E começa o Inovagri International Meeting

"Aquilo que você faz no dia a dia tem que ser absolutamente consistente com o que você fala." (Roberto Setúbal, Presidente do Itaú, na Você S/A, maio de 2012)

Consolidação e renovação marcam 50 anos da FAPESP completados em 23 de maio de 2012, aliando a consolidação dos ideais de seus fundadores à frequente renovação de sua atuação. A cerimônia comemorativa será realizada no dia 30 de maio, na Sala São Paulo. Instituída pelo Decreto 40.132, de 23 de maio de 1962, a FAPESP se tornou, em cinco décadas, protagonista do processo que levou a ciência paulista a avançar constantemente, equiparando-se à ciência produzida nos principais centros do mundo. A FAPESP é reconhecida pela eficiência de seu modelo institucional e operacional como uma das principais agências de fomento à pesquisa científica e tecnológica do Brasil, exemplo frequentemente seguido em outros estados. Em 2011, a FAPESP desembolsou R$ 938,73 milhões no apoio à pesquisa científica e tecnológica, com um aumento de 20% em comparação com 2010. O crescimento acumulado nos últimos dez anos superou os 90%. Cresceram 8% o número de contratações de novos projetos de pesquisa e o desembolso para Formação de Recursos Humanos.

Trabalhos práticos
O semestre está acabando e ainda temos dois trabalhos práticos em aberto: hidrometria conjugada com regionalização de vazão e avaliação da irrigação, a serem entregues junto com a realização da última prova. Não deixem para última hora, pois o acúmulo de atividades pode ser prejudicial na qualidade dos trabalhos e no aprendizado.

Irrigação
A Associação dos Técnicos e Produtores de Leite do Estado de São Paulo - Leite São Paulo, junto com a CATI-EDR/Botucatu e com o apoio da UNESP, estarão promovendo, em Botucatu-SP, no dia 14 de junho próximo um "Dia de Campo de Irrigação de Pastagens", destinado a produtores de leite e técnicos.

Áreas irrigadas criam oásis no sertão e garantem lucro durante seca no Nordeste e a falta de chuvas não é motivo de tragédia para todos os sertanejos do Nordeste. Apesar da severa estiagem, muitos agricultores conseguem plantar e colher devido a projetos de irrigação. O UOL visitou três deles, que ficam a mais de 8 km do São Francisco, mas mesmo assim recebem água do rio.

Um oásis em meio à seca, que já levou à perda de quase 50% da safra de grãos do Ceará este ano, a produção de frutas por meio da irrigação segue firme no Estado. Cerca de 40% das frutas brasileiras exportadas passam pelo Ceará, que também é palco a partir de hoje do Inovagri International Meetinn & IV Winotec que se estenderá até o dia  31 de maio e discutirá a agricultura irrigada com pesquisadores do mundo todo. Serão 35 pesquisadores estrangeiros e 15 brasileiros a emprestar suas experiências neste evento coordenação pelo Inovagri e terá novamente a a participação da AHI da UNESP Ilha Solteira que já detalhou a participação em nosso Portal. Além da nossa participação como Debatedor teremos a participação de nossos Orientados de Pós-Graduação! Veja também aqui neste Blog como vamos participar do Inovagri Meeting!

Já na Bahia, audiência debate racionamento de água para irrigação na Bacia do Jacuípe e em 10 dias os agricultores terão que parar todas as atividades de irrigação por determinação do governo. O racionamento de água que atingiu os agricultores familiares que trabalham no entorno da Barragem do Rio Jacuípe foi tem de uma Audiência Pública na Escola Família Agrícola (EFA) no distrito de Jaboticaba em Quixabeira.

O manejo da irrigação também pode ser feito utilizando a ferramenta online “Monitoramento de Irrigação no Cerrado”, da Embrapa Cerrados.

E aconteceu em Petrolina a XXIII FENAGRI - Feira Nacional de Agricultura Irrigada, onde produtos da agricultura irrigada foram expostos e teve grande repercussão na mídia pela tradição e importância (1, 2, 3), movimentando R$ 50 milhões. Veja o video no Globo Rural. Também, o deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), que é relator do Projeto de Lei nº 6.381/2005, que dispõe sobre a Política Nacional de Irrigação, participou da Fenagri e disse que já está pronta para ser votada no plenário e que estão trabalhando para a inclusão na ordem do dia e disse que “Em recente nivelamento que fizemos junto ao Ministério da Integração Nacional e no Ministério de Minas e Energia acordamos o aumento da tarifa econômica, a tarifa verde, de 60 horas, para mais 40 horas semanais, barateando significativamente a irrigação, para estimular principalmente os nossos agricultores familiares irrigantes de todo o Brasil”, ressaltando que o PL atualizará os fundamentos que norteiam a política para o desenvolvimento da agricultura irrigada no Brasil.

Para discutir as questões ligadas à agricultura irrigada há alguns canais de comunicação na Internet. A Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira hospeda o IRRIGA-L - Grupo de Discussão em Agricultura Irrigada, canal que reúne mais de 300 interessados no tema. Mas há também o Fórum Virtual da Agricultura Irrigada com este mesmo objetivo. Participem!

Entrevista sobre divulgação científica: a pesquisadora e professora Lena Vania Ribeiro Pinheiro é a mais nova entrevistada do blog Dissertação Sobre Divulgação Científica. (http://dissertacaosobredc.blogspot.com.br). Um dos grandes nomes da Ciência da Informação (CI) no Brasil, ela é a coordenadora do portal de popularização científica CanalCiência, pesquisadora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do convênio Ibict-Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), entre outras atividades. Doutora em Comunicação e Cultura, mestre em CI e graduada em Biblioteconomia, Lena Vania é uma cientista ligada às artes. Tamanha interdisciplinaridade se expressou na entrevista, durante a qual ela falou tanto sobre divulgação da ciência, quanto a respeito da educação, política e até mesmo de aspectos pessoais. Confira a íntegra da entrevista!


A safra brasileira de cana deverá atingir 528 milhões de toneladas neste ano, segundo o resultado de uma sondagem feita nesta terça-feira pela Thomson Reuters, no painel "Perspectivas do Mercado de Açúcar e Etanol", em evento promovido pela BM & FBovespa. Participaram da sondagem 119 participantes da palestra, entre traders, analistas e outros participantes do mercado. No caso do etanol, os participantes da pesquisa apontaram uma produção de 23,49 bilhões de litros em média neste ano. A expectativa que o setor sucro-alcooleiro passe a usar sistemas de irrigação em maior intensidade como garantia de produtividade.

Concurso Público - Oportunidade
O DEFERS fará concurso público para contratação de Docente em tempo integral (40 horas) nas disciplinas de "SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL" , "RECUPERAÇÃO DE AMBIENTES DEGRADADOS", "PEDOLOGIA" E "GEOLOGIA". As inscrições foram abertas em 24/05/2012 e se encerrarão em 24/06/2012. Maiores informações na Seção Técnica de Desenvolvimento e Administração de Recursos Humanos da UNESP Ilha Solteira (18 3743-1297, stdarh@adm.feis.unesp.br, EDITAL
Nº Edital: 067/2012-STDARH)

IDH
Conheça a lista dos municípios brasileiros com os melhores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) de acordo com os dados divulgados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. O IDH é uma medida comparativa usada para classificar os países pelo seu grau de "desenvolvimento humano" e para separar os países desenvolvidos (elevado desenvolvimento humano), em desenvolvimento (desenvolvimento humano médio) e subdesenvolvidos (desenvolvimento humano baixo).

Negócio - Empreendedorismo - Carreira
André Esteves é um dos empresários atualmente em evidência pelo desempenho de seus negócios. Matemático, fez carreira na área financeira e "Xô, complexo de inferioridade!" é o tema da entrevista concedida à Época, em que o banqueiro narra sua emocionante trajetória rumo ao topo do mundo das finanças e afirma que há no Brasil empreendedores tão bons quanto nos países mais ricos. ConfiraConheça a trajetória de sucesso do banqueiro e suas lições para os empreendedores brasileirosUma celebração do empreendedorismo é o artigo de HELIO GUROVITZ.
A Editora Globo inicia o Movimento Empreenda!, onde apresenta FERRAMENTAS para você baixar e usar no dia a dia. Especialistas apresentam e comentam uma série de ferramentas para você cuidar do seu negócio. Organize suas ideias e aumente a produtividade da sua empresa ou se prepare para ela.

Saneamento e carbono
Boa notícia: cresce nível de conhecimento do brasileiro sobre saneamento básico, segundo pesquisa. O nível de conhecimento dos brasileiros sobre saneamento básico cresceu 16 pontos percentuais em 2012, quando comparado com 2009, segundo pesquisa Trata Brasil - Ibope, divulgada em 22 de maio de 2012, sobre a percepção do serviço entre a população. Para 81% dos entrevistados, saneamento básico está relacionado aos serviços de água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem. Em 2009, esse número era de 65%. De acordo com a pesquisa, caiu também o número de pessoas que disseram desconhecer o termo saneamento básico, passando de 31%, na pesquisa anterior, para 13% em 2012. Apesar do maior conhecimento, o tema ainda aparece em apenas sexto lugar entre as áreas mais problemáticas, ficando atrás de saúde, segurança, drogas, educação e transporte. Quando os entrevistados são questionados sobre quais temas deveriam ser prioridade nos governos municipais, saneamento perde para educação (81% a 3%), saúde (78% a 3%), segurança (67% a 13%) e desemprego (64% a 19%). A proximidade com esgoto a céu aberto, no entanto, é uma realidade para quase metade da população ouvida (47%). Veja mais dados da pesquisa!

Para ser sustentável não basta ter economia de baixo carbono, segundo a Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) que divulgou recentemente o Índice Anefac dos Países do G-20, um estudo comparativo dos países que são considerados as maiores economias do mundo. A Anefac levou em consideração, nessa pesquisa, o ranqueamento do país no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), índice Gini, desigualdade de gênero, pobreza, saúde, educação e sustentabilidade. Neste último indicador, a Anefac adota o critério da ONU para sustentabilidade, que engloba as taxas de emissão de carbono e o percentual de território protegido. Os países pesquisados foram os 19 de compõem o G-20. A União Europeia, por ser uma entidade, foi deixada de fora. Os países analisados, portanto, foram: Itália, França, Reino Unido, Alemanha, Rússia, Austrália, Indonésia, China, Japão, Coréia do Sul, África do Sul, Turquia, Brasil, Argentina, México, Arábia Saudita, Índia, Estados Unidos e Canadá.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características