[XXII CONIRD] EVAPOTRANSPIRAÇÃO REAL PARA DIFERENTES COBERTURAS VEGETAIS NO NOROESTE PAULISTA EM PERÍODO SECO
Estamos a poucos dias do XXII CONIRD (Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem) que acontecerá de 05 a 09 de novembro em Cascavel-PR. Neste domingo alguns membros da equipe da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP de Ilha Solteira estarão indo para Cascavel para participar do evento, onde estaremos apresentando 10 trabalhos em forma de posters.
Durante esses últimos meses foram feitas várias postagens aqui no blog com o resumo de cada trabalho que será apresentado, encerrando essa sessão de apresentação dos trabalhos, temos o trabalho "EVAPOTRANSPIRAÇÃO REAL PARA DIFERENTES COBERTURAS VEGETAIS NO NOROESTE PAULISTA EM PERÍODO SECO" com autoria de D.G.FEITOSA , F.B.T.HERNANDEZ , R.A.M.FRANCO , A.H.C.TEIXEIRA .
Em resumo o trabalho apresenta a importância da determinação da evapotranspiração para o bom manejo da irrigação. Sendo que o uso de estações meteorológicas para se determinar a evapotranspiração muitas vezes pode comprometer a qualidade da informação, devido a distancia em relação às áreas de cultivo.
Dentro dessas premissas, o uso do sensoriamento remoto através do algoritmo SEBAL vem apresentando bons resultados para a determinação da evapotranspiração. Dessa forma, este trabalho se propôs a utilizar o algoritmo para determinar a evapotranspiração real das culturas de cana de açúcar e pastagem e de uma área com mata nativa no noroeste paulista no período seco.
As áreas de matas apresentaram os maiores valores de ETr na data da imagem, seguida das áreas de cana de açúcar e pastagem.
O comportamento dos resultados da temperatura de superfície se mostrou inversamente proporcional aos resultados de ETr, demonstrando que as áreas de pastagem apresentam os valores de temperatura de superfície mais elevados.
O SEBAL apresentou bom resultado para a área de interesse, necessitando, no entanto, ser também empregado em outras épocas e culturas.

Comentários
Postar um comentário