Passeando com o Diretor do Geisenheim Research Center

O dia começa com um bom café da manhã na Pension Blattersbach  com Hélio Lopes e Heriberto Teixeira.


Ontem o dia foi de irrigação com déficit, RDI - Regulated Deficit Irrigation e muitos estudos fisiológicos com medições em plantas, sensores diversos e muitos ainda uma novidade para mim. Me alegre saber que em 1995 fizemos uma tese exatamente sobre o uso restritivo da água em diferentes fases da cultura do melão, mas nos preocupamos apenas com os aspectos da produção, o que de fato interessa. Mas hoje RDI já é uma sigla conhecida e os pesquisadores tentam entender o que acontece dentro da planta. Fisiologia pura, que confesso, não é a minha "praia", mas há muita gente envolvida com estes estudos e representantes deste sensores são a maioria como expositores. Amos Naor (The Golan Research Institute) mostrou o como é crescente os os investimentos em P&D em WUE - Water Use Efficiency para destacar a importância dada à estes estudos.

Mas esta postagem é em homenagem aos amigos Renato Franco e Jener Fernando Leite de Moraes, amantes das bicicletas.

Ontem a tarde o Diretor do Geisenheim Research Center Hans Schultz (seria ele tio da Inana) perguntou se eu gostaria de conhecer a infra estrutura deles para estudos sobre aquecimento global, concentração de carbono e mudanças climáticas. Claro que eu disse sim, "Let´s go!"


Ele pediu um tempo, pensei que estava buscar a chave do carro, mas não, voltou com a sua bicicleta e fomos nós, a pé e ele de bicicleta conhecer as instalações e depois ele foi para a sua casa. Disse que usa a bike para tudo! É mole???



Renato e Jener, seria este modelo de bike adequado à um Diretor de um grande centro de pesquisas?   :-)


Esta que é apenas uma das estruturas - que eles alegremente chamam de "nossa Stonehenge" (1) - tem a função de injetar CO2 em diferentes concentrações nesta região e assim realizar estudos dentro do projeto FACE - Free-Air Carbon Dioxide Enrichment  realizados em vários países (1).



Com o Hélio Lopes da Univasf fomos conhecer  experimentos de irrigação onde se estuda diferentes sensores de umidade do solo.



Caminhando de Geisenheim para Rudesheim uma surpresa: entre as videiras uma propriedade resolveu investir até numa "praia". Confira!



E tem até tensiômetro para controlar a irrigação do jardim.



Já em Rudesheim, uma casa para ilustrar a arquitetura do local.


Aqui, a criatividade é expressa na maneira como a madeira que será usada nas lareiras no inverno é armazenada, se integrando à arquitetura da residência.


À noite Hélio e Antonio (de Portugal) jogam pebolim no Scottish Pub, onde eu consegui perder todas as partidas.

Comentários

  1. Muito legal....! Agora, a bike é para uso urbano, observe o seu design. A bike é um meio de transporte fantástico, além de queimar algumas calorias, economiza e a grande preocupação reduz a emissão de CO2 para a atmosfera....

    ResponderExcluir
  2. É assim que se ganha Tangerino! pebolim numa mão e cerveja na outra!
    :)
    Grande abraço e continuação do excelente trabalho!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características