5 de maio com notícias
"Somos donos de nossos atos, mas não donos de nossos sentimentos." Mario Quintana
Esta semana que passou estudamos principalmente o manejo da irrigação, ou seja, o quanto e o quando irrigar, vimos que podemos fazer esta operação baseada em controles atmosféricos, via solo, via planta ou controle combinado (na California 55% do manejo é feito via solo) e ainda que podemos adotar a frequência de irrigação fixa ou variável, neste caso não sabendo o quanto irrigaremos e no outro caso, temos sempre a mesma lâmina sendo aplicada. A estratégia depende do sistema, solo, da cultura e das condições operacionais da propriedade. As bases para o manejo da irrigação via atmosfera está na estimativa da evapotranspiração de referência e na escolha do coeficiente de cultura (Allen et al, 1998; Allen, 2012; Snyder, 2012; Hornbuckle, 2012). Mantemos a Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista e ofertamos a evapotranspiração de referência (ETo) como apoio ao irrigante através do canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira. Miguel de Castro Neto descreve um sistema português com destaque para a parte computacional necessária ao suporte de decisão.
No tema evapotranspiração, a referência para estudos é o Boletim 56 da FAO (FAO Irrigation and Drainage Paper no. 56) de Richard Allen (Univ. Idaho), Luis Santos Pereira (Univ. Lisboa), Dirk Raes (Katholic Univ., Leuven, Belgium) e Martin Smith (FAO, Roma). Rick Allen esteve aqui na UNESP Ilha Solteira participando da montagem da Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista. O Boletim 56 está disponível também PDF. Allen também é o autor do estudo "Using the FAO-56 dual crop coefficient method over an irrigated region as part of an evapotranspiration intercomparison study", outra referência quando se fala de consumo de água pelas plantas.
Exemplo de manejo da irrigação via atmosfera!
O monitoramento climático e software SMAI desenvolvido pela UNESP ILha Solteira foram destaques na TV Tem e assista também o making-off da gravação para a TV Globo. Faça o DOWNLOAD AQUI do SMAI! Sobre o manejo da irrigação baseado na evapotranspiração a Monsanto implementa gestão eficiente de água em lavouras de milho e sorgo. Veja a matéria.
Em relação ao manejo da irrigação via solo há a necessidade de se medir a umidade no solo e a partir daí chegar ao total de água armazenado na faixa que representa a profundidade efetiva do sistema radicular. Para tanto a curva de retenção de água no solo é fundamental e o modelo de Genucthen (1980) é muito útil para trabalharmos matematicamente estes dados e Dourado Neto et al (2000) escreveram o software SWRC que nos ajuda muito na modelagem, na busca pelos parâmetros do modelo e com estes dados podemos também construir com este conhecimento, o tensiômetro de faixa, ou "semáforo". Os livros-textos (didáticos), bem como os softwares e sítios para os temas abordados estão disponíveis no canal "Atividades Acadêmicas - Bibliografia" no canal da Área de hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira.
Consideramos o maior de todos os desafios é a implantação do manejo da irrigação pelo irrigante, exatamente por demandar conhecimento técnico e prática diária de coleta de informação e cálculos para a tomada de decisão. Trata-se de um grande desafio em qualquer lugar do mundo em que se use a irrigação para garantir as elevadas produtividades. Veja alguns exemplos de eventos para treinar e disseminar o conhecimento neste tema na Nova Zelândia (1) e Estados Unidos (Oregon, Maryland). Mas assita também o depoimento de irrigante no Perímetro Baixo Acaraú no Ceará e os cuidados com os tensiômetros para o manejo da irrigação. A previsão do tempo é uma ferramenta importante e deve ser utilizada em conjunto para decidir o início da irrigação. Vários serviços estão disponíveis, o Forecast é apenas mais um exemplo!
Divulgando a agricultura irrigada
A Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira tem entre os seus princípios transformar dados em informação, democratizar conhecimento e assim acredita que pode contribuir para a modernização da nossa agropecuária. Fazemos isso utilizando várias tipos de linguagem para atingir diferentes usuários através de diferentes canais de mídia baseados na Internet e operados por Bolsistas através do projeto de Extensão Universitária "Planejamento e Gerenciamento Hidroagrícola e Ambiental".
No Facebook, último canal de comunicação implementado pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, o objetivo tem sido cumprido, que é atingir o público mais jovem com informações sobre agricultura irrigada e climatologia aplicada à irrigação. De 1 de fevereiro a 30 de abril de 2013 a FAN PAGE Institucional registrou a participação de 34,1% (19,8% homens e 14,3% mulheres) de pessoas entre 18 e 24 anos e 33,3% (18,7% homens e 14,6% mulheres) entre 25 e 34 anos, com pico de alcance que chegou a 437 pessoas em um único dia.
Falamos sobre agricultura irrigada como entrevistado do Jornalista Otávio Ceschi Júnior na Conversa Franca do programa Dia Dia Rural no canal Terraviva do Grupo Bandeirantes de Comunicação e também com o Jornalista Tobias Ferraz de maneira mais abrangente no programa TerraViva Sustentável, onde discorremos sobre o uso das tecnologias de irrigação e da água de forma racional. Na rádio Jovem Pan e em ouras oportunidades também comentamos a agricultura irrigada como fator de desenvolvimento sócio-econômico regional.
No Agrishow, logo na entrada encontramos Pedro Garcia, grande parceiro de ABNT e amigo de longa data. Também na foto, Marcelo Suzuki, Fernando Tangerino, Marcelo Shimada e Eduardo Vieira.
Eventos - Agrishow - Pod Irrigar
Estivemos no dia 1o. de maio de 2013 no Agrishow, a maior feira de negócios da agropecuária da América Latina, com quase 800 expositores representando todos os setores do agronegócio, cobrindo desde a agricultura familiar até a mais moderna agricultura, que inclui a agricultura de precisão e os sistemas de irrigação.
Fernando Tangerino, Alfredo Mendes e Marcelo Suzuki
Marcelo Suzuki, Carlos Barth, Fernando tangerino e Francisco Nuevo.
Visitamos stands, encontramos alunos, amigos e conhecemos os novos profissionais no mercado, encontrando-os motivados e bem formados tecnicamente e ainda conhecemos inovações em sistemas de irrigação e constatamos o setor em alta - que cada vez mais se profissionaliza - e agropecuaristas vão deixando para trás os canos ligados que jogam água ao solo, para apostarem que a lucratividade estará ligada ao fato de contarem com bons e adequados projetos de irrigação e para isso investem em sistemas com cálculos hidráulicos precisos, que contemplam as necessidades de evapotranspiração e o balanço hídrico das culturas e ainda contam com emissores modernos e que agregam tecnologia para entregar água de forma uniforme, no momento e na quantidade certa.
Fernando Ribeiro, Mauro Suzuki, Fernando Tangerino e Cláudio Furukawa.
Fernando Tangerino e Roberto Salzano.
A automação da irrigação está cada vez mais presente em todos os sistemas, desde a aspersão convencional, a microaspersão, o gotejamento e o pivô central, por exemplo e ainda controles e acionamentos remotos através comunicação via rádio ou modem celular e cada vez mais utilizados, ampliando o controle e a gestão de todo o processo produtivo. Em resumo, a tecnologia está ´disponível e presente desde as pequenas até as grandes propriedades. Ficamos sabendo também que Antonio Alfredo Teixeira Mendes assume mais um desafio na NaanDanJain, passando de Diretor Geral no Brasil para Diretor Geral para a América Latina, o que significa coordenar as operações comerciais desde o México até a Argentina e Chile, no extremo sul do continente. A Valmont tem novo Diretor-Presidente e João Batista Rebequi já está a frente da empresa e também Eugenio Brunheroto está de volta ao mercado de irrigação, à frente da Bauer do Brasil.
Fernando Tangerino, o Zootecnista que virou irrigante Eduardo Tannous e Leandro Preuss
Com Francisco Mentem, o paulista que virou "mineiro".
Todos assumem novos desafios em um momento especial, logo após a Política Nacional de Irrigação ter sido sancionada, encontrando o mercado de irrigação nacional em alta e deverão manter suas equipes motivadas em ação conjunta com os agropecuaristas, que devem continuar acreditando na modernização de seus negócios como única via realista para aumentar a competitividade do setor e assim manterem seus investimentos na agricultura irrigada. Portanto amigos, fé e obra e viva a agricultura irrigada! Este foi o tema do Pod Irrigar - o Pod Cast da agricultura irrigada - desta semana. Ouça-o!
Luís Roberto Moraes, Fernando Tangerino e Marco Moretti.
E depois do Agrishow, não poderia deixar de visitar o Pinguim,lá na Praça, com os Colaboradores da Irrigaterra e o Fernando Henrique, que pode, enfim, conhecer este "tal de agronegócio". Foi um cansativo, mas ótimo dia, estar com amigos, rever outros antigos e ainda conhecer um pouco mais sobre o mercado envolvido com a agricultura irrigada.
Confira as datas importantes para o XXIII CONIRD: até 16 / 06 / 2013 deve ser feita as inscrição de trabalhos conforme normas apresentadas. Até 16 / 07 / 2013: informação aos autores do aceite dos trabalhos com comentários e sugestões dos revisores e até 16 / 08 / 2013 os autores enviarão os trabalhos revisados. Saiba mais sobre o CONIRD 2013.
Agricultura irrigada
No Agrishow encontramos um amigo que é empresário de projetos e equipamentos de irrigação e ao perguntar como estava o setor no Ceará, de pronto me respondeu: "se chover vamos vender bastante, caso contrário, continuaremos parado". Explico o paradoxo: com a seca intensa que atinge o nordeste não há água para se captar, portanto, sem água, não há como funcionar a irrigação. No Rio Grande do Sul, a estiagem provocou desempenho negativo de 27,6% na agropecuária, resultando em mais um ano de perdas para o Estado.O Estado investe em política para inclusão social e produtiva através de kits de irrigação.
E o Ministério da Integração Nacional elabora estudo para expandir a irrigação no Brasil. Trabalho terá como foco a água como bem público sob a ótica da sustentabilidade ambiental com responsabilidade social. Já o Espírito Santo que tem uma forte cafeicultura irrigada discute a elaboração do Plano Diretor de Irrigação.
Assim como outras empresas, a Tigre apresentou na Agrishow novos produtos para sistemas de irrigação, que complementam a linha existente são tubos de PVC e novos Registros.
"Irrigação da bananeira" é o mais novo livro da Embrapa Mandioca e Fruticultura e está disponível gratuitamente na forma on-line. A publicação de 280 páginas e tem o pesquisador Eugênio Ferreira Coelho como editor técnico e a publicação é uma parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBaiano) de Guanambi e Senhor do Bonfim. Parabéns Eugênio por mais este trabalho! Faça o download!
Mauro Zafalon alerta que clima desfavorável nos EUA poderá ajudar produtor brasileiro e os Estados Unidos poderão novamente segurar a renda nos campos do Brasil. O plantio de milho está com o maior atraso da história, devido ao clima frio, inclusive com neve em pleno maio. Essa mesma neve que retarda o plantio poderá se tonar excesso de água nos rios nas próximas semanas, provocando enchentes e dificultando o plantio de soja.
E a técnica do plantio direto reduz perdas e eleva produtividade no campo. Saiba mais!
Empreendedorismo - Negócios - Oportunidades
Mauro Zafalon alerta que clima desfavorável nos EUA poderá ajudar produtor brasileiro e os Estados Unidos poderão novamente segurar a renda nos campos do Brasil. O plantio de milho está com o maior atraso da história, devido ao clima frio, inclusive com neve em pleno maio. Essa mesma neve que retarda o plantio poderá se tonar excesso de água nos rios nas próximas semanas, provocando enchentes e dificultando o plantio de soja.
E a técnica do plantio direto reduz perdas e eleva produtividade no campo. Saiba mais!
Empreendedorismo - Negócios - Oportunidades
Com o desemprego em alta na Europa (Zona do Euro tinha 11% de desemprego em março de 2012 e hoje tem 12,1%, Espanha en 26,7% e Portugal em 17,5%), especialmente entre os jovens, muitos acreditam que o Brasil é o país de oportunidades e vislumbram empregos por aqui e assim a competitividade pela mão de obra deve aumentar se vistos de trabalho forem conseguidos. Para alívios dos Engenheiros Agrônomos e Agrícolas e de áreas correlatas, o segmento agroalimentar de Portugal é o único a manter crescimento e criar postos de trabalho em meio à crise, mas o desemprego é de quase 40% entre portugueses de até 24 anos. O desemprego causado pela crise atingiu com força a mão de obra jovem. Se no país como um todo a taxa fechou 2012 em 15,7%, entre os jovens chegou a 37,7% - quase quatro em cada dez portugueses com até 24 anos de idade não têm trabalho. Embora a economia portuguesa tenha recuado cerca de 3% em 2012, o setor agroalimentar fez o caminho inverso e cresceu 2,8%. E Portugal tenta reduzir deficit com Brasil e o setor agrícola aposta na exportação de frutas frescas, sobretudo nas peras, para conseguir aumentar as vendas de produtos rurais para o Brasil e, com isso, tentar equilibrar um pouco a balança comercial entre os dois países. Em 2012, comércio resultou em superavit de R$ 1,25 bilhão para brasileiros. Azeite representa quase 20% do que portugueses exportaram ao Brasil e ministra de Portugal tenta remover entraves burocráticos.
Eventos com o Agrishow servem também para manter o networking entre os profissionais e também como oportunidade de prospectar novas oportunidades e até mesmo, verificar quais as demandas técnicas ou habilidades o mercado tem exigido e assim, procurar uma capacitação maior e garantir a competitividade do emprego.
E você, sabe qual a sua melhor habilidade ou o seu ponto forte? Muitos brasileiros tem se destacado pela originalidade e criatividade e se tornam líderes em seus segmentos. Alex Atala, Helena Rizzo e Roberta Sudbrack são alguns desses profissionais e estão entre os melhores Chef do mundo. Confira os renomados chefs ensinanando como fazer um camarão com chuchu e um quiabo defumado em camarão semicozido. Confira as receitas mostradas na série Gosto Brasil, do Mundo S/A. Mas saiba também quais são os 50 melhores restaurantes do mundo.
A Raizen - lider no mercado sucro alcooleiro, estará apresentando seu Programa de Estágio no dia 10/05/2013, às 10 horas, no Anfiteatro D1. Que tal conferir mais esta oportunidade? A Raizen também estará contratando Engenheiro Agrônomo ou com término previsto para julho de 2013 para trabalhar na Unidade Mundial em Mirandópolis - SP. Interessados entrar em contato pelo telefone (18) 3701-9100 ou enviar e_mail para juliane.favero@raizen.com.
E você nasceu para ser um líder? Se preparou para isso? Assista e confira! E quem é o líder? E o líder da torcida?
Entretenimento
A dica vem de Júlia Rodrix que nos escreve "Pedro Altério e Bruno Piazza. Escute-os! O Bruno é pianista clássico e conheceu o Pedro Altério, que faz parte dos Cinco a Seco. Resolveram fazer um disco que ninguém deu muita bola. O resultado foi espetacular e o trabalho merecidamente está sendo reverenciado como um dos discos mais bem produzidos do ano!". Com um som que propõe uma mistura de elementos da música erudita e da MPB, a dupla teve seu álbum de estreia com um repertório que traz composições também de Breno Ruiz, Dani Black, Paulo Novaes e Pedro Viáfora. Pedro Altério e Bruno Piazza, simplesmente excelente, som gostoso demais de escutar e curtir! Assista também Pedro Altério e Bruno Piazza no Estúdio Showlivre, que assim descreve a dupla "Pedro e Bruno se conheceram no projeto Quinta Dissonante - encontros musicais, abertos ao público, em formato de jams sessions, organizados mensalmente por amigos em comum. Pensando na ideia do show que fariam juntos estabeleceram naturalmente uma ponte entre o trabalho dos dois: o universo erudito e a música popular. Estava plantada a semente do que se transformaria no CD da dupla concluído após um ano de trabalho. Outra Júlia, a Fuscaldi, traz uma resenha de profissional sobre a dupla. Confira também!
Em 6 de maio, a irrigação foi de 2 horas entre as 15 e 17 horas.
ResponderExcluir