Livro apresenta sistemas de irrigação de baixo custo


Agência FAPESP – A Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf) acaba de lançar o livro Sistemas de irrigação alternativos de baixo custo, escrito pelo professor Edmar José Scaloppi, do Departamento de Engenharia Rural da Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Botucatu.

A obra apresenta de forma didática e ilustrada os passos para a implantação de três sistemas de irrigação de baixo custo: por sulcos, por aspersão convencional e por gotejamento. Traz também um capítulo introdutório sobre os fundamentos da irrigação e uma avaliação do desempenho de cada sistema apresentado.

Segundo Scaloppi, a tecnologia de irrigação pode trazer muitos benefícios aos agricultores. A principal vantagem consiste em viabilizar a atividade produtiva nas propriedades agrícolas durante o ano todo, sem depender da estação chuvosa para reiniciar o processo produtivo sazonal.

O fornecimento artificial de água às culturas é reconhecido como o insumo mais caro aplicado à produção agrícola. Ao apresentar algumas alternativas bem-sucedidas de irrigação tecnológica de baixo custo, portanto, a publicação atende a anseios econômicos dos produtores e a metas ambientais da sociedade.

O livro custa R$ 20 e pode ser adquirido na sede da Fepaf, localizada na Fazenda Experimental Lageado, em Botucatu. Também é possível fazer pedidos pelo e-mail publicacoes@fepaf.org.br 

Fonte: Agência FAPESP 09/04/2012. 

Além do baixo custo com o sistemas de irrigação o produtor deve se preocupar com a manutenção do equipamento e o manejo, assim, a Área de Hidráulica e Irrigação UNESP Ilha Solteira disponibiliza o Sistema para Manejo da Agricultura Irrigada SMAI que tem como objetivo estimar a evapotranspiração de referência e/ou da cultura (somatória de água evaporada pelo solo e transpirada pela planta) de forma a auxiliar no manejo da agricultura irrigada através do quanto irrigar, além de dados climáticos e textos técnicos que auxilia o produtor e o deixa informado das condições hídricas dos córregos que contempla a nossa região.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características