Não chove há 61 dias no noroeste paulista


Não chove há 61 dia no noroeste paulista e a umidade relativa mínima média dos últimos 16 dias é menor que 30% em toda a região, limite para o alerta. Neste momento (16:05h) a menor umidade relativa é registrada em Itapura com 24,3% e a maior em Ilha Solteira com 31,9%, podendo ser acompanhada em tempo real no Portal CLIMA da UNESP Ilha Solteira a partir de http://clima.feis.unesp.br.


A falta de chuva e a baixa umidade do é geral no Estado de São Paulo e na Capital, onde não chove há 35 dias, ontem, a umidade na cidade chegou a 10%, a menor registrada em todo o país e Defesa Civil decretou estado de emergência na capital, conforme informou a FSP. As consequências da secura paulistana puderam ser sentidas na pele, literalmente. Tosse, irritação nos olhos e pele seca são alguns dos problemas causados pela baixa umidade. A situação só não foi pior porque a qualidade do ar na cidade estava regular, segundo a Cetesb (companhia ambiental).

Já em relação à evapotranspiração de referência, necessária para se fazer a reposição de água às culturas pelos sistemas de irrigação, a média dos último três dias (19/08/2012 a 21/08/2012) foi: ILHA SOLTEIRA = 5,8 mm/dia, SANTA ADELIA = 6,0 mm/dia, MARINÓPOLIS = 5,8 mm/dia, BONANÇA = 4,6 mm/dia, ITAPURA = 4,9 mm/dia, SANTA ADELIA PIONEIROS (Sud Mennucci) = 3,7 mm/dia, POPULINA =  5,1 mm/dia e PARANAPUÃ = 4,8 mm/dia.

A evapotranspiração e todas as demais variáveis climáticas no noroeste paulsita podem ser acompanhadas em tempo real e também o histórico no Portal CLIMA da UNESP Ilha Solteira a partir de http://clima.feis.unesp.br.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características