Os Ipês estão floridos!


Estamos na estação do inverno na região Sudeste e neste final de julho a população de Ilha Solteira recebeu um presente da natureza. Vários Ipês (Tabebuia sp) estão floridos, com as sua flores de cor roxa intensa e muito utilizado na ornamentação de ruas e avenidas. Basta um passeio pela ciclovia que é possível encontrar os Ipês floridos.

A sua floração de um modo geral ocorrem devido a estímulos ambientais tais como a seca, o frio, o calor, o comprimento do dia (fotoperíodo). Esses fatores em conjunto podem ocasionar florescimento em determinadas plantas, como ocorreu nos Ipês. Segundo dados históricos da Área de Hidráulica e Irrigação, em nossa região o mês de junho é o mês que menos chove na região e não foi o que aconteceu, pois choveu um total acumulado de 159,5 mm - uma situação atípica no clima da região. Além da chuva o frio do mês de julho condicionou um estresse ambiental e fisiológico nos Ipês, com temperaturas ambientais abaixo dos 15ºC e no dia de 19 com mínima registrada de 7,9 ºC. 

Essa condição de variação na temperatura foi fundamental para estimular o florescimento. O fator temperatura, em conjunto com outros fatores ecofisiológicos, como a diminuição na oferta hídrica em alguns casos, a queda das folhas e as reações hormonais, podem estimular o florescimento. O resultado foi várias árvores floridas por ruas e alamedas e que proporciona contemplação de sua beleza.

Além da falta de chuva, a umidade relativa nos últimos dias ficou abaixo do ideal (60%), no dia 25 de julho com mínima de 27%. A temperatura nos últimos dias em elevação, com máxima de 34,3°C no dia 28. A natureza é surpreendente e cheio de mudanças, basta admirá-la!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características