Alteração no regime de chuvas

No dia de ontem (20) todas as estações da Rede Agrometereológica do Noroeste Paulisata registraram chuva acumulada acima de 10 mm. Em mais um dia de chuva em todo o noroeste do estado se aproximando dos 50 mm de chuva acumulada, só hoje, em Pereira Barreto registrado pela Estação Santa Adélia:


Fazendo-se um comparativo histórico das médias de chuva mensais dos meses de junho na estação de Ilha Solteira, em operação desde 2000, percebemos que esse volume de chuva é totalmente incomum a esta época do ano. 


Analisando o mês de março deste ano observamos também uma média bem diferente esse ano de todos os demais, porém não pelo excesso e sim pela redução.

As alterações são visíveis, é possível que estejamos assistindo a uma alteração no regime de chuvas. Continue nos acompanhando e fique por dentro de tudo, no Portal Clima você tem acesso às informações em tempo real além da base histórica de dados. E mais acesse notícias e  artigos científicos no nosso Portal de Conteúdo da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP de Ilha Solteira. 

Comentários

  1. Acompanhei todas as informações sobre o clima de Ilha Solteira e região através do Portal Clima (http://clima.feis.unesp.br) e realmente muita chuva no sudeste do Brasil.

    ResponderExcluir
  2. E amanhã acho que o Rafael vai voltar ao Blog com novo boletim, pois a chuva iniciada as 09:30h de ontem em Ilha Solteira não parou ainda... Para quem esperava 31 mm em junho, já temos 63,8 mm somente hoje como vemos em http://clima.feis.unesp.br/sobrepor/chuva_acumulada.php
    Já Marinópolis, esperava em junho apenas 14 mm e somente hoje recebeu até agora 60,7mm. Veja os dados históricos em http://www.agr.feis.unesp.br/pdf/rbai_v4_n3_p142_149_bh.pdf

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características