Microbacia do córrego do Coqueiro é tema de palestra em Três Lagoas

A microbacia do córrego do Coqueiro foi tema de palestra na AEMS em Três Lagoas, na Semana Acadêmica de Engenharia Ambiental, Civil e Tecnologia em Gestão Ambiental. Abordou-se a importância das geotecnologias na gestão dos recursos hídricos. Foram apresentadas as ferramentas para a coleta de dados ambientais, como o uso do GPS e imagens dos sensores remotos acoplados em satélites, além do uso de software de código aberto como o QuantumGIS, ILWIS e SPRING para a obtenção e análise dos dados espaciais. 

O córrego do Coqueiro é um afluente de margem direita do rio São José dos Dourados e localizado na região noroeste paulista, entre os municípios de Palmeira d'Oeste, Jales, Urânia, Dirce Reis e São Francisco. Região com economia voltada para a citricultura e viticultura e dependentes dos recursos hídricos

Mapa de localização dos pontos de coleta de água e medição de vazão.

Esta microbacia atendem aos usos múltiplos da água e muitos usuários dependem deste recurso, principalmente os irrigantes que em período de seca utilizam a água para atender as necessidades hídricas das culturas de interesse. Além disso, a água é usada também para o abastecimento público que atendem duas cidades, Marinópolis e Palmeira d'Oeste.

O trabalho de monitoramento foi realizado pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira que tem entre as linhas de pesquisa a de "Planejamento Integrado e Monitoramento Ambiental" e este projeto na microbacia do Córrego do Coqueiro contou com financiamento do CNPq e do FEHIDRO e possibilitou a de defesa da Dissertação de Mestrado de Gustavo Barboza e a de Doutorado de Renato Franco.

Para maiores informações consulte os links abaixo:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características