CONIRD será em Cascavel e já recebe artigos
Nas aulas da semana passada tratamos de um projeto de irrigação localizada (microaspersão) em citros. Utilizamos PVC e PELBD (polietileno linear de baixa densidade). As principais fábricas de PVC no Brasil são Amanco, Coorplastik e Tigre e de irrigação localizada Amanco, NaanDanJain, Netafin e Plastro (John Deere Water). Foram distribuídos alguns catálogos para manipulação, mas hoje na Internet encontramos todos os produtos das respectivas empresas. No nosso canal Downloads há catálogos de bombas hidráulicas. A revisão de notas será no dia 12 de junho, as 18 horas, no LHI. Na Pós-Graduação, analisamos os dados da avaliação da irrigação.
A FSP em Editorial (8/06/2012, p.A.2) "Transpor a seca" traz uma oportuna reflexão sobre como vencer a seca em escala regional, muitos discursos não vão à prática e quando o vão, o desperdício de recursos muitas vezes é exagerado. No artigo: "Cinco anos depois de iniciadas as obras de transposição do rio São Francisco, que prometia ampliar a oferta de água no Nordeste brasileiro, uma severa estiagem volta a castigar o semiárido. O controverso projeto avança em ritmo lento, porém. Nunca chega o dia em que a população poderá conhecer seus alardeados benefícios. Dos 16 lotes de obras do projeto, 5 encontram-se paralisados. Em alguns casos, empreiteiras que haviam assumido os projetos terminaram por abandoná-los, quando os aditivos -acréscimos ao valor orçado- por elas solicitados foram indeferidos. O governo terá de licitar novamente algumas das áreas. A irrigação do sertão não passou, até aqui, de uma grosseira miragem. Apenas 36% dos projetos ligados à transposição foram concluídos, segundo dados do governo federal. Não se sabe quando a obra ficará pronta nem, o que é pior, quanto custará." e conclui "Apesar de todos os exageros e desvios que cercam o projeto, não há alternativa a seguir adiante, em face das verbas já comprometidas. Na melhor das hipóteses, a transposição sairá em 2015. É dever do governo controlar a execução da empreitada e pôr fim à escalada de gastos com a obra." Assista os bastidores da reportagem sobre a seca na Bahia produzido pelo Globo Rural.
Nosso amigo de longa data Francisco Zuza de Oliveira defende a irrigação de pastagem no Ceará especialmente num momento em que a seca é considerada a pior dos últimos 50 anos, na qual já foi constatada a perda de mais de 90% na produção em 39 municípios, e responde à provocação de Jornalista que questiona "porque gastar água e energia para molhar o capim?" Para Zuza a resposta é simples: porque o gado precisa também de comida e a população de carne e leite. É fato que muitos pequenos pecuaristas do Estado tiveram que se desfazer dos seus rebanhos, vendendo por preços irrisórios por não ter como alimentá-los. Saiba mais sobre este debate.
Pesquisadores do centro de inovação de Recife, Instituto C.E.S.A.R., desenvolveram uma tecnologia que faz com que os pivôs de irrigação economizem água nas plantações e gerem uma redução no consumo, é a automação ajudando no uso eficiente da água. Soluções de irrigação e certificação são pontos do Seminário Cooplantio, que estará na sua vigésima sétima edição e o presidente da Cooperativa dos Agricultores de Plantio Direto, Daltro Benvenuti destaca a expectativa de que 1200 participantes lotem o Centro de Convenções do Hotel Serrano entre 11 e 13 de junho, em Gramado/RS. Com a meta de que o produtor saia do seminário já pensando na inscrição do ano seguinte, entre os assuntos abordados nos três dias Benvenuti destacou como os mais importantes certificação, gestão, finanças e clima. Para ele o consumidor busca cada vez mais um produto certificado, mas que não seja mais caro por causa disso. Para tanto, está em estudo um possível modelo de certificação que a própria Cooplantio colocaria em prática. Desta forma, o produto final teria um selo aprovado pelo Ministério da Agricultura, mas não dependeria de terceiros para o serviço, o que influencia no preço final. E "Utilities Connection: Students design water-saving landscape" é tema também de curso promovido pela New Mexico State University, ou seja, uso eficiente da água é tema recorrente em qualquer país.
Conheça alguns exemplos de Laboratórios Móveis de Irrigação (Mobile Irrigation Laboratory) e sua importância no artigo "Eye on the environment: Mobile Irrigation Lab saves water for agriculture" e como funcionam em Lake County (Florida), Kansas Water Office, Kansas State University, USDA - Natural Resources Conservation Service (USDA-NRCS) Florida, Florida Department of Agriculture and Consumer Services (FDACS), do DWR da California e ainda um programa para economizar energia na propriedade.
No programa Nosso Campo (9/06/2012) ótima reportagem sobre investimento na roça com menos riscos, feito no noroeste paulista, inclui seringueira, uma ótima opção. Outra matéria sobre a falta de trabalhadores no campo também é uma realidade e oportuna.
E a revista Casanova (Edição 14, páginas 28 a 32) está com um ótima matéria sobre os jardins suspensos. A tendência foi bem ilustrada pela Jornalista Josy Mariano de Sá que está de parabéns pela matéria. Outra matéria, esta da Editora Ester Alkimin (página 58) é sobre como minimizar os impactos causados pelo lançamento de efluentes sanitários no meio ambiente. Nesta linha a FSP (10/06/2012, p.F1) traz a matéria "Economia verde dá emprego a 3 milhões", "receita verde" (p.F2) onde residenciais pegam carona na onda sustentável propagada por empreendimentos comerciais e apostam em materiais recicláveis, "escolha de materiais ajuda a tornar casa verde - soluções simples e eficientes diminuem impacto ambiental de obra" e traz ainda a lista de 10 Profissões Sustentáveis, detalhando-as: ADVOGADO AMBIENTAL, ESPECIALISTA EM ENERGIAS RENOVÁVEIS, DIRETOR DE RELAÇÕES COM INVESTIDORES, CONTABILISTA, COORDENADOR DE TRATAMENTO DE ÁGUA, TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE, GESTOR DE SUSTENTABILIDADE, DESIGNER DE PRODUTOS SUSTENTÁVEIS, ENGENHEIRO AMBIENTAL E SANITÁRIO e URBANISTA.
E o Japão reconstrói as suas cidades com tecnologias limpas, com seis municípios devastados por tsunami, terremoto e acidente nuclear fazendo parte do projeto "Ecocities" e até 2030, todos os prédios erguidos no país devem produzir a própria energia e não emitir gases-estufa (FSP, C6.) e em SP, 47% dos lançamentos terão selo verde. A Coreia do Sul lança sua "corrida ao verde" e o país destinou 2% de seu PIB a investimentos em tecnologia limpa nos últimos anos e o setor privado também avança e coreanos querem virar grandes exportadores de carros elétricos, painéis de energia solar e baterias recarregáveis (FSP, p.C7). As obras no rio Han fazem parte da recuperação dos quatro grandes rios do país, no Four Rivers Project (foto abaixo, de Diogo Bercito, Folhapress).
O Governo Federal autorizou pagamento de Garantia-Safra para mais de 135 mil agricultores que aderiram ao programa. A autorização foi publicada no Diário Oficial da União na sexta-feira (8). O Garantia-Safra faz parte do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e paga indenizações para agricultores que sofrem perdas por motivo de seca ou excesso de chuvas.
O Governo Federal autorizou pagamento de Garantia-Safra para mais de 135 mil agricultores que aderiram ao programa. A autorização foi publicada no Diário Oficial da União na sexta-feira (8). O Garantia-Safra faz parte do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e paga indenizações para agricultores que sofrem perdas por motivo de seca ou excesso de chuvas.
Comentários
Postar um comentário