INOVAGRI International Meeting & WINOTEC 2012


A Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira participará no WINOTEC 2012, que acontecerá de 28 a 31 de maio. Este ano, dada a sua dimensão internacional - com 35 Pesquisadores estrangeiros e 15 brasileiros - ganhou o nome também de Inovagri International Meeting. Em todas as edições anteriores (2007, 2008 e 2010) o Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez atuou como palestrante ou debatedor, mostrando as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas e mais uma vez estudantes de Pós-Graduação apresentarão seus trabalhos técnicos realizados no noroeste Paulista. 

O Professor Fernando Tangerino participará como palestrante da 8ª Mesa Redonda do evento, que discutirá o tema "Mudanças Climáticas e seus Impactos na Agricultura Irrigada e na Desertificação" no dia 30 de maio.

O evento tem como objetivo promover uma atualização das inovações tecnológicas aplicadas à agricultura irrigada apresentando este evento como um instrumento de discussão sobre C, T & I em irrigação e drenagem, o que está de acordo com os programas de formação de Recursos Humanos, de pesquisas Cientificas e Tecnológica e de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Irrigada da SENIR (Secretaria Nacional de Irrigação).

PARTICIPAÇÃO DA ÁREA DE HIDRÁULICA E IRRIGAÇÃO

Alguns dos membros da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira apresentarão trabalhos técnicos voltados à atividade desenvolvida no NACI (Núcleo de Apoio Computacional à Irrigação), abordando temas ligados ao clima no Noroeste Paulista. 

O Analista de Sistemas Jean Carlos Quaresma Mariano apresentará o artigo "REDE AGROMETEREOLÓGICA DO NOROESTE PAULISTA" (1), e mostrará como foi montada a rede de monitoramento climático, equipamentos, softwares e cuidados a serem observados.

O Engenheiro Agrônomo e aluno do curso de Pós-Graduação em Agronomia Diego Gonçalves Feitosa apresentará o artigo "ESTIMATIVA DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO DE REFERÊNCIA MENSAL NO NOROESTE PAULISTA" (1), com o uso combinado da rede agrometeorológica e SGI para o mapeamento das necessidades hídricas da região. O outro artigo a ser apresentado será o "USO E OCUPAÇÃO DO SOLO E QUALIDADE DE ÁGUA PARA FINS DE NA MICROBACIA DO CÓRREGO DO IPÊ, ILHA SOLTEIRA, SP", uma análise ambiental da microbacia de importância sócio-econômica, especialmente por representar um uso conflitivo pela água, através da expansão da área agrícola e da cidade de Ilha Solteira.

E o Engenheiro Agrônomo Marcus Damião de Lacerda também aluno do PPGAgronomia da UNESP Ilha Solteira abordará a "ESTIMATIVA DA RADIAÇÃO SOLAR GLOBAL NO NOROESTE PAULISTA" (1), analisando a radiação globla que chega a região e necessária para vários processos, incluindo o da evpotranspiração e produção de biomassa.

Mais informações sobre evento estão disponíveis no endereço:

Para saber mais sobre as participações anteriores no Winotec acesse: 2007, 2008 e 2010.

Não deixe de comentar!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características