ONTEM FOI O DIA MAIS QUENTE DE DEZEMBRO

Até o dia de hoje temos três dias sem chuva maior que 10 mm em toda a região noroeste paulista. Sem chuva há 28 dias em Populina e na região noroeste de Pereira Barreto (Estação Santa Adélia). Há 12 dias em Pereira e Barreto (Bonança) e Ilha Solteira. Há 6 dias em Paranapuã. Há 3 dias em Sud Mennucci (Santa Adélia Pioneiros). Lembrando que cada milímetro significa a perda de 10 mil litros de água por hectare em apenas um dia, água que deve ser reposta ao solo na forma de chuva ou irrigação.

Ontem a evapotranspiração foi uma das mais elevadas com o registro de 6,9 mm/dia em Ilha Solteira, 6,6 mm/dia em Itapura, 5,9 mm/dia em Sud Mennucci (Santa Adélia Pioneiros), 5,6 mm/dia em Pereira Barreto (Bonança), 5,4 mm/dia em Populina e Paranapuã.

Também ontem a temperatura máxima foi das mais elevadas do dezembro, passou dos 36,5ºC em toda a região noroeste paulista com o registro de 38,5ºC em Ilha Solteira, 37,8ºC em Pereira e Barreto (Bonança)e Sud Mennucci (Santa Adélia Pioneiros), 37,4ºC em Itapura, 37,2ºC em Pereira Barreto (Estação Santa Adélia), 37,1ºC em Populina e 36,6ºC em Paranapuã.


A UNESP Ilha Solteira, através da Área de Hidráulica e Irrigação monitora o tempo na região através da Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista, que é um conjunto de estações agrometeorológicas automáticas, em número de oito, tem por finalidade subsidiar projetos de pesquisa e trabalhos ligados à agricultura irrigada e ambiental.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características