Calor e baixa umidade seguem preocupando

A manutenção das condições climáticas continua castigando a população do Noroeste Paulista. A baixa umidade relativa do ar e as altas temperaturas, ambas se estendendo por horas durante o dia, vem sendo uma constante no estado de São Paulo e principalmente na região compreendida pela Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista de responsabilidade da Área de Hidráulicas e Irrigação da UNESP Ilha Solteira.

A estiagem que já dura 88 dias reafirma a necessidade de irrigação em praticamente todo o estado, como pode ser visto no mapa a seguir retirado do Portal AGRITEMPO:


Essa situação se agrava no Noroeste Paulista, pelo maior período sem chuva:


Até agora, desde a última precipitação, as máximas temperaturas giraram em torno dos 38 °C em todas as estações e a umidade do ar, que já chegou deixou a região em estado de alerta (entre 12% e 20%), vem atingindo valores de atenção próximos aos 20% todos os dias.

O último final foi o mais quente do ano, quando as temperaturas máximas chegaram aos 39 °C em toda a região. Marinópolis liderou as estatísticas com 39,8 °C, seguida por Paranapuã com 39,4 °C e Pereira Barreto (Estação Bonança) com 39,3 °C de máxima.

Os dias 9 e 10 deste mês de setembro foram os piores em termos de umidade, apresentando os menores valores de todo o ano. As mínimas mais críticas foram em Itapura (12,9% ), Ilha Solteira (13,5%) e Marinópolis (14,5%). Fique atento às recomendações do Governo do estado de São Paulo em dias de tempo seco:


Recentemente o Prof. Fernando Tangerino, engenheiro agrônomo da UNESP Ilha Solteira, gravou uma entrevista ao PODCAST UNESP falando sobre a importância da irrigação por aspersão em épocas de estiagem como a que estamos vivendo agora. Semanalmente (às quintas-feiras) a agricultura irrigada e a irrigação são temas no canal PODIRRIGAR, mais uma ferramente para a democratização do conhecimento operada pela AHI. Não deixe de conferir.

Comente!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características