Conforto Térmico

Nesses últimos dias estamos sofrendo com as altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar. Essas condições climáticas nos geram o chamado desconforto térmico, no qual frequentemente vem a causar a falta de disposição.
O conforto térmico expressa o bem estar do ser humano em função das condições do meio. Ele é influenciado principalmente pela temperatura do ar e a umidade relativa, no qual o homem pode sentir nível de confortável de acordo com as variações climáticas. O homem é capaz de regular a sua temperatura através de processos metabólicos, onde ela fica em torno de 37°C, sendo o limite inferior 32°C e o superior 42°C para a sobrevivência (FROTA; SHIFFER, 2001). No limite inferior na zona de conforto (frio) o organismo reage causando vasoconstrição, arrepio e tremedeira; já no outro extremo da zona de conforto (calor) podem ocorrer vasodilatação e perda de água pelo suor.
Essa sensação de conforto pode ser medida através do Índice de Temperatura e Umidade (THI), através da formula:

THI = Ts-(0,55-0,0055*UR)*(Ts-14,5)

Onde Ts representa a temperatura do ar e UR a umidade relativa.O resultado de THI é dado em °C e podemos relacionar o conforto térmico de acordo com o resultado e a classificação da tabela abaixo.


Nesse dia as Estações Agrometeorologias do Noroeste Paulista, coordenada pela  Área de Hidráulica e Irrigação (AHI) da UNESP Ilha Solteira registrou em media os seguintes Índice de Temperatura e Umidade.


O conforto térmico de hoje na parte da tarde não foi tão critico como nos outros dias da semana, graça ao aumento da umidade relativa do ar e o abaixamento da temperatura, mesmo sendo poucas unidades. Nesse domingo foi registrado recordes anuais de temperatura máxima em todas as estações. Fique por dentro das condições climáticas da região noroeste paulista no Portal Clima da UNESP Ilha Solteira.

Comentários

  1. Olá Alex Arruda. Gostaria de saber a fonte do Índice THI. Procurei em FROTA; SHIFFER (citação anterior) e não encontrei. Você pode citar a fonte deste índice? Obrigada.
    Liliane Guimarães, doutoranda CIAMB/UFT.

    ResponderExcluir
  2. Esse índice foi proposto por Thom (1959)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características