Influência da Baixa Umidade Relativa do Ar no Aumento da Amplitude Térmica


Você já deve ter percebido e estranhado a mudança da temperatura durante um único dia nessa ultima semana. Aqueles que necessitam sair de casa pela manhã sofrem com o frio matutino, e logo depois do meio dia já ficamos incomodados com o calor. Mas porque esse fenômeno acontece? A resposta se da pela diminuição da media da umidade relativa do ar na região noroeste paulista, ficando em torno de 56,6 % como registrado pela Área de Hidráulica e Irrigação (AHI) da UNESP Ilha Solteira, no qual ocorre o aumento da amplitude térmica diária. A amplitude térmica é calculada pela diferença entre a maior e a menor temperatura do ar atmosférico.

A variação diária da temperatura do ar próximo à superfície terrestre é controlada principalmente pela entrada de energia proveniente do Sol e pela energia emitida pela Terra em radiação infravermelha. Em um dia claro e calmo, o ar da superfície se aquece, enquanto a energia que chega à superfície for maior do que a emitida pela mesma.

O vapor de água presente no ar ajuda a reter calor, portanto as maiores amplitudes térmicas diárias ocorrem na época onde a umidade relativa do ar é menor normalmente não há presença de nuvens e há pouco vapor d'água para irradiar energia de volta para a superfície.

De dia, o céu claro permite que a energia solar aqueça rapidamente a superfície, que por sua vez aquece o ar em contato. A noite, o solo se resfria rapidamente irradiando energia infravermelha para o espaço.

A amplitude térmica do ar da região noroeste paulista nessa ultima semana foi em media de 18,1° C, a maior amplitude térmica ocorreu em Populina no dia 29, onde ela variou 20,4°C, indo de 13°C a 33,4°C.

Fique por dentro das variações da umidade e da temperatura acessando o nosso Portal CLIMA (http://clima.feis.unesp.br)!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características