Resenha de 6 de janeiro de 2012

"Sofremos demais pelo pouco que nos falta e alegramo-nos pouco pelo muito que temos." (Shakespeare)

Vamos começar o ano relembrando em vídeo a nossa história: da UNESP e dos 30 anos do Campus de Ilha Solteira, Parte 1 e Parte 2.

Estamos começando um novo ano e como qualquer atividade, temos sempre que fazer o balanço da nossa atuação. A Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira sempre acreditou na necessidade da transparência de ações e pratica a democratização do conhecimento e da informação e assim investe recursos humanos e financeiros para ofertar diferentes canais de comunicação, em diferentes linguagens, baseados na Internet que oferecem subsídios à modernização da agricultura irrigada e ao uso eficiente da água. Os dados gerados pela nossa pesquisa, a maior parte com recursos públicos não podem e nem devem ficarem nas gavetas, ou modernamente, apenas nos nossos computadores.

Ao analisarmos as estatísticas de acessos aos diferentes canais chegamos à 2013 com uma certeza: estamos atingindo públicos distintos, com idades e formação educacional e cultural diferentes e assim podemos levar novos e atuais conhecimentos em agricultura irrigada e nos elementos envolvidos com o uso da água pela população, à diferentes públicos e locais.

Os canais de comunicação da utilizados pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, que oferecem subsídios à modernização da agricultura irrigada e ao uso eficiente da água são, o canal de conteúdo - o mais antigo canal de comunicação - registrou 291.621 páginas visualizadas (169.596 visitantes) em 2012, ou 24.302 páginas visitadas por mês ou 799 páginas por dia. Este é um canal mais tradicional, com o conteúdo formado por atividades de ensino, pesquisa e extensão, mas é muito influenciado pelo período letivo, pois é neste canal que os alunos, não somente da UNESP Ilha Solteira, encontram as listas de exercícios, bibliografia das disciplinas, atividades práticas e muito mais temas ligados ao ensino.

O canal CLIMA surpreendeu e se consolidou, mesmo ofertando apenas dados climáticos surpreendeu e chega ao seu segundo aniversário com com média 533 de páginas visitadas diariamente, com um crescimento de 120% em relação ao ano anterior, e concluímos que é crescente o interesse da população pela informação sobre o clima e o consumo da água representada pela evapotranspiração.

Este Blog cresceu em audiência e registrou 111,284 páginas visitadas em 2012, ou 305 páginas visitadas por dia, tendo um aumento de 63%, como resultado de 213 visitantes diários e ofertamos em média 13 novas publicações a cada mês, de forma direta, em linguagem simples, com informações complementares e diferenciadas. O dia de maior páginas visualizadas foi em 29 de outubro de 2012, quando 646 páginas foram visualizadas provavelmente pelo fato de termos no dia anterior registrado elevadas temperaturas na região (41,3°C), baixa umidade relativa do ar e taxas elevadas de evapotranspiração, que chegou a 7,3 mm/dia, confirmando o interesse pelas informações climáticas.

No canal no YouTube foram ofertados 126 videos (37% a mais do que em 2011) e foram realizadas 22.943 visualizações anuais, que resultaram em 10.605 minutos assistidos e um crescimento de 34% no número de visualizações. Os cinco videos mais visualizados em 2012, o número de visualizações e os minutos resultantes, respectivamente foram: Pivô central: Partes e explicação de funcionamento (3.337 visualizações e 1.856 minutos), Visitando o Deserto do Arizona - Irrigação por gotejamento (1.565 e 301 minutos), Medição de vazão - Hidrometria - Área da seção transversal - Córrego do Coqueiro (1.316 e 639 minutos), Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira: VERTEDOR em funcionamento (1.271 e 376 minutos) e Pivô central irrigando soja (1.195 e 577 minutos). Esses cinco videos mais visualizados representaram 38% dos videos assistidos e 35% do tempo no canal, respectivamente.

Neste canal de videos, homens predominam entre os visitantes (79,2%) e a maior parte dos Internautas que visitam o canal tem entre 45-54 anos (46%), seguido pela faixa entre 35-44 anos (15,7%) e 25-34 anos (12,8%), não sendo este o canal de consulta preferido pelos estudantes. Os dispositivos móveis (smartphones) já representa a segunda opção em visualizações (5,1%) e representam 17,8% do tempo de exibição. A origem do tráfego é feita preferencialmente a partir de pesquisa no próprio You Tube (37,4%, seguida pela pesquisa no Google (19,1%) e ainda pela sugestão de video feita pelo YouTube (18%) e o público é formado essencialmente por brasileiros (21.233), seguidos pelo acesso em Portugal (351) e Estados Unidos (235 videos assistidos).

O IRRIGA-L é um Grupo de Discussão em Agricultura Irrigada onde atualmente 199 pessoas estão inscritas e é possível divulgar um evento ou iniciar uma discussão sobre qualquer tema ligado à agricultura irrigada. Sua dúvida pode ser esclarecida no IRRIGA-L.

No Facebook a Área de Hidráulica e Irrigação entrou em 18 de setembro e a Fan Page tem um alcance formado por um público mais jovem, 30,2% entre 18 e 24 anos e 31,6% entre 25 e 34 anos, e as mulheres representam 45,3% deste público (mais equilibrado em relação ao YouTube) e é de Ilha Solteira o maior número de acessos. O Facebook se tornou uma importante ferramenta de divulgação dos conteúdos dos demais canais de comunicação, atraindo Internautas.

O PodCast PodIrrigar foi uma iniciativa da Assessoria e Comunicação e Imprensa da UNESP que teve inicio em 6 de setembro de 2012 e semanalmente fazemos comentários de até três minutos sobre a agricultura irrigada e a agroclimatologia e assim foram 17 mensagens divulgadas. Ainda não temos as estatísticas, mas segundo o Jornalista Renato Coelho que cuida deste projeto,  tivemos também uma ótima repercussão medida pelo número de ouvintes.

Resumindo, tivemos um crescimento no número de páginas visitadas de 73,1% em todos os canais de comunicação, chegando à 1.700 diariamente, comprovando interesse da população pelas informações geradas a partir da UNESP Ilha Solteira e a importância do Projeto de Extensão Universitária que viabiliza este canais, que ainda recebeu a atenção da imprensa, representado por 62 mil centímetros quadrados de informações publicadas em 218 matérias em diferentes Estados brasileiros e que representou um retorno de mídia espontânea de mais de R$ 105 mil.

Para nós, que Coordenamos este trabalho, fica a satisfação de que estamos popularizando e desmitificando técnicas importantes relativas ao uso da água e da irrigação e que a população tem demonstrado um interesse crescente pelo que fazemos e tornamos pública essa satisfação também no PodIrrigar desta semana.

Para acessar as informações geradas pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira basta digitar no buscador de sua preferência as palavras irrigação + unesp e pronto, toda a primeira página é representada pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira e você começará a conhecer as nossas atividades e de alguma forma, poderá se beneficiar das informações e conhecimento que compartilhamos em nossos canais de comunicação.

Posse na UNESP
O novo reitor da UNESP, Julio Cezar Durigan, e a nova vice-reitora, Marilza Vieira Cunha Rudge, tomam posse no dia 11 de janeiro de 2013. A cerimônia será no Memorial da América Latina, com início às 10 horas. Durigan e Marilza foram nomeados pelo governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, no dia 17 de outubro para um mandato de 4 anos, a partir de 15 de janeiro de 2013. A chapa Excelência Institucional, composta por Durigan e Marilza obteve 89,61% dos votos válidos. A Rádio Unesp e a TV Unesp farão a cobertura ao vivo do evento. Durigan foi nosso professor e vizinho em Jaboticabal e Marilza aprendemos a admirar pel a sua visão de universidade internacionalizada e por valorizar a meritrocacia e assim, desejamos muito trabalho aos colegas Júlio e Marilza e que tenham sucesso nas ações de internacionalização da nossa UNESP e na busca pela excelência institucional. Sou unespiano de formação e tive o privilégio de contribuir para o crescimento da UNESP e seu reconhecimento público. Sou muito feliz e grato pelas oportunidades que tenho vivenciado.

Produção e irrigação



Economia e política
A semana foi marcada pelas manchetes nos jornais sobre a manipulação contábil feita pelo Governo Federal e a repercussão é de que o esforço de 4 governos para que o país possa ter credibilidade financeira pode ser afetada. A Folha de São Paulo trata do tema no Editorial (5/01/2013, p.A2.) que começa assim: "O governo Dilma Rousseff coloca sob risco um patrimônio da política econômica brasileira conquistado a duras penas ao longo de quase duas décadas. Trata-se da confiança dos agentes privados nas ações e nos compromissos assumidos pelas autoridades. A manobra contábil, nos últimos dias de 2012, para maquiar o fiasco na meta de poupança pública - o chamado superavit primário - é decerto o golpe mais ostensivo na credibilidade do governo. Coroa uma série de atitudes voluntariosas que puseram em segundo plano a perseguição de objetivos centrais da política econômica. O superavit primário deveria ser algo simples de entender e atingir. O setor público compromete-se a gastar uma quantia a menos do que arrecada de impostos. Contabilizam-se os desembolsos em ações típicas do Estado - pagar a servidores, fornecedores, aposentados, beneficiários de programas sociais etc. Ficam de fora, numa conta à parte, as despesas com juros. Com isso, garante-se que o endividamento público fique sob controle". E alerta que a "... maquiagem da poupança fiscal no fim do ano mina ainda mais a confiança na política econômica da presidente Dilma Rousseff...". Saiba mais...


Internet

Entretenimento
O Reinaldo Oliani, assim como eu, é um apaixonado por música e eu assino embaixo sua definiação: "O Blues representa para musica a origem de tudo que ouvimos até hoje, e para mim, algo mais que um sentimento da alma emanadas por notas e sons. O Blues vem do fundo do coração." Como inspiração, nossa primeira resenha de 2013 terá blues como dica de entretenimento, esperamos que gostem de Buddy Guy tocando "Baby Please Don't Leave Me". Buddy Guy (nascido George Guy, em 30 de julho de 1936 em Lettsworth, Louisiana) é um guitarrista e cantor norte-americano de blues e rock. Conhecido por servir de inspiração para Jimi Hendrix e outras lendas dos anos 60, Guy é considerado um importante expoente do chamado Chicago blues, tornado famoso por Muddy Waters e Howlin' Wolf. Foi considerado o 23º melhor guitarrista de todos os tempos pela revista norte-americana Rolling Stone. Pressione para assitir os Top Tracks de Buddy GuySe gosta de música, Best of GuitarTube.com é um ótimo local para ver videos de qualidade.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características