uso da irrigação e mantem um percentual de terras irrigadas com água (não considerando vinhaça) muito baixo perto da potencialidade da cultura da cana. No Brasil em 2010, apenas 2% dos 9,5 milhões de hectares foram irrigados com água, não obstante o setor ter dificuldades para o crescimento necessário da produção de cana, muito prejudicado pelo clima reinante. Assim, esta semana as notícias ligadas à este setor falavam da influência do clima e a previsão da safra 2012/2013. "Clima pode atrasar em até 1 mês início da safra de cana: além do atraso da colheita, o setor está preocupado com a repetição, nesta safra, do cenário de 2011, quando um menor volume de cana fez com que tanto a produção de açúcar como de etanol fosse afetada", foi uma das notícias publicadas. A safra 2011/2012 produziu 495 milhões de toneladas de cana. O Datagro diz que a  safra de cana 2012/2013 será igual ou pior do que a atual, diante deste cenário demanda de açúcar e etanol continuará pressionada, o que fará com que os preços sigam sustentados no próximo ano. A Agência Estado também destaca o atraso no início da safra e a Copersucar reduz previsão da safra de cana e a revisão ocorreu pela estiagem em fevereiro e março em regiões produtoras como São Paulo. Com a oferta de açúcar praticamente estagnada no Brasil, o preço da commodity deve ter um novo ciclo de alta no médio prazo. A Copersucar, maior comercializadora brasileira de açúcar e etanol, revisou a previsão de safra de cana-de-açúcar 2012/13 do Centro-Sul do Brasil para entre 500 milhões e 520 milhões de toneladas, ante uma estimativa inicial de 540 milhões de toneladas. A revisão, que fará com que a safra fique levemente acima das 495 milhões de toneladas processadas na safra 2011/12, ocorreu pela estiagem em fevereiro e março em regiões produtoras, como São Paulo.

Por aqui no noroeste paulista, o início da moagem previsto para 15 de abril terá atraso, pois a cana ainda não está em condições de ser colhida. As chuvas de fevereiro foram aquém do previsto e um veranico prolongado trouxe consequências. A chuva voltou na sexta-feira e Sud Menucci registrou em apenas uma hora 70,6mm (total de 87,1mm), ou seja, chuva em grande intensidade com potencial erosivo. Na Bonança (Pereira Barreto) no mesmo horário (entre 19 e 20 horas) foram 51 mm, mas antecedidos de outros 30 mm (total de 90,7mm). E na Santa Adélia, também em Pereira Barreto, foram apenas 20,3 mm, ou seja, distribuição irregular de chuvas, como tem acontecido com elevada frequência.

Ilha Solteira é a estação com um histórico maior (registros desde 1967) e são esperados até o fim de março 553 mm (em fevereiro 173 e em março 147 mm) e até o momento choveu 356 mm, ou seja, apenas 64% do esperado. Fevereiro fechou com apenas 101 milímetros.

E ainda, enquanto São José do Rio Preto enfrentou na noite deste sábado mais um dia de chuva e dificuldades no trânsito, em Populina foram 16,5mm, em Ilha Solteira registramos 1,3 mm e em Paranapuã, Pereira Barreto, Sud Mennucci, Marinópolis registramos apenas 0,3 mm, evidenciando mais uma vez a dispersão das chuvas na região e a necessidade de se contar com sistemas de irrigação para manter a produtividade em alta.


E com um cenário em que há uma grande dificuldade em se ampliar a produção para atender a demanda baseada em aumento de produtividade, devido às secas e veranicos, o uso da irrigação é cada vez mais necessário, porém a maioria dos empresários e técnicos do setor ainda se mostram céticos quanto ao uso de sistemas de irrigação alimentados por água pura e assim surge a excelente ideia do projeto "Cana Pede Água", que visa implementação de irrigação com água em produção de cana-de açúcar. Trata-se de uma ação de marketing pré-concorrencial baseada em estudos técnicos que comprovam a viabilidade técnica-econômica do uso de sistemas de irrigação e vários artigos técnicos e mapas já foram publicados e podem ser acessados, além de outras ações que visam conscientizar o setor. A iniciativa é das empresas IrrigaBrasil, NaanDanJain, Raesa, Tigre e Valley, tendo a frente a RPA Consultoria.

Na visita à NaanDanJain também conhecemos e trouxemos para uso nas aulas práticas o NDJ DripKit, sistema de irrigação por gotejamento utilizado por gravidade para pequenas áreas. Na foto abaixo os Diretores da NDJ Egídio Osti Neto e Alfredo Teixeira entregam as caixas com o kit de irrigação doados à UNESP.

E o Inovagri International Meeting está chegando. Será entre os dias 28 e 31 de maio de 2012 em Fortaleza, onde 35 Pesquisadores estrangeiros e 15 brasileiros mostrarão o que há de mais atual em agricultura irrigada e uso da água.

No sul, a estiagem fez muitos estragos e o Banrisul disponibiliza aos produtores rurais, já a partir desta quinta-feira, 15, as linhas de crédito vinculadas ao Programa Estadual de Expansão da Agropecuária Irrigada em todas as suas 405 agências no Estado. O programa oferece financiamentos com incentivos econômicos para estimular o investimento de produtores rurais em sistemas de irrigação que minimizem o impacto das estiagens e aumentem a produtividade na atividade agrícola. 

A equação do clima: Quantificar o real efeito do desmatamento e das atividades agrícolas na temperatura média do planeta é o principal resultado de um trabalho realizado por pesquisadores do Brasil e dos Estados Unidos e publicado na edição de março da revista Nature Climate Change com o titulo de "Climate-regulation services of natural and agricultural ecoregions of the Americas". O conhecimento mais acurado do impacto dos ecossistemas terrestres sobre o clima se tornou possível agora porque os pesquisadores incluíram nos cálculos dois fenômenos que costumavam ser deixados de lado: a evapotranspiração (perda de água por evaporação e transpiração das plantas) e a absorção de energia solar pela vegetação. "É importante ressaltar que, de modo geral, as matas nativas têm um papel de resfriamento próximo ao solo maior do que as culturas agrícolas e bioenergéticas", explica o pesquisador Marcos Heil Costa, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), outro autor do artigo. "A exceção mais notória são as coníferas canadenses, pois devido à grande quantidade de neve nessa região a presença das árvores tende a aquecer a região, ao invés de resfriar."

Economia e agronegócios
Tatiana Freitas na Folha de São Paulo (15/03/2012, p.B.5) informa que  o agronegócio cresce o dobro da economia e que com preços altos e volumes recordes de produção, PIB do setor aumenta 5,7% em 2011 e atinge R$ 942 bilhões e a participação do setor na economia sobe para 22,7%. Mas com preços menores, 2012 deve ter crescimento menor. O agronegócio cresceu, em 2011, o dobro da economia brasileira, que avançou 2,7%, segundo o IBGE. Preços altos e volumes recordes de produção levaram o PIB do setor a R$ 942 bilhões, alta de 5,7%. Com isso, a participação do agronegócio na economia aumentou de 21,78%, em 2010, para 22,74% no ano passado. Os dados são de estudo do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), ligado à USP, com apoio da CNA (Confederação Nacional da Agricultura).
O ano foi de continuidade na melhora da renda do setor, mas os efeitos da crise, a partir do segundo semestre, reduziram o ritmo de expansão - em 2010, o PIB do agronegócio subiu 7%. Em 2012, dificilmente o bom resultado será repetido. "Os preços (das commodities) com certeza não vão ajudar tanto [como em 2011] e terão efeito negativo no PIB", afirma Geraldo Barros, coordenador científico do Cepea. Com os efeitos da estiagem do início deste ano nas lavouras ainda desconhecidos, há dúvidas sobre a contribuição dos volumes produzidos no resultado geral. "Vai depender muito do impacto do clima na quantidade produzida, mas devemos ter um pequeno aumento ou leve queda", acrescenta Barros.
AVANÇO NO CAMPO: No ano passado, o melhor desempenho ocorreu da "porteira para dentro". O mercado de insumos para a agropecuária, como fertilizantes e rações, cresceu 11,4% no ano passado, enquanto a produção no campo, considerando lavoura e pecuária, aumentou 10,8%. Só nas lavouras, o avanço foi de 12,1%, com destaque para o algodão, cujo faturamento mais do que duplicou. O PIB da pecuária subiu 8,8%. Mas, nesse caso, a alta de 8% nos preços médios foi a única responsável pelo avanço, pois o volume de produção permaneceu estável. No caso da pecuária de corte, que passou por mais um ano de oferta restrita de animais para o abate, a alta de preços não compensou a queda nos volumes, e o setor encerrou o ano com um leve recuo de 0,45% no PIB. Já a produção de frango (30%), leite (10%) e ovos (17%) cresceu. Entre todas as atividades do agronegócio, a indústria teve o desempenho mais modesto, encerrando o ano com variação de 0,66% no PIB. Das 13 indústrias analisadas, apenas 3 cresceram: café (13%), óleos vegetais (12%) e alimentos (10%). O dado geral reflete setores em crise, como calçados, cujo PIB caiu 11,7%, e têxtil (-9,9%). A quebra da safra de cana, ocasionada por problemas climáticos e falta de investimento nos canaviais, provocou retração de 10,7% na produção de açúcar. 



Enquanto isso, a USP se consagra entre as 70 universidades com maior reputação no mundo e é a única da América Latina a aparecer no ranking da THE (Times Higher Education). E a FSP dá o destaque em seu Editorial de 16/03/2012 (p.A.2) " A reputação da USP" que começa assim: "A classificação da USP entre as 70 universidades com melhor reputação no mundo evoca a metáfora um tanto gasta do copo cheio (ou vazio) pela metade. É uma boa notícia, por certo, ainda que não mereça ser brindada com entusiasmo. A USP é a única instituição da América Latina entre as cem da lista das mais reputadas compilada pelo grupo THE (Times Higher Education). No ano passado, nem aparecia na relação. Fica longe de fazer feio, de toda maneira, uma universidade que se encontra no mesmo patamar de centros como a Universidade Humboldt (Berlim) e o King's College (Londres)..." O sítio oficial pode ser acessado AQUI!

Cultura e entretenimento
E eu que avalio meus alunos com provas onde se pode realizar consultas, gostei do artigo "Como desisti da Escola Politécnica", publicado na FSP (16/03/2012, p.A.3) e assinado por Jotagá Crema - um dos Diretores da série "Três por Cento" - que mostra a sua insatisfação com o que se ensinava, a difícil decisão de mudar o rumo inicialmente traçado e finalmente o encontro da satisfação em outra atividade. Jotagá escreve "Na Poli, as várias técnicas de cola eram uma instituição, trapacear era natural, os alunos acabavam a prova e as fórmulas, de origem misteriosa, já eram esquecidas..." e termina seu artigo assim: " Abandonar a Poli foi difícil... Saí com a consciência tranquila e passei em último lugar no curso de audiovisual da USP. Estou formado há um ano e creio que, apesar do difícil mercado de trabalho, estou na área certa. Sinto maior liberdade para pensar e me expressar. Uma escolha errada não precisa acabar com uma vida inteira. Preparo-me para fazer mestrado. Quero ser professor. E tenho certeza de uma coisa: se um dia tiver de aplicar provas, elas terão consulta."  

Uma bíblia de 1500 anos foi descoberta na Turquia, após a prisão de uma quadrilha que comercializava antiguidades de forma ilegal. O livro, feito em couro tratado e escrito em um dialeto do aramaico, língua falada por Jesus, tem as páginas negras, por causa da ação do tempo. Veja a matéria completa com video!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características