Vórtice Ciclônico em 500 hPa favorece instabilidade em áreas do Sul e Sudeste do Brasil


A presença de um Vórtice Ciclônico (VC) em 500 hPa sobre SC, de núcleo com temperatura de -12°C, favorece a formação de nebulosidade sobre o oceano e na faixa leste do RS ao RJ. O ar relativamente frio associado a este sistema também aumenta a instabilidade e provoca a formação de nuvens nas demais áreas da Região Sudeste, situação que favoreceu chuvas sobre o Estado de São Paulo, e no sul do Brasil sobre áreas dos Estados de Santa Catarina e do Paraná.

Áreas de instabilidade que avançaram sobre o Estado de São Paulo durante a madrugada provocaram chuva na Grande São Paulo. Em alguns pontos a chuva foi de forte intensidade e acompanhada de rajadas de vento. No aeroporto de Congonhas, por volta das 04 horas da madrugada, as rajadas de vento atingiram magnitude de 42 km/h. 

Segundo o Sistema de Alerta para Inundações de São Paulo (SAISP) foram acumulados entre a noite da quinta-feira (24/05) e a madrugada desta sexta-feira (25/05), 17 mm Anhembi e Aricanduva, 19 mm em Pirapora do Bom Jesus e no Córrego de Águas Espraiadas e 16 mm no Ribeirão dos Couros – São Bernardo do Campo e no Capão Redondo. E de acordo com medições do Inmet, a cidade de Piracicaba aferiu precipitação de 30 mm (67% da média normal de chuvas para o mês de maio que é de quase 50 mm) entre 23 horas da quinta-feira e 5 horas desta sexta-feira, com pico de 14,8 mm às 3 horas.

No Estado do Paraná, a cidade de São Mateus do Sul, localizada no sudeste Paranaense, aferiu precipitação entre a quinta-feira e começo da manhã desta sexta-feira de 81 mm ou pouco mais de 80% da média normal de chuvas para o mês de maio. Já no Estado de Santa Catarina, os acumulados de chuva, conforme medições do Inmet foram de 91,2 mm (91% da média histórica de chuvas para maio) entre a quinta-feira e manhã desta sexta-feira em Rio do Campo, na mesorregião do Vale do Itajái. Na localidade de Indaial, o acumulado de chuva entre 22 horas da quinta-feira e 8 horas desta sexta-feira foi de 67,4 mm, representando 63,1% da média normal de chuvas que para o mês de maio é de 106,7 mm. E em Itajaí, a chuva acumulada entre 22 horas de ontem e 8 horas desta sexta-feira foi de 68,2 mm ou 66% da média para este mês.

Nesta sexta-feira (25/05) haverá condição para chuva no leste e litoral do Estado de SC, em algumas áreas a chuva deverá ser intensa. Tempo instável com chance de chuva, mesmo que de fraca intensidade, entre o litoral do PR, leste de SP, RJ sul e sudeste de MG.

Atualizado em 25/05/2012 09:24

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características