Resumo da semana que passou e da semana que entra...

Fim de semana de temperaturas elevadas no noroeste paulista. Hoje, na sombra, chegou a 35,7ºC, às 14:37h. No Portal CLIMA da UNESP Ilha Solteira ficamos sabendo de todas as variáveis climáticas do noroeste paulista. Mas o mês de fevereiro também foi muito quente e a média das temperaturas máximas na região noroeste no período de 1 a 29/02/2012 ficou assim: ILHA SOLTEIRA (34,0ºC e máxima da região toda com 38,3ºC no dia 8), SANTA ADÉLIA - Pereira Barreto (33,0ºC), MARINÓPOLIS (34,0ºC), BONANÇA - Pereira Barreto (33,9 ºC), SANTA ADÉLIA PIONEIROS - Sud Mennucci (34,5ºC) e PARANAPUÃ (34,3 ºC).

Já a evapotranspiração média em fevereiro foi assim: ILHA SOLTEIRA (5,3mm/dia), SANTA ADÉLIA (5,1 mm/dia), MARINÓPOLIS (4,9 mm/dia), BONANÇA (4,8 mm/dia), POPULINA (5,2 mm/dia), SANTA ADÉLIA PIONEIROS (4,6 mm/dia) e PARANAPUÃ (5,2 mm/dia). 

Ontem, todas as estações tiveram uma evapotranspiração de referência maior que 5 mm/dia com maior valor registrado na estação Santa Adélia com 5,5 mm/dia.

Com elevadas temperaturas e altas taxas de evapotranspiração e ainda a incerteza das chuvas no momento e quantidade certa, somente os sistemas de irrigação para garantir a produtividade alta e aí temos ótimas  notícias para e da região. Na sexta-feira passada (24 de fevereiro de 2012) entrou em funcionamento o primeiro equipamento de irrigação tipo deslocamento linear do Bolsão sul matogrossense. O noroeste paulista ainda não tem nenhum equipamento deste tipo instalado. Fácil de vê-lo, foi instalado em Paranaíba - MS, na margem esquerda da rodovia que segue para Cassilândia, bem no trevo. O equipamento de elevada tecnologia será utilizado para irrigar um viveiro de mudas de seringueira e foi fabricado pela Lindsay America do Sul (Sistema lateral Zimmatic), foi projetado e instalado pela Irrigaterra, de Pereira Barreto/Votuporanga. A foto abaixo foi cedida pelo Engenheiro Agrônomo Mauro Suzuki. O Bolsão não está acostumado à irrigar e a vinda de um equipamento de última geração deve ser um fator de motivação!

Este sistema de irrigação tipo deslocamento linear usa emissores de baixa pressão (spray fixo D-3000 e regulador de pressão  ST, ambos da Nelson), é alimentado por mangueira, tem altura dos emissores à 4,6 metros do solo e pode se deslocar à velocidade de até 247 metros por hora.

Nesta quinta-feira (1 de março de 2012) Renato Alberto Momesso Franco realizou um velho e adiado sonho: tornar-se Doutor! A Banca Examinadora da Tese de Doutorado teve Fernando Braz Tangerino Hernandez (Orientador), Sergio Luis de Carvalho, Maurício Augusto Leite, Carlos Alberto Vettorazzi e Jener Fernando Leite de Moraes, aos quais, juntamente com Tsanao Matsumoto, Silvio Frosini de Barros Ferraz, agradecemos imensamente pela colaboração.

Claro que tem festa depois! Foi difícil para o Renato juntar todas as faces da pesquisa em um único documento e ainda sofrer com as considerações da Banca, mas, uma vez aprovado, tem que ter comemoração e os amigos músicos Biel e Chiquitelli não desafinaram. Confira a Banca e a comemoração!


Abaixo, Renato, feliz e aliviado!

Amigos, incluindo o sogro (Rover) comemoram juntos mais esta conquista! Os competentes músicos Biel e Chiquitelli, que tocam muuuuuiiiiito!!!!


Abaixo, a Banca com a atual Equipe da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira!


Orientado e Orientador, felizes com mais esta etapa vencida: mais um Doutor na praça!


Ao Orientado e Orientador, juntam-se para comemorar, o pai - Tião Franco - e o Pesquisador Jener Fernando Leite de Moraes, do IAC.


E o Professor e amigo Sérgio Carvalho também deu uma canja.


E é aqui onde tudo acontece: no NACI - Núcleo de Apoio Computacional à Irrigação no Laboratório de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira.



No sábado, apesar da temperatura que bateu nos 35,9ºC e os ar condicionados garantiram o conforto para uma excelente cerimônia da Ordem DeMolay e damos os parabéns e as boas vindas ao Renato Reis, que chegou de Rondonópolis e já se integrou com os Irmãos e até fez Cargo e ajudou a fazer uma sessão perfeita! Esta moçada do Capítulo Grandes Lagos 660 vem mandando muito bem e estão merecidamente de parabéns!

Entramos na segunda semana de aula na Graduação e começaremos na quarta-feira mais um curso na Po´s-Graduação em Agronomia. Nossa apresentação/roteiro inicial já está disponível no canal atividades Acadêmicas do Portal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira.


E o nosso vice-reitor no exercício da Reitoria, Julio Cezar Durigan, foi nomeado vice-presidente da Associação Universitária Ibero-Americana de Pós-Graduação (AUIP). O anúncio ocorreu durante a Assembléia Geral da instituição, realizada dias 1 e 2 de março na Universidade de Granada, na Espanha. A entidade concedeu dois prêmios à pós-graduação da Unesp.

No canal do YouTube da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, temos filmes ilustrando sistemas de irrigação, evapotranspiração, clima e muito mais. Confira! Tem também nossos Orientados na entrevista da TV Tem / Programa Nosso Campo!

Notícias da agricultura irrigada
- Já está disponível em livro uma nova versão do Sistema Brasileiro de Classificação de Terras para Irrigação (SiBCTI). Direcionado para gestores da área agrícola, professores e estudantes, o sistema foi lançado pela Embrapa Solo - unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária localizada no Rio - e visa ajudar o governo a adotar políticas de irrigação, especialmente no Nordeste. O programa de computador que faz a classificação dos solos e dos melhores tipos de irrigação deverá ser lançado no início de março.
- No Blog do Sidnei a avaliação é a de que o Programa de Irrigação do Rio Grande do Sul é um bom programa, mas não é somente o programa que vai resolver o problema das estiagens que afetam seguidamente o estado, várias ações seriam necessárias para minimizar os impactos das estiagens que geram tantos prejuízos.
- Do Ceará, o Diário do Nordeste destaca que a irrigação diversifica pauta do agronegócio e a fruticultura e a criação de caprinos e ovinos têm sido fortalecidas por programas de linha de crédito e irrigação.
- Limoeiro do Norte é destaque porque a pecuária irrigada fortalece produção de leite no Ceará, o sistema está presente em mais de cinco mil hectares no Estado, o açude Castanhão fornece os recursos necessários para a implantação da pecuária irrigada, que tem se mostrado uma opção viável para os produtores, recebendo cada vez mais investimentos no interior do Estado. Já o Perímetro Irrigado do Jaguaribe-Apodi é uma dos locais onde problemas como a ausência de tanques e estradas são enfrentados pelos produtores. A irrigação dos pastos otimiza a utilização dos recursos hídricos e reduz a dependência das chuvas.
- O Geógrafo Tássio Barreto Cunha escreve em artigo sobre a "Percepção Geográfica: Clima e agricultura na região de Irecê", onde baixos índices pluviométricos geram consequências socioeconômicas. Começa assim o seu artigo: "Nos últimos meses, os baixos índices pluviométricos registrados na microrregião de Irecê, na Bahia, vem trazendo consequências socioeconômicas diversas. Se tratando de uma região predominantemente agrícola, onde a prática da agricultura de sequeiro possui suma importância na economia local, essa “ação” climática, não muito comum ao longo dos tempos, trouxe prejuízos incalculáveis aos mais de 350 mil habitantes desse território com o atraso anormal do período chuvoso."...
- Do Tocantins vem a notícia de que a agricultura irrigada deve crescer 20% em 2012. Confira a matéria!
- E a falta de água já faz novos empresários e uma empresa do litoral de SP transforma água do mar em água para beber, limpa, sem sal, sem cheiro e sem cor e uma garrafinha custa, em média, R$ 4,00.

Uso eficiente e consciente da água - campanhas
Nosso Orientado Marcus Damião em sua postagem logo abaixo, dá destaque para a nossa campanha atual "ÁGUA: vai esperar acabar para economizar?". Interessante lembrar que criamos a nossa primeira campanha em 1999 com a frase "ÁGUA: sabendo usar não vai faltar - Fonte de vida" e esta mensagem  estava gravada nas camisetas que distribuímos no Curso de Capacitação em Agricultura Irrigada (Ilha Solteira, 25 a 29/01/1999) e no Programa de Capacitação em Agricultura Irrigada Fase I e 2 realizado em 2001 e 2002. A frase também estava estampada na mesa diretora dos trabalhos do Programa de Capcitação em Agricultura Irrigada em 24 de setembro de 2001. Veja o álbum fotográfico do evento!

Folha de São Paulo
- O Editorial de 3 de março de 2012 (p.A2) tem o título de "Corte na inovação" em critica o corte de vernas para C&T e destaca que o governo brasileiro afirma dar alta prioridade ao reforço da competitividade do setor produtivo. Entre os esforços nessa direção, as autoridades enfatizam o estímulo às áreas irmãs da ciência e tecnologia e da pesquisa e desenvolvimento. Essas atividades são a base para a inovação: a criação de novos produtos e processos e sua difusão pela economia -que se torna mais eficiente e, portanto, mais competitiva.
No entanto, no recente anúncio de cortes no Orçamento da União, o MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação) foi um dos mais sacrificados. O corte de verbas chegou a 22%, o que reduziu em R$ 1,5 bilhão os recursos à disposição da pasta para despesas não obrigatórias.
Contradições entre o discurso e a prática do governo estão longe de constituir novidade. Basta lembrar que em 2011, ao anunciar cortes no Orçamento, o governo prometeu poupar os investimentos - e, ao final do ano, constatou-se que eles minguaram para 1% do PIB (contra 1,2 % em 2010).
Análise das redes sociais é feita (03/03/2012, p.B.3) onde destaca que as empresas precisam deixar intranet convidativa e que com boa gestão de garimpo, dá para detectar boas ideias das equipes e que as redes sociais corporativas são realidade para grande número de empresas no Brasil. Mas elas não sabem - ao menos, não oficialmente. "Entre no Facebook agora e procure um grupo de funcionários da sua empresa. Ou da concorrência. É grande a probabilidade de encontrar um, ou mais de um. Experiências, ideias e soluções vêm sendo compartilhadas em grupos na internet desde o surgimento dos fóruns e ganharam um novo fluxo com o Orkut. Com o Facebook, as intranets tradicionais perderam de vez como plataformas de diálogo."  A matéria destaca que é bom fazer: não basta entrar, tem que participar e compartilhar problemas e soluções comuns.
- O Prof. Geraldo Barros da ESALQ (03/03/2012, p.B.11) escreve artigo onde faz uma análise do agronegócio. Para ele sem investimento, competitividade do agronegócio pode cair e afirma que o investimento estrangeiro direto pode ser a alavanca que recolocará o agronegócio na rota desejada de longo prazo .
- E hoje (4/03/2012, p.F2) sobre empregos, descobre-se que a vida pessoal ganha mais peso em processo de seleção, que passam por alterações para atender a demandas de empregadores por mais dados - até pessoais- sobre candidatos. Há visitas à casa de profissionais, contato a ex-colegas não indicados e apresentações de estudos de casos. Ideia é buscar informações sobre número de filhos, local em que o profissional mora e quem sustenta a família .
- E eu que gosto de usar a técnica de "brainstorming" em minhas aulas e palestras fui surpreendido pela ótima análise de Hélio Schwartsman sobre a comparação entre as "tempestades de idéias" e o poder dos introvertidos. Ótimo para reflexão! (04/3/2012, Ilustríssima, p.4-5).

E Eike Batista em seu "O X da questão" (p.28) define que "um bom vendedor é alguém que acredita nas pessoas, que se sente curioso em relação à elas e que desenvolve a capacidade de ouvir." Esta aí, diferente a definição e que segundo ele funcionou quando ele vendia seguros.

Na VOCÊ S/A de fevereiro, os sete pecados capitais do dinheiro e é uma ótima leitura para quem está começando a carreira. Segundo a matéria, "todo mundo comete algum pecado quando se trata de administrar a própria grana."
E você sabe quais são os sete pecados capitais e como surgiram? Gula, avareza, luxúria, ira, inveja, preguiça e vaidade tem origem antiga, surgiram no Século VI, quando o Papa Gregório Magno (540-604 d.C.) deu origem à esta lista usando como referência as cartas do Apóstolo Paulo, escritas durante suas visitas religiosas às comunidades coríntia e romana. No século XIII, a Igreja Católica reconheceu oficialmente esses pecados como infrações do caráter do homem. E a relação delas no mundo das finanças? Você S/A explica direitinho.

José Carlos de Oliveira, nome artístico de Tangerynus, é um poeta e acordeonista de Porto Ferreira, conheça aqui suas músicas e poemas e apreciem sem moderação. E ótima semana!

Comentários

  1. E para os fanáticos por tecnologia, segue o link da matéria da VOCÊ S/A com os Sete Pecados Capitais do Dinheiro! http://edufinanceira.org.br/wp-content/uploads/2012/02/vocesa164.pdf

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário e complemento. Fique a vontade para fazê-los sempre.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características