Clima foi tema de matéria especial no Jornal Nacional e também trabalhamos nisso

Foi facilmente perceptível para todos que este mês de março foi bem mais seco do que o normal, esse período que foi eternizado por Tom Jobim como as águas que fecham o verão, dessa vez deixou a desejar no volume de chuva. Enquanto a média histórica dos últimos 20 anos apresenta uma média de 172 mm para o município de Ilha Solteira no mês de março, neste ano a precipitação total neste período não passou de 14 mm, cerca de 8% da média esperada. Diego Feitosa preparou ótimos gráficos comparativos.

Na região noroeste paulista o volume de chuvas tem sido muito disperso entre os diferentes municipios. Na noite quinta-feira por exemplo, enquanto Araçatuba registrou no inicio da noite uma chuva de grande intensidade, outras regiões não tiveram chuva, somente em Pereira Barreto (Estação Bonança) registrou às duas horas da madrugada apenas 8,1 milímetros, pouco para quem tem apenas em abril uma evapotranspiração de referência acumulada de 21,3 milímetros.
De primeiro de março até 07 de abril de 2012 o total de chuva acumulado no noroeste paulista é de:
ITAPURA = 29,5 mm                                                               POPULINA  =   147,1 mm
STA. ADÉLIA PIONEIROS - Sud Mennucci = 111,5 mm       PARANAPUÃ   =  104,1 mm
ILHA SOLTEIRA  =   14,0 mm                                                MARINÓPOLIS =   55,6 mm
SANTA ADÉLIA - Pereira Barreto =  39,9 mm
BONANÇA - Per. Barreto = 123,4 mm

Esta noite não foi diferente e Jean Quaresma já antecipou alguns dados e gráficos. Na madrugada deste sábado para domingo acumulamos aos totais acima um pouco mais de chuva. Em Ilha Solteira, depois de 41 dias sem um dia de chuva maior que 10 milímetros, ela veio às horas e somou 18,5mm, na Estação Santa Adélia foi registrado apenas 2,5 mm, também em Pereira Barreto (Estação Bonança) foram 4,6mm e distante apenas 9,6 km em Sud Mennucci foram 40,6mm. Em Marinópolis nada choveu, o mesmo acontecendo em Paranapuã e em Populina registrada um total de chuva de 17,8 mm, que começou às  02:30 horas e retornou depois pela manhã às 09:50 horas. 

O destaque fica para a intensidade da chuva: em Ilha Solteira em apenas 5 minutos, à 01:25 hora a intensidade da chuva chegou a 58 mm/hora, enquanto que às 04:45 horas em Sud Mennucci chegou a 77 mm/hora. Intensidades elevadas trazem problemas de erosão e acumulo de água muito rápido de água em instalações pluviais e também o sistema de calhas de várias casas não suporta tanta água em tão pouco tempo.

Esta dispersão entre a quantidade de chuva registrada na região é grande e impõe prejuízos e dificuldades econômicas de diferentes ordens, que vai desde a perda da produtividade das culturas até restrição à realização de diferentes práticas agrícolas, tais como preparo do solo, plantio e pulverizações. Mas esta restrição hídrica é conhecida dos que trabalham na agricultura, uma vez que os  estudos sobre balanço hídrico na região comprovam que em 8 meses do ano há déficit hídrico no solo e o quem tem mudado ao longo do tempo é a intensidade deste déficit. O uso de sistemas de irrigação seria a única maneira para garantir produtividades elevadas das culturas em patamares elevados.

Os últimos estudos da UNESP Ilha Solteira sobre balanço hidrico foram "PLANEJAMENTO DO PLANTIO DA CANA-DE-AÇÚCAR NO NOROESTE PAULISTA BASEADO NO BALANÇO HÍDRICO", apresentado no CONIRD 2011 em Petrolina e "BALANÇO HÍDRICO COMO FERRAMENTA AO PLANEJAMENTO AGROPECUÁRIO PARA A REGIÃO DE MARINÓPOLIS, NOROESTE DO ESTADO DE SÃO PAULO", publicado na Revista Brasileira de Agricultura Irrigada.  Outros artigos estão disponíveis no canal "Textos Técnicos" do Portal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira.

Domingo de Páscoa teve também muito vento na região, Populina registra máxima de 31,2 km/hora agora a pouco (15:53 h) com ventos vindos de oeste. Bonança tem 30,4 km/hora (15:49h) de noroeste. Em Marinópolis foram 32,3 km/hora às 13:58 horas (nordeste). Em Sud Mennucci registramos 31,8 km/hora às 12:48 horas (nordeste). E em Ilha Solteira ventou mais forte ainda pela manhã às 11:40 horas com 37,4 km/hora vindos de nordeste, seguindo para Pereira Barreto (Santa Adélia) com 41,8 km/h às 11:59 horas, também   com ventos vindo de nordeste. Todos os eventos foram registrados pela Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista, operada pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira e todos os dados estão disponíveis aos interessados gratuitamente a partir do Portal CLIMA da UNESP Ilha Solteira em http://clima.feis.unesp.br, que oferece informações históricas, bem como o acompanhamento em tempo real das condições climáticas e ainda mapas e gráficos de acompanhamento.

Rafael Pinho Biazotto (Civil), Bruno Felipe Reis da Silva (Mecânica) e Yane de Freitas (Agronomia) foram incorporados esta semana à Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira. Rafael e Bruno chegam para nos ajudar a transformar dados em informações e dinamizar ainda mais os canais de mídia baseados na Internet e operados pela nossa Equipe e já são Bolsistas PROEX no projeto "Planejamento e Gerenciamento Hidroagrícola e Ambiental - Projeto de Extensão Universitária" que entra no seu oitavo ano de realização. Em breve os Internautas perceberão a presença deles através das postagens e outros conteúdos em nosso Portal e também no nosso canal no YouTube. Yane chega para a Iniciação Científica e deverá trabalhar com evapotranspiração mesclando informações das estações agrometeorológicas com sensoriamento remoto, ou seja, imagens de satélite. Sejam bem vindos!

E esta semana já tem treinamento onde Jean Quaresma apresentará alguns softwares e diretrizes que usamos no LHI - NACI como ferramentas de trabalho, tais como PhotoScape, Dreamweaver, jAlbum e mapeamento de rede e instalação de impressoras na rede.

E o Jornal Nacional visita o maior centro meteorológico americano e conclui que quanto mais informações sobre o clima e os fenômenos da natureza, mais precisas serão as previsões do tempo. Veja AQUI a matéria especial apresentada em 02 de abril de 2012. E a UNESP Ilha Solteira administra a Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista em que lançada em 01 de janeiro de 2011, registrou em seu primeiro ano de vida, 22.937 visitas, 7.197 visitantes únicos, 88.400 páginas visualizadas (3,95 páginas por visita) e 07:09 minutos como tempo médio de cada visita. Em março fechamos o mês com 2.450 visitas feitas por 1.273 visitantes únicos que fizeram 15.059 visualizações de página, representando 6,15 páginas por visitada e tempo médio no Portal de 09:57 minutos. 
São oito estações agrometeorológicas automáticas, registrando tudo o que acontece com as variáveis climáticas a cada 10 segundos, como parte do projeto "MODELAGEM DA PRODUTIVIDADE DA ÁGUA EM BACIAS HIDROGRÁFICAS COM MUDANÇAS DE USO DA TERRA". No nosso caso, o interesse maior é sobre a evapotranspiração, que é a perda de água para a atmosfera pela evaporação do solo e transpiração das plantas e que deve ser reposta pela chuva ou por irrigação para a máxima produtividade das culturas.

Outras matérias da série transmitida pelo Jornal Nacional foram: Tecnologia avançada permite novos recursos na previsão do tempo do JNAmazônia é principal responsável por mudanças climáticas no país,

Na região a TV Tem faz matéria sobre seca amendoim e cana também sofre coma falta da chuva e terá perda de produtividade em relação à safra anterior. Também na região central do Estado de São Paulo, a estiagem fora de época prejudica produção de laranja  e produtores de laranja de SP estão preocupados com a seca. Em algumas regiões, não chove há mais de 50 dias. Setenta mil pés de laranja ocupam os 220 hectares da fazenda Arizona, em São Carlos, no centro do estado. As árvores estão perdendo as folhas, os galhos começam a secar. Os frutos não se desenvolveram como deveriam. A explicação do cenário é a falta de chuva. A estiagem inesperada atingiu principalmente as variedades precoces, que deveriam ser colhidas no início de junho. á muito tempo o agricultor não enfrentava os efeitos da seca nesta época do ano. Saiba mais...

Por outro lado a agricultura irrigada gera empregos onde ela é aplicada, como neste exemplo do RS, onde conscientes de que o investimento em irrigação é uma necessidade, produtores gaúchos resolveram botar a mão no bolso. A mudança de comportamento já traz reflexo na produção das poucas fabricantes destes equipamentos no Estado. O número de pedidos cresceu acima da capacidade instalada das indústrias que, agora, correm para ampliar a linha de produção a tempo de faturar com as linhas de incentivo anunciadas pelo governo estadual, principalmente com o programa Mais Água, Mais Renda, lançado há pouco mais de um mês. Leia a matéria completa!

Como já escrito acima a irrigação é a solução para o problema da falta da chuva e ganhos de produtividade. E no YouTube há uma apresentação legal do Pivot Irrigation System for Farming Simulator 2011. Veja abaixo como funciona um pivô central! Há também uma apresentação mais curta, mas também legal! Confira!



Na Graduação e Pós-Graduação conhecemos os métodos e sistemas de irrigação e também como fazer a Outorga do uso da água. A Bibliografia sugerida está em nosso canal "Atividades Acadêmicas" incluindo o link para os sítios sugeridos. Se o desejo é uma consulta ou estudo rápido, não deixe também de verificar os marcadores específicos deste blog e também o canal "Textos Técnicos".

A boa notícia é que Ilha Solteira saltou de 280 para a 42 posição no ranking estadual do selo "Verde Azul" divulgado pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo esta semana. Parabéns Ilha Solteira! Mas há condições de posicionar nosso município entre os 10 melhores em termos de sustentabilidade ambiental.  Santa Fé do Sul lidera o ranking estadual e ganhou destaque em reportagem na TV Tem!

Também os alunos ingressantes de Ciências Biológicas estiveram no LHI esta semana (dia 03 de abril de 2012) para conhecer nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão.


Foram recebidos pelos nossos Orientados Diego Feitosa, Jean Quaresma e Renato Franco que  prepararam e fizeram uma ótima recepção.


A nossa expectativa é a de que a visita possa ter aumentado o interesse dos nossos alunos por temas como água, agroclimatologia e meio ambiente!



E a pupunha volta a ser destaque em pesquisas e a ESALQ-USP realiza estudos com a adubação orgânica. Saiba mais...

Já discuti e expus em diferentes situações ao longo dos anos a minha opinião de que a UNESP deveria aproveitar mais seu potencial intelectual e fomentar o desenvolvimento de empresas de base tecnológicas. Em 27 de março de 1994 publicamos na Folha da Ilha o artigo "UNESP: TECNOLOGIA REGIONALIZADA" e lamentavelmente pouco avançou em Ilha Solteira neste sentido e quase a totalidade do artigo seria válido ainda hoje. Mas na Folha de São Paulo deste 8/04/2012, p.B.6., o artigo "Fábrica de clones alemã abre 30 startups no Brasil" me traz muito alegria e satisfação e a estratégia do grupo alemão Rocket, que está transformando o Brasil na sua principal base de negócios fora da Europa é replicar modelos de negócios de sucesso em novos mercados e fazê-los crescer rapidamente. Vale a pena saber mais, e quem sabe tenhamos mais empreendedores na região. Recomendo um livro muito interessante chamado "Startup: uma aventura no Vale do Silício" de Jerry Kaplan, que conta a sua história. E a entrevista de Jessica Livingston à Folha de São Paulo é um bom começo também para entender o termo "Startup".

A dica musical da semana ficará com Vince Gill, com "What The Cowgirls Do".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características