Em 24 de fevereiro, atualizando as notícias da agricultura

"O melhor é encontrar o bom líder dentro da própria organização. Você já o conhece, você já o viu trabalhar e conhece os pontos fortes e fracos." (Jorge Paulo Lemann, Folha de São Paulo, 31 de julho de 2005, p. B2.)

O manejo da irrigação, ou seja, o quanto e quando irrigar, é uma importante prática que se bem feita pode resultar em aumento das receitas líquidas do produtor. Ele pode ser feito medindo o estoque de água no solo através de sensores ou estimando a perda de água para a atmosfera, em processo que chamamos de evapotranspiração. Assim, sabendo-se quanto se perdeu, podemos promover a adequada reposição ao solo e assim garantir as condições para o ótimo desenvolvimento das plantas.

Para se estimar a evapotranspiração são necessários dados climáticos obtidos na região onde o irrigante está inserido. A UNESP Ilha Solteira mantem em operação a Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista, que é um conjunto de estações automáticas instaladas entre as margens direita do rio Tietê e esquerda do rio Grande, que monitoram as variações do tempo e as divulga a intervalos de cinco minutos na Internet, permitindo que diferentes profissionais de diversas áreas desenvolvam trabalhos ligados ao clima, incluindo o manejo da irrigação, uma vez que a evapotranspiração de referência é estimada e divulgada.

Mas o que é evapotranspiração? Seria a perda de água do solo por evaporação e pela planta por transpiração para atmosfera. Esses dois processos ocorrem concomitantemente e, devido à sua necessidade de mensuração (ou estimação), denominou-se evapotranspiração. É um indicador de quanto de água é consumida pelas culturas, árvores, jardins, campos esportivos para seu crescimento saudável e elevadas produtividades.

Temos a evapotranspiração de referência e a da cultura. A de referência, refere-se a uma planta padrão ou de referência, no caso, a grama batatais, cuja perda de água depende apenas das variáveis climáticas, e serviu para a calibração das dezenas de métodos de estimativa desenvolvidos. A UNESP divulga a evapotranspiração de referência obtida pelo método de Penman-Monteith.

Já a evapotranspiração da cultura é a perda de água do solo por evaporação e por transpiração de uma planta cultivada ou de interesse e este valor varia em função das variáveis climáticas e da fase fenológica da cultura.

Na prática, para saber quanto de água foi perdida por uma cultura qualquer, devemos multiplicar a evapotranspiração de referência (ETo) pelo coeficiente de cultura, chamado de Kc, que varia de acordo com o tipo de cultura e com a fase da fenológica dela. Ou seja, Etc = Eto x Kc.

Portanto, para fazer o manejo da irrigação, devemos ter a informação da evapotranspiração de referência e dos coeficientes de cultura, estes obtidos em tabelas construídas a partir de experimentos em campo, que deverão ser multiplicados pela evapotranspiração de referência. Para o noroeste paulista, estas informações podem ser acessadas na canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira em http://clima.feis.unesp.br. E este foi o tema do nosso encontro desta semana no Pod Irrigar, o PodCast da agricultura irrigada.

ESALQ-USP terá novo Professor de Agrometeorologia
Esta semana fizemos parte da Banca Examinadora do concurso para Professor de Agrometeorologia na ESALQ-USP. Conosco nesta atividade de grande responsabilidade os Doutores Sergio Oliveira Moraes (ESALQ-USP), Elias Fernandes de Souza (UENF), Paulo Sentelhas (ESALQ-USP), e Mário José Pedro Júnior (IAC).

Primeiro dia de trabalho! Da esquerda para a direita Professores Sérgio Moraes, Elias Souza, Paulo Sentelhas, Fernando Tangerino e Mário Pedro Júnior.

O primeiro dia do concurso aconteceu concomitantemente com o primeiro dia de matricula e a ESALQ-USP tem um esquema muito bom de recepção dos Calouros, divulgando todas as atividades em que o aluno pode se envolver. Das opções artísticas até esportivas ou culturas e claro, de ensino e pesquisa são apresentadas em bancadas e envolvimento de alunos veteranos.

Recepção de calouros, muitos acompanhados dos pais, para a matrícula na ESALQ-USP. No centro da foto o túmulo do Luiz de Queiroz.

Decisão de grande responsabilidade e o indicado deverá assumir as atividades do competente e prestigiado Professor Luiz Roberto Angelocci. A concorrência foi grande com 14 candidatos inscritos. Chegaram ao final do concurso que ocupou a semana toda apenas 7 candidatos. 

Últimos momentos de trabalho! Da esquerda para a direita Professores Sérgio Moraes, Elias Souza, Paulo Sentelhas, Fernando Tangerino e Mário Pedro Júnior.

Na foto acima, enquanto a Ata do concurso estava sendo lavrada, aproveitamos para registrar a satisfação de um trabalho tranquilo e de grande aprendizado, e claro, o convívio intenso de uma semana só faz aumentar os laços de amizade entre os participantes.

Acima e abaixo, o registro do momento de atenção e tensão enquanto era lida a Ata do Concurso.


E o Engenheiro Agrônomo Fábio Ricardo Marin, que fez uma carreira brilhante na EMBRAPA, com passagem no Pós-Doutoramento por Gainesville - Florida e intensa cooperação internacional, com 48 artigos completos em periódico indexado, 3 livros publicados, 9 capítulos de livros e também Professor da PUC - Campinas e 27 Orientações de Iniciação Científica concluídas, será o próximo ocupante da cadeira de Agrometeorologia da ESALQ-USP. Desejamos ainda mais sucesso, Fábio sabe que a responsabilidade é grande, e está de PARABÉNS!!!

Não é um concurso nada fácil, e esperamos que a participação dos demais candidatos seja como mais uma das experiências de vida e possam aproveitá-la oportunamente, pois afinal, todos tem sua dedicação comprovada em seus curricula, que inclui uma ótima formação técnica e vivência no exterior. Em seu Memorial, em relação ao seu futuro Departamento e área de trabalho, Fábio escreve: "... nossa disposição é a de somar esforços para que as metas traçadas em conjunto possam ser atingidas." Parabéns também ao Departamento de Engenharia de Biossistemas pelo novo Colaborador!

Fábio Marin, feliz com a conquista, mas sempre sob o olhar atento do Luiz de Queiroz!!!!

Política Nacional de Irrigação

Produção - irrigação



Negócios
A ousadia e a meritocracia sempre foi a marca característica de Jorge Paulo Lemann. Fez com seus "discípulos" Marcel Telles e Beto Sicupira uma parceria invejável e assim, os colocou na lista dos homens mais ricos do mundo (1). Em nossos canais de comunicação tenho destacado os movimentos desde empresário como uma motivação a todos. Em 1998 já registrávamos o seu movimento, na verdade uma retirada estratégica. Dez anos mais tarde, dava exemplo ao não faltar à um compromisso assumido, mesmo estando a frente de um dos negócios mais ousados do mundo, havia feito uma oferta de 46,3 bilhões de dólares pelo controle da indústria cervejeira Anheuser-Busch, a maior dos Estados Unidos. Seu grupo de investimento, o G3 Capital, assumiu o controle do Burger King (1, 2), e novamente virou notícia no mundo inteiro, e, agora, Lemann e seus sócios, se associam ao amigo que é o 3o. homem mais rico do mundo, Warren Buffet, e assumem o controle da fabricante norte-americana de ketchup H.J. Heinz Company, e novamente viram notícia no mundo todo (1). O New York Times chega a destacar que com estes negócios Nova York volta aos "bons tempos de grandes aquisições".

Evento
"Science as an open enterprise: open data for open science" será o título do evento promovido pela FAPESP no dia 28 de fevereiro de 2013. O palestrante será Philip Campbell, Editor-Chefe da revista Nature. De acordo com a chamada para o evento deve haver melhora na comunicação de dados de pesquisa dos projetos que financiam, reconhecendo aqueles que poderiam maximizar a usabilidade e boa comunicação dos seus dados, incluindo os custos de preparação de dados e metadados como parte dos custos do processo de pesquisa. A inscrição é gratuita!


Negócios - dicas
- O que você faz para encurtar a duração de reuniões? "Minha agenda não me pertence, passo muito tempo em reuniões. Para otimizar esse tempo, eu adoto algumas regras." São eleas:
60 MINUTOS: "Uma reunião não pode durar mais do que uma hora. Se não houver tempo de discutir algo complexo ou importante, marcamos mais um encontro."
INSTANTÂNEO: "Para assuntos sobre os quais não é preciso pensar muito, como confirmar o horário de um voo, troco mensagens com minha secretária pelo Whatsapp".
ESQUEÇA A CARMINHA: "Assuntos paralelos devem ser cortados de cara, mesmo que isso não seja simpático. Não dá para contar histórias do dia ou discutir se a Carminha vai morrer no fim da novela."
INÍCIO E FIM: "Sempre começamos indicando a pauta da reunião, listada em ordem de importância, e terminamos com a lista de tarefas de cada profissional."

Entretenimento


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características