[XXII CONIRD] USO DA INTERNET PARA A TRANSFERÊNCIA DO CONHECIMENTO E INFORMAÇÃO AMBIENTAIS


A Área de Hidráulica e Irrigação enxerga a necessidade de tornar público o conhecimento gerado dentro da universidade, fazendo com que ele seja útil à população, para tal tarefa a AHI mantém um projeto de extensão, financiado pela PROEX - Pró-Reitoria de Extensão da UNESP, o qual se utiliza de canais mídia baseadas na Internet para democratizar o conhecimento.


Outra preocupação da AHI discutida neste artigo é a questão da qualidade do serviço prestado avaliado e discutido, pelo professor Fernando Tangerino e os bolsistas de extensão mês a mês, através das estatísticas de acesso dos canais de mídia. Em 2.011, juntos os canais tiveram de 400 mil páginas visitadas despertando interesse e de  relevância indiscutível, que pode  ser observada através do buscador Google,  pois  procurando por “irrigação” três das dez páginas de maior destaque são as mantidas pela AHI, não tendo a sua frente nenhum destaque relacionado a outra instituição de ensino.

Juntos os canais formam uma rede que não só divulga dados ou conhecimento científico e sim cria uma interação entre eles gerando informações de grande relevância à comunidade e tudo isso just in time, como exige o mundo globalizado de hoje.


E foi pensando dessa forma  em facilitar, dinamizar e agilizar o acesso à informação que no final de agosto a AHI passou a públicar o PodIrrigar, um podcast semanal simples e direto sempre com temas relacionados à agricultura irrigada e neste mês de stembro foi lançada a  fã page da AHI no facebook.

Comente deixe sua opinião e tire suas dúvidas!

Comentários

  1. Rafa, Parabens pelo trabalho, é sempre bom demonstrar o quão é importante fazer a junção da internet com os conhecimentos! =)

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Rafa, traduzir em números o que fazemos e as consequências disso é talvez a melhor forma de garantirmos o sucesso do nosso trabalho!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características