Em 24 de fevereiro, atualizando as notícias da agricultura
"O melhor é encontrar o bom líder dentro da própria organização. Você já o conhece, você já o viu trabalhar e conhece os pontos fortes e fracos." (Jorge Paulo Lemann, Folha de São Paulo, 31 de julho de 2005, p. B2.)
O manejo da irrigação, ou seja, o quanto e quando irrigar, é uma importante prática que se bem feita pode resultar em aumento das receitas líquidas do produtor. Ele pode ser feito medindo o estoque de água no solo através de sensores ou estimando a perda de água para a atmosfera, em processo que chamamos de evapotranspiração. Assim, sabendo-se quanto se perdeu, podemos promover a adequada reposição ao solo e assim garantir as condições para o ótimo desenvolvimento das plantas.
Para se estimar a evapotranspiração são necessários dados climáticos obtidos na região onde o irrigante está inserido. A UNESP Ilha Solteira mantem em operação a Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista, que é um conjunto de estações automáticas instaladas entre as margens direita do rio Tietê e esquerda do rio Grande, que monitoram as variações do tempo e as divulga a intervalos de cinco minutos na Internet, permitindo que diferentes profissionais de diversas áreas desenvolvam trabalhos ligados ao clima, incluindo o manejo da irrigação, uma vez que a evapotranspiração de referência é estimada e divulgada.
Mas o que é evapotranspiração? Seria a perda de água do solo por evaporação e pela planta por transpiração para atmosfera. Esses dois processos ocorrem concomitantemente e, devido à sua necessidade de mensuração (ou estimação), denominou-se evapotranspiração. É um indicador de quanto de água é consumida pelas culturas, árvores, jardins, campos esportivos para seu crescimento saudável e elevadas produtividades.
Temos a evapotranspiração de referência e a da cultura. A de referência, refere-se a uma planta padrão ou de referência, no caso, a grama batatais, cuja perda de água depende apenas das variáveis climáticas, e serviu para a calibração das dezenas de métodos de estimativa desenvolvidos. A UNESP divulga a evapotranspiração de referência obtida pelo método de Penman-Monteith.
Já a evapotranspiração da cultura é a perda de água do solo por evaporação e por transpiração de uma planta cultivada ou de interesse e este valor varia em função das variáveis climáticas e da fase fenológica da cultura.
Na prática, para saber quanto de água foi perdida por uma cultura qualquer, devemos multiplicar a evapotranspiração de referência (ETo) pelo coeficiente de cultura, chamado de Kc, que varia de acordo com o tipo de cultura e com a fase da fenológica dela. Ou seja, Etc = Eto x Kc.
Portanto, para fazer o manejo da irrigação, devemos ter a informação da evapotranspiração de referência e dos coeficientes de cultura, estes obtidos em tabelas construídas a partir de experimentos em campo, que deverão ser multiplicados pela evapotranspiração de referência. Para o noroeste paulista, estas informações podem ser acessadas na canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira em http://clima.feis.unesp.br. E este foi o tema do nosso encontro desta semana no Pod Irrigar, o PodCast da agricultura irrigada.
ESALQ-USP terá novo Professor de Agrometeorologia
Esta semana fizemos parte da Banca Examinadora do concurso para Professor de Agrometeorologia na ESALQ-USP. Conosco nesta atividade de grande responsabilidade os Doutores Sergio Oliveira Moraes (ESALQ-USP), Elias Fernandes de Souza (UENF), Paulo Sentelhas (ESALQ-USP), e Mário José Pedro Júnior (IAC).
Primeiro dia de trabalho! Da esquerda para a direita Professores Sérgio Moraes, Elias Souza, Paulo Sentelhas, Fernando Tangerino e Mário Pedro Júnior.
O primeiro dia do concurso aconteceu concomitantemente com o primeiro dia de matricula e a ESALQ-USP tem um esquema muito bom de recepção dos Calouros, divulgando todas as atividades em que o aluno pode se envolver. Das opções artísticas até esportivas ou culturas e claro, de ensino e pesquisa são apresentadas em bancadas e envolvimento de alunos veteranos.
Recepção de calouros, muitos acompanhados dos pais, para a matrícula na ESALQ-USP. No centro da foto o túmulo do Luiz de Queiroz.
Decisão de grande responsabilidade e o indicado deverá assumir as atividades do competente e prestigiado Professor Luiz Roberto Angelocci. A concorrência foi grande com 14 candidatos inscritos. Chegaram ao final do concurso que ocupou a semana toda apenas 7 candidatos.
Últimos momentos de trabalho! Da esquerda para a direita Professores Sérgio Moraes, Elias Souza, Paulo Sentelhas, Fernando Tangerino e Mário Pedro Júnior.
Na foto acima, enquanto a Ata do concurso estava sendo lavrada, aproveitamos para registrar a satisfação de um trabalho tranquilo e de grande aprendizado, e claro, o convívio intenso de uma semana só faz aumentar os laços de amizade entre os participantes.
Acima e abaixo, o registro do momento de atenção e tensão enquanto era lida a Ata do Concurso.
E o Engenheiro Agrônomo Fábio Ricardo Marin, que fez uma carreira brilhante na EMBRAPA, com passagem no Pós-Doutoramento por Gainesville - Florida e intensa cooperação internacional, com 48 artigos completos em periódico indexado, 3 livros publicados, 9 capítulos de livros e também Professor da PUC - Campinas e 27 Orientações de Iniciação Científica concluídas, será o próximo ocupante da cadeira de Agrometeorologia da ESALQ-USP. Desejamos ainda mais sucesso, Fábio sabe que a responsabilidade é grande, e está de PARABÉNS!!!
Não é um concurso nada fácil, e esperamos que a participação dos demais candidatos seja como mais uma das experiências de vida e possam aproveitá-la oportunamente, pois afinal, todos tem sua dedicação comprovada em seus curricula, que inclui uma ótima formação técnica e vivência no exterior. Em seu Memorial, em relação ao seu futuro Departamento e área de trabalho, Fábio escreve: "... nossa disposição é a de somar esforços para que as metas traçadas em conjunto possam ser atingidas." Parabéns também ao Departamento de Engenharia de Biossistemas pelo novo Colaborador!
Fábio Marin, feliz com a conquista, mas sempre sob o olhar atento do Luiz de Queiroz!!!!
Política Nacional de Irrigação
Produção - irrigação
Produtores do Rio Grande do Sul ampliam investimentos em irrigação e as perdas de produção passadas e acesso ao crédito motivam busca por equipamentos e fazem indústria ampliar jornada. Escaldados pela seca do ano passado, que provocou perdas generalizadas nas lavouras, os produtores gaúchos não esperam mais pelo desempenho do clima para investir em irrigação. A procura é tanta que algumas indústrias do setor ampliaram os turnos de trabalho. Além disso, as linhas de crédito estimulam o mercado.
E em Pernambuco, convênio que vai beneficiar 893 agricultores com kits de irrigação é assinado durante inauguração de barragem. Num momento de seca - apontada como umas das maiores registradas nos últimos quarenta anos no semiárido nordestino-, os moradores das área de sequeiro do município de Afrânio, sertão de Pernambuco, a 785 quilômetros de Recife, foram beneficiados com a inauguração da barragem de Barreiro Grande, dia 21 de fevereiro de 2013. O empreendimento vai beneficiar cerca de 12 mil pessoas da região.
Negócios
A ousadia e a meritocracia sempre foi a marca característica de Jorge Paulo Lemann. Fez com seus "discípulos" Marcel Telles e Beto Sicupira uma parceria invejável e assim, os colocou na lista dos homens mais ricos do mundo (1). Em nossos canais de comunicação tenho destacado os movimentos desde empresário como uma motivação a todos. Em 1998 já registrávamos o seu movimento, na verdade uma retirada estratégica. Dez anos mais tarde, dava exemplo ao não faltar à um compromisso assumido, mesmo estando a frente de um dos negócios mais ousados do mundo, havia feito uma oferta de 46,3 bilhões de dólares pelo controle da indústria cervejeira Anheuser-Busch, a maior dos Estados Unidos. Seu grupo de investimento, o G3 Capital, assumiu o controle do Burger King (1, 2), e novamente virou notícia no mundo inteiro, e, agora, Lemann e seus sócios, se associam ao amigo que é o 3o. homem mais rico do mundo, Warren Buffet, e assumem o controle da fabricante norte-americana de ketchup H.J. Heinz Company, e novamente viram notícia no mundo todo (1). O New York Times chega a destacar que com estes negócios Nova York volta aos "bons tempos de grandes aquisições".
Evento
"Science as an open enterprise: open data for open science" será o título do evento promovido pela FAPESP no dia 28 de fevereiro de 2013. O palestrante será Philip Campbell, Editor-Chefe da revista Nature. De acordo com a chamada para o evento deve haver melhora na comunicação de dados de pesquisa dos projetos que financiam, reconhecendo aqueles que poderiam maximizar a usabilidade e boa comunicação dos seus dados, incluindo os custos de preparação de dados e metadados como parte dos custos do processo de pesquisa. A inscrição é gratuita!
Governo quer assentados menos dependentes, afirma o ministro Gilberto Carvalho que diz que preocupação é haver condições adequadas. O ministro Carvalho reconheceu falhas na política federal de reforma agrária, dizendo que vários assentamentos se transformaram em "favelas rurais". "É real e, infelizmente, verdadeiro que no Brasil há muitos assentamentos que se transformaram quase que em favelas rurais", disse na ocasião para justificar a política adotada por Dilma, a presidente que menos desapropriou áreas para assentamentos nos últimos 20 anos.
Negócios - dicas
- O que você faz para encurtar a duração de reuniões? "Minha agenda não me pertence, passo muito tempo em reuniões. Para otimizar esse tempo, eu adoto algumas regras." São eleas:
60 MINUTOS: "Uma reunião não pode durar mais do que uma hora. Se não houver tempo de discutir algo complexo ou importante, marcamos mais um encontro."
INSTANTÂNEO: "Para assuntos sobre os quais não é preciso pensar muito, como confirmar o horário de um voo, troco mensagens com minha secretária pelo Whatsapp".
ESQUEÇA A CARMINHA: "Assuntos paralelos devem ser cortados de cara, mesmo que isso não seja simpático. Não dá para contar histórias do dia ou discutir se a Carminha vai morrer no fim da novela."
INÍCIO E FIM: "Sempre começamos indicando a pauta da reunião, listada em ordem de importância, e terminamos com a lista de tarefas de cada profissional."
Entretenimento
Conheça a beleza de Ilha Solteira em fotos e uma pequena parte da sua história! E para quem gosta de pescaria, pressione para conhecer os locais de pesca no rio Paraná!
Comentários
Postar um comentário