Recursos e agricultura irrigada na semana

"A gente descobriu a relação matemática entre o sucesso e a sorte: quanto mais você trabalha, mais sorte tem" (André Esteves, 43 anos, Matemático, fez de seu BTG Pactual o maior banco de investimento da América Latina e se tornou um dos homens mais ricos do Brasil)

Este é o NACI - Núcleo de Apoio Computacional à Irrigação em visão panorâmica

"É preciso ser forte", diz agricultor sobre pior seca em 47 anos na Bahia, onde mais da metade dos municípios baianos decretou estado de emergência. Em Feira de Santana, não chove desde novembro e Estados da Paraíba e Pernambuco também enfrentam seca e levam os nordestinos a acreditar que Euclides da Cunha tinha razão quando escreveu que "o sertanejo é, antes de tudo, um forte". "Só com muita força mesmo para aguentar essa seca", disse também José Ferreira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares de Feira de Santana sobre a estiagem que atinge o semiárido.

Alimentada pela escassez, "indústria da seca" fatura com a estiagem no Nordeste, é tema da matéria no UOL, em que destaca também que a seca no Nordeste é sempre sinal de sofrimento para o sertanejo. Mas a falta de chuva também movimenta o meio político e o comércio das cidades atingidas pela estiagem. A chamada “indústria da seca” fatura alto com a falta de alimentos para os animais e de água para os moradores. Na matéria há fotos e mapa das regiões que mais sofrem com a seca.

Esta semana arrumaremos as malas para participar do Inovagri Meeting - em Fortaleza, de 28 a 31 de maio - que discutirá a agricultura irrigada com pesquisadores do mundo todo. Serão 35 estrangeiros a emprestar suas experiências... e a imprensa já começa a repercutir, este que será o maior evento da agricultura irrigada do nosso país. A Coordenação é do Inovagri e a participação da AHI da UNESP Ilha Solteira já está detalhada em nosso Portal!

Winotec 2010:  em pé estão Albert Clemmens (USDA-Arizona), Valnir Júnior (IFCE), Christopher Neale (Utah State University), Fernando Tangerino (UNESP) e Silvio Lima (Inovagri) e agachado Richard Allen (UIdaho). Bons momentos desde o I Winotec em Sobral.

CONIRD em Cascavel
Depois do Inovagri Meeting as atenções se voltam para o XXII CONIRD - Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem que acontecerá em Cascavel - Paraná entre os dias 04 e 09 de novembro de 2012 e  já se encontram abertas as inscrições de trabalhos técnicos e as normas técnicas para envio e submissão já estão publicadas no site da Abid em http://www.abid.org.br/texto.asp e o confira também o calendário para recepção e aceitação dos trabalhos em http://www.abid.org.br/data_importante.asp. A ABID tem também um BLOG que trata dos congressos anuais promovidos. Visite-o! Quanto à data para envio do artigos, face ao Inovagri Meeting, sugerimos desde já que o deadline seja prorrogado até 30 de junho de 2012.

Artigos técnicos
Water Resources and Irrigation Management é mais uma opção de periódico quadrimestral editado pelo Núcleo de Engenharia de Água e Solo do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, cujo principal objetivo é publicar artigos e comunicações científicas que contenham resultados inéditos de pesquisa contribuindo para o desenvolvimento científico em Recursos Hídricos e Engenharia de Água e Solo e áreas afins, em âmbito nacional e internacional. A Equipe Editorial tem como Editor-Chefe Tales Miler Soares e Editores Adjuntos Aureo Silva de Oliveira, Eugênio Ferreira Coelho e Hans Raj Gheyi.

Produção agrícola e noroeste paulista
O noroeste paulista é tradicionalmente conhecido pela predominância das pastagens, que foi grandemente ocupada pela cana e um novo movimento já se nota. Alguns tradicionais citricultores para laranja de mesa, tais como os Okuma, Costa Mello e João Schow já irrigam seus pomares pelos diferentes sistemas de irrigação (microaspersão, gotejamento, canhões e pivô central). Agora, é  vez da laranjais para atendimento da indústria e aqui na região a Citrovita e a LDC já somam mais de 1,5 milhão de pés de laranja e estudam as melhores opções de sistemas de irrigação para as suas condições. Esta semana Henrique Berto apresentou um ótimo seminário na nossa disciplina sobre o tema, abordando inclusive os aspectos fisiológicos da cultura e está de parabéns! É bom ficar ligado no tema e alguns bons trabalhos sobre a fisiologia e o consumo de água pelos citros tem sido realizados na ESALQ-USP, como os de Vellane et al (2012), Vellane (2010) e  Felisbino (2012).

O Valor Bruto da Produção (VBP), que é a soma do valor das principais lavouras do país, está estimado em R$ 211,24 bilhões em 2012, segundo cálculo da Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgados em 15 de maio. Os dados são obtidos com base nos resultados verificados no mês de abril. Chama atenção do governo que esse valor está abaixo do obtido no ano passado, R$ 216,26, mesmo assim, é o segundo maior valor desde que foi iniciada a série histórica do VBP, em 1997. Os ajustes nas quantidades e nos preços mês a mês vão definindo a estimativa de valor para o ano em curso, uma vez que o valor bruto da produção é obtido através das informações de safras e dos preços, explicou o coordenador de Planejamento Estratégico do Mapa, José Garcia Gasques. Os maiores destaques quanto ao aumento do VBP foram verificados no algodão, cuja elevação foi de 30,4%, cana-de-açúcar, 9,5 %, feijão, 4%, e milho, 16,4 %. “Esses resultados vem ocorrendo principalmente pelo aumento dos preços desses produtos”, justificou Gasques. Os produtos com pior desempenho neste ano, no entanto, foram a batata-inglesa, com redução no valor de 40,5 %; o fumo, 52,2 %; a cebola, que teve uma redução de 9,3 %; o cacau, 10,9 %; a laranja, 14,3 %; a soja, 12,9 % e o tomate, 4,7%, entre outros. As reduções no VBP desses produtos se devem especialmente por conta dos menores preços registrados no período. Na soja em especial, a redução de 12,9% no valor em 2012, é atribuída aos problemas da seca no Sul, principalmente, no Rio Grande do Sul e Paraná, onde as quedas de produção foram acentuadas.

Cana-de-açucar, irrigação e silagem são alternativas para não diminuir a produção de leite na seca neste mês de maio marcado pelos produtores rurais como o mês que dá início ao período mais temido entre eles, o da seca. Até inicio de setembro, quando as primeiras chuvas no Estado acontecem, muitos devem se programar para não sair no prejuízo, já que o pasto perde seus nutrientes ficando amarelado e deixando o gado com peso inferior, desvalorizando seu valor para o abate.

Extensão Universitária
A Faculdade de Agricultura e Ciência da Vida da Universidade do Arizona através do serviço de extensão, desenvolve um trabalho legal que ensina a crianças sobre a água - fonte de vida.

A Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira desenvolve o projeto PROEX de Extensão Universitária "Planejamento e Gerenciamento Hidroagrícola e Ambiental", cujo objetivo é disponibilizar informações agrometeorológicas que permitam ao interessado planejar e gerenciar o meio ambiente e os recursos hídricos (manejo da irrigação, ou seja, o quando e o quanto irrigar). Em um objetivo mais amplo, transformar todos os DADOS obtidos em pesquisa em INFORMAÇÃO, disponibilizando-as e divulgando-as, usando diferentes linguagens na Internet para cumprir este propósito através do PORTAL de ConteúdoPortal CLIMA, deste BLOG, do canal no YouTube e do IRRIGA-L Grupo de Discussão em Agricultura Irrigada.

Outro serviço a destacar e é complementar ao Portal Clima da UNESP Ilha Solteira é o da previsão do tempo, que pode ser acompanhada em tempo real e diário o clima em território paulista, acessando opções diferenciadas de prevenção, beneficiando as empresas que precisam tomar decisões operacionais mais urgentes. O Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet) da UNESP dá acesso às previsões do momento, praticamente em tempo real e ainda fornece a imagem dos radares meteorológicos. Já o CPTEC/INPE faz às previsões do dia e para os seis dias seguintes.

O Laboratório de Ensaios de Materiais de Irrigação (LEMI), da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), foi reconhecido pelo Instituto Nacional de Metrologia - Inmetro, em 30 de março de 2012, como labortatório acreditado para a realização de ensaios com material de irrigação. A conquista foi declarada formalmente no certificado de acreditação nº CRL 0549, emitido pelo Conselho Geral de Acreditação (CGCRE), cuja validade estende-se até 30 de março de 2016. O reconhecimento perante o INMETRO evidencia a competência do LEMI e certifica a qualidade dos serviços prestados pelo laboratório. A acreditação do laboratório é baseada na norma ABNT NBR ISSO/IEC 17025. Seu escopo de acreditação aprovado descreve a realização de atividades envolvendo gotejadores, microaspersores e aspersores. Parabéns ESALQ, em especial o Departamento de Engenharia de Biosistemas pela conquista.

O Acervo Digital da UNESP é outro projeto de extensão apoiado pela PROEX.

Negócios - Empreendedorismo
O Triângulo Mineiro formado pelos limites dos municípios de Uberlândia, Uberada e Araraguari é uma região onde a economia vai muito bem, com grandes empresas gerando oportunidades. A localização foi fundamental para o surgimento de grandes atacadistas e agora os negócios se multiplicaram para outras áreas. Lincoln Fernandes, empresário e presidente do Conselho de Política Econômica Industrial da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, assim define a região: "A localização foi fundamental e fez com que a região não sofresse muito e não perdesse sua classe média nos anos 1980, na chamada década perdida." A FSP de hoje, traz uma ótima matéria sobre a região, com o titulo "Investimento invade o Triângulo Mineiro e Uberaba e Uberlândia atraem recursos dos setores público e privado que geram mais empregos e renda na região. Nos últimos dez anos, cidades receberam pelo menos R$ 9 bilhões, valor que fez o PIB local crescer mais de 220%." Em outro artigo afirmam que a construção de Brasília ajudou no avanço de Uberaba e Uberlândia.

Marcelo Neri escreve também na FSP de hoje sobre o "Mapa da inclusão digital" em que afirma que os principais motivos da exclusão são desinteresse (33%) e incapacidade de usar a internet (31%). Começa assim o artigo: "O último dos objetivos de desenvolvimento do milênio (MDGs) da ONU fixados para 2015 discute parceria entre governos, setor privado e sociedade civil. A evidência é que quando há alinhamento de interesses entre diferentes atores, a sinergia obtida faz com que o todo seja maior do que as partes. A internet é a maior guardiã da promessa de alinhar a aldeia global, de colocar todos na mesma página..."

Hoover Dam
Moramos em Ilha Solteira onde se construiu na época a maior Usina Hidrelétrica brasileira - hoje a terceira - e grandes feitos na área de construção civil são contabilizados e nos orgulhamos disso e podemos conhecê-los e mostrá-los todas as vezes que levamos amigos para conhecer a obra. Conheça também a história de uma das mais importantes e bonitas obras de recursos hídricos do mundo, que fica no rio Colorado, bem na divisa entre os Estados de Nevada e Arizona: Hoover Dam (1, 2, fotos)



Entretenimento
O Google explica como funciona um email postando um video no YouTube chamado "A história do envio" que explica como uma mensagem viaja do seu computador para o destinatário. A história animada conta toda a trajetória dos dados da mensagem desde que você aperta o botão "Enviar" do Gmail até ele chegar ao destinatário, passando pelo datacenter da empresa e pelos servidores do serviço de email. A dica foi dada pelo Alex Palombo que já foi um dos nosso Orientados na AHI.
Para quem gosta de aviação, dicas: Radar FSResgate aéreo, Infraero, escuta aérea e informações de aeroportos (Escuta Aérea, Desastres Aéreos, Tráfego Aéreo, RádiosITOI, Escuta Aérea Real, ATCBSB) e REDEMET. FlightAware também é um site muito interessante onde você acompanha os vôos do mundo todo em tempo real!

Escute rádios do mundo inteiro em RADIOS!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características