SMAI é tema de palestra em Três Lagoas - MS


Ontem, segunda feira, o Engenheiro Ambiental Gilmar Oliveira Santos proferiu a palestra " Sistema para manejo da Agricultura Irrigada, na Faculdade Integrada de Três Lagoas - AEMS na Semana Acadêmica de Engenharia Ambiental, Civil e Tecnologia em Gestão Ambiental. Falou da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira e a importância da Rede Agrometeorológica no Noroeste Paulista para a agricultura irrigada. O principal destaque foi a utilização do software SMAI na obtenção da evapotranspiração e ressaltou a importância do uso eficiente da água pela agricultura.  "O uso do software SMAI é uma realidade e uma ferramenta a mais para o manejo da agricultura irrigada, basta adquirir e começar a usar", comenta Gilmar.

Comentários

  1. Parabéns Gilmar! O menino, da cidade pacata de Gurinhatã derramou muito conhecimento na palestra...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Gilmar!
    Complemnentando, pelo Portal CLIMA da UNESP Ilha Solteira se obtem a evapotranspiração, que é a perda de água para a atmosfera pela evaporação do solo e transpiração das plantas e que deve ser reposta pelas chuvas ou pela irrigação.
    Já outras regiões onde há dados climáticos disponíveis, pode-se com o software SMAI estimar a evapotranspiração, assim, o software tem ampla utilização em qualquer região.
    O software SMAI é gratuito e pode ser baixado em http://clima.feis.unesp.br/smai
    Mais informações sobre estes trabalhos em: http://clima.feis.unesp.br/faqs.php

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características