Semana começa com um dos dias mais quentes do ano

O final de semana foi marcado por temperaturas ainda mais altas e umidades mínimas extremamente baixas. Como noticiado hoje cedo aqui no BLOG pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, em todas as estações da Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista as temperaturas máximas beiraram os 38°C e a umidade do ar atingiu níveis de alerta, quando é registrado valores entre 12 e 20%.

À medida que nos aproximamos do fim do dia, configura-se o dia mais quente do ano na região. Hoje a
as temperaturas máximas foram:

ILHA SOLTEIRA:                                                                38,0 °C
PEREIRA BARRETO (SANTA ADÉLIA):                           37,3 °C
MARINÓPOLIS:                                                                  37,6 °C
BONANÇA (PEREIRA BARRETO):                                   38,3 °C
ITAPURA:                                                                            38,1 °C
SANTA ADÉLIA PIONEIROS (SUD MENNUCCI):           38,2 °C
POPULINA:                                                                         38,2 °C
PARANAPUÃ:                                                                      37,9 °C



Gráfico da temperatura média horária da segunda metade do dia de hoje


Com exceção a Ilha solteira, em todas as estações essa máxima temperatura do ano ocorreu entre os dias 8 e 10 de setembro. Além disso, a umidade mínima ocorreu no domingo em todas as estações. Hoje, um agravante foi o fato de que a umidade permaneceu com valores críticos desde o meio dia até 19h da noite.  


Gráfico da umidade média entre o fim da manhã e o início da noite de hoje


Os municípios posicionados na margem direita do rio Tietê registraram hoje as maiores temperaturas da região com Pereira Barreto (Estação Bonança) com 38,3ºC e Sud Mennucci (Estação Santa Adélia Pioneiros) com 38,2ºC, enquanto que Itapura, posicionada bem no encontro dos rios Paraná e Tietê registrou temperatura de 38,1ºC às 14:44h e a umidade relativa do ar de 12,5% (às 16:36h) e como se vê no gráfico abaixo, nesta época de período seco, quando a temperatura se eleva, a umidade decresce.

Com a temperatura atingindo seu valor mais alto este ano, em 2011 houveram oito ocorrências de temperaturas maiores que 38,3ºC na região noroeste paulista, duas no mês de agosto (chegando a 39,3ºC), cinco no mês de setembro (chegando a 39,9ºC) e uma em 29 de outubro, quando chegou a 38,7ºC. Em 2010, foram dois dias também em setembro com temperaturas superiores ao registrado no dia de hoje foi registrado 38,8ºC. Todas informações históricas estão disponíveis no Portal CLIMA da UNESP Ilha Solteira a partir de http://clima.feis.unesp.br.

Com o passar dos dias, a seca vem se agravando e a temperatura subindo cada vez mais, resultado de uma massa de ar seco que cobre permanece sobre todo o interior do país.

26 cidades já se encontram em estado de emergência, ou seja, com umidade inferior a 12%, enquanto outras 100 permanecem em estado de alerta a dias (umidade entre 12% e 20%). Diversas são as recomendações para manter-se hidratado em épocas de seca extrema.

Continue acompanhando a situação crítica da região através do PORTAL do Clima da AHI. Chegando hoje aos 80 dias sem chuva, fica a expectativa de melhora do clima em toda a região.

Comentários

  1. Brunão vale ressaltar que esta é a segunda maior temperatura registrada neste ano, a maior foi registrada no dia 08/02 com 38,3°C.

    ResponderExcluir
  2. Ei moçada, está calor prá caramba... e vcs preocupados com 0,1ºC???? O dia hoje foi bravo e nós estávamos no Cerrado, ainda bem que debaixo do pivô central, naquele momento, a temperatura média já estava em 35,2ºC e umidade média estava em 23%. É só conferir no Portal Clima em http://clima.feis.unesp.br/painel1.php.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características