Balanço da chuva até o momento em novembro

Com as chuvas dos últimos 2 dias (24 e 25 de novembro de 2012), o volume total de chuva acumulado em novembro se aproximou dos valores registrados em 2011 em toda a Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista, coordenada pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira. Apesar de esse ano diversas estações já terem ultrapassado a margem dos 100 mm de chuva em novembro, ainda estamos longe do total de precipitações ano passado na maior parte das estações. Em 2011, a média na região considerando as cidades de Sud Mennucci, Populina, Paranapuã, Ilha Solteira e Pereira Barreto ficou em torno de 183 mm em todo o mês. 

Apenas em Ilha Solteira, Pereira Barreto e Sud Mennucci tivemos registro de chuva superior a 10 mm (quantidade de água relevante à irrigação), com 15 mm, 19,8 mm e 18,3 mm, respectivamente. Com isso, até agora choveu:

Com esses valore, apenas em Populina já choveu mais que ano passado, e restando apenas 5 dias para o encerramento do mês, dificilmente isso acontecerá em todas as estações, uma vez que, em Pereira Barreto na Estação Bonança, por exemplo, há um deficit de 146 mm e em Sud Mennucci são 126 mm.


Com o fechamento do mês faremos um balanço de toda a água que caiu esse ano!


A quantidade de água que cai do céu está diretamente ligada à escolha de um sistema de irrigação. Essa e as demais variáveis do clima, como a evapotranspiração - que é a quantidade de água perdida pelo solo através da evaporação e pela plantas, através da transpiração-, são constantemente monitoradas pela AHI em toda a região. Fique atento aos nossos canais de comunicação principalmente online, e acompanhe o clima no noroeste paulista aqui: http://clima.feis.unesp.br/

Comente!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características