Agricultura irrigada em 26 de maio de 2013

Tudo pode ser tirado de uma pessoa, exceto uma coisa: a liberdade de escolher sua atitude em qualquer circunstância da vida, ou seja, o seu livre arbítrio". (Recebido pela Internet)

Esta semana que passou não tivemos aula, sendo substituída pelo ENCIVI, que trouxe à Ilha Solteira diferentes profissionais e foi uma ótima oportunidade de conhecer outros pontos de vista. Todavia, trata-se de uma semana onde se espera a participação de todos os alunos e assim, é considerada semana letiva. E amanhã teremos a segunda prova de Irrigação e Drenagem e naturalmente gostaríamos de registrar um ótimo desempenho de todos os alunos, mostrando aprendizado e competência. Destacamos também o trabalho desenvolvido pela Monitora Yane Freitas, com muita seriedade e comprometimento.

Agricultura irrigada
Governo Federal quer identificar áreas e culturas com maior potencial para irrigação e encomendou um estudo para identificar as áreas e as culturas com potencial de irrigação. Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o país aproveita apenas 15% do potencial irrigável. O Plano Diretor Nacional de irrigação conta com a parceria do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), que tem até outubro para fazer esse diagnóstico e apontar soluções para o incremento da agricultura irrigada. O governo acredita que vai ser possível dobrar a produção, que hoje está em cinco milhões de hectares, segundo a Agência Nacional de Águas, em um prazo de seis anos. Segundo o secretario Nacional da irrigação do Ministério da Integração Nacional, Guilherme Orair, é importante apostar na melhoria dessas ações, "A irrigação leva ao aumento da produtividade, mas ela leva também a redução do risco climático associado à atividade agrícola. Então esse é o caminho como levar a informação ao agricultor". Saiba mais!


Economia, safra, produção e escassez de água e saneamento
Por tradição, a FSP sempre traz dois Editoriais diariamente, publica apenas um quando quer configurar importância maior sobre o que pensa sobre determinado tema. É o que fez em 19/05/203 sobre os rumos da nossa economia e a inanição do Governo de enfrentar na medida certa o problema. Em "A indústria de Dilma" afirma que a Presidente consome mandato com administração miúda de gargalos da economia legados por antecessor e que o país ainda ignora seu plano para o futuro. Começa assim: "Por que o crescimento do PIB no Brasil é tão baixo, e a inflação, tão persistente? A pergunta, frequente no debate econômico até 2006, foi eclipsada pela euforia do segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quando a alta do PIB alcançou 4,6% ao ano e os preços estavam sob razoável controle. A desaceleração do crescimento para 1,8% ao ano no governo da presidente Dilma Rousseff e a debilidade prevista também para 2013 vieram evidenciar que a realidade não era tão brilhante. A inflação alta, por sua vez, reavivou a percepção de que o país está longe de superar seus gargalos internos. O combustível da aceleração no período 2007-2010 foi a arrancada da China no mercado global, que transformou a divisão internacional do trabalho. Sua voracidade por matérias-primas fez os preços dispararem. Países emergentes com tradição de exportadores de alimentos, energia e minerais se beneficiaram. No caso brasileiro, o bônus externo foi canalizado para o inchaço do gasto público, em especial após a crise financeira mundial de 2008. A bonança externa e o crédito fácil permitiram também incrementar o consumo de bens duráveis e serviços, mas os sinais de esgotamento do modelo são evidentes..." e termina assim: "... Do lado institucional, urge eliminar amarras burocráticas, modernizar agências reguladoras, reduzir o intervencionismo do Planalto e destravar a contratação de parcerias público-privadas para grandes obras de infraestrutura. Nos próximos anos, a demanda externa por matérias-primas será menor, com a reorientação do modelo chinês. Nunca foi tão urgente, para o Brasil, concatenar soluções inovadoras para liberar a economia de suas travas e desfazer a miragem da autossuficiência. Nunca, porém, pareceu tão aguda a ausência de um núcleo de pensamento estratégico no entorno da presidente Dilma Rousseff." Mas vale a pena ler na íntegra!





RS: Irrigação avança como alternativa em propriedades rurais de Tuparendi. A implantação de sistemas de irrigação tem avançado no município de Tuparendi, Noroeste gaúcho, como perspectiva de diminuição dos efeitos de intempéries climáticas sobre as lavouras e pastagens e consequente maximização da renda. Atualmente, 13,5 hectares de área no meio rural do município, que tem vocação para atividade leiteira, contam com sistema de irrigação. A alternativa ganha força entre os agricultores familiares a partir do acesso a programas de irrigação disponibilizados pelo Governo do Estado nos últimos anos. Na propriedade de Moacir Gervásio da Silva, morador da comunidade de Cerro Alto, o sistema de irrigação por aspersão convencional traz novas perspectivas para os 2,7 hectares de pastagens irrigadas. A tecnologia, instalada no início deste mês, servirá para diminuir os efeitos da estiagem que periodicamente atinge a região, além de intensificar e qualificar o manejo de bovinos de leite a base de pasto, reduzindo custos. O envolvimento de diferentes entidades culminou na implantação da tecnologia.

Eventos
Voltamos a destacar o XXIII CONIRD - Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem, o mais tradicional evento da agricultura irrigada e que este ano acontecerá em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano, de 13 a 18 de outubro, mantendo a tradição de acontecer em regiões alternadas do país para assim contribuir não somente com a parte científica, mas também estimular a melhoria do uso da água e a ampliação da área irrigada no Estado sede do evento. A promoção é da ABID - Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem, que é também o  Comitê Nacional Brasileiro do ICID - International Commission on Irrigation and Drainage (ICID) e se associou à diferentes entidades regionais, estaduais e nacionais para que mantenha também a tradição de ser o CONIRD um evento eclético e coroado de sucesso. Para Helvécio Saturnino, Presidente da ABID, "Aproveitar ao máximo essas parcerias é motivo de permanentes estímulos e desafios". Assim, o CONIRD 2013 terá cinco dias de atividades relacionadas ao desenvolvimento sustentável do agronegócio calçado na agropecuária irrigada. A parte científica está sendo coordenada pelos professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), que já estão recebendo os artigos científicos e iniciando as análises da qualidade dos trabalhos. São 10 as áreas técnicas possíveis de submissão cobrindo todos os aspectos envolvidos com a agropecuária irrigada, a drenagem de terras, salinidade, qualidade da água, a hidráulica de sistemas e a análise econômica dos sistemas de produção e equipamentos. As normas podem ser encontradas a partir do sítio http://www.conird.com.br e fiquem atentos nas datas. Os artigos científicos ou técnicos devem ser enviados até o dia 16 de junho de 2013. As áreas de submissão são Irrigação: relações solo-água-planta, manejo, fertirrigacao, Engenharia de irrigação e drenagem, hidráulica de sistemas, Drenagem e salinidade, Recursos hídricos: hidrologia aplicada, gestão e manejo de bacias hidrográficas, Qualidade e reuso de água, Agroclimatologia, Consumo de água pelas plantas e eficiência de uso de água, Geoprocessamento e sensoriamento remoto, Impactos ambientais da agricultura irrigada e Tecnologias adaptativas. Trabalhos científicos poderão ser enviados e apresentados e assim, fiquem atentos para participar consultando as informações disponibilizadas no sítio da ABID a partir de http://www.abid.org.br. Escute também sobre o CONIRD no Pod Irrigar, o Pod Cast da agricultura irrigada. Não descuide das datas importantes para o XXIII CONIRD: até 16 / 06 / 2013 deve ser feita as inscrição de trabalhos conforme normas apresentadas. Até 16 / 07 / 2013: informação aos autores do aceite dos trabalhos com comentários e sugestões dos revisores e até 16 / 08 / 2013 os autores enviarão os trabalhos revisados. Saiba mais sobre o CONIRD 2013.



Informática e imagens
Internet vira parte da rotina de quem tem pelo menos 50 anos e faixa etária tem maior expansão no uso da web no país, diz IBGE. O total de pessoas que acessam a internet nesse perfil disparou 222% de 2005 para 2011, a maior alta entre as faixas de idade.

Negócios e oportunidades


Eu adoro café, bebo muitas xícaras ao longo do dia. Uns dizem que faz bem, outros que faz, mas não dispenso nunca a oportunidade de degustar um café. Leio na FSP a matéria "O poder da cafeína", parece que faz mal, mas também diz que faz bem. Na matéria diz "A Associação Americana de Pediatria não recomenda o consumo de cafeína e outros estimulantes e diz não haver nível seguro para essa faixa etária. Para adultos, a FDA sugere o limite de 420 mg por dia, equivalente a quatro ou cinco xícaras de café. O consumo excessivo de cafeína pode causar ansiedade, dor de cabeça, arritmia cardíaca e até infartos. Mas estudos mostram que a substância causa uma melhora temporária cognitiva e psicomotora em pessoas que não estão com o sono em dia, propriedade que é o chamariz dos produtos cafeinados. Para o neurologista Leonardo Ierardi Goulart, do hospital Albert Einstein, porém, o principal prejuízo relacionado ao uso "terapêutico" da cafeína é a ilusão de que se pode ultrapassar limites. A única coisa capaz de restaurar de forma eficiente as capacidades de um organismo é um bom período de sono. Se existe excesso de fadiga, é um sinal de sobrecarga ou de alguma doença e a atitude correta é buscar ajuda especializada. Tratar sonolência com estimulantes não é coerente. O pediatra José Luiz Setúbal, do Hospital Sabará, toca no mesmo ponto. É reflexo da nossa sociedade, que precisa estar sempre hiperestimulada." Segundo a matéria a cafeína melhora a performance cognitiva e psicomotora (especificamente o processamento lógicoe matemático e a velocidade de reação. Também gostei de saber que uma lata de Coca-Cola (350 ml) tem 33,5 mg de cafeína, uma xícara de café (240ml) tem de 65 a 120 mg de cafeína e uma lata de bebida energética (250 ml) tem 80 mg. Pronto!!! Vou tomar mais café menos Coca-Cola.

Entretenimento
Cabruêra é um grupo musical brasileiro, formado na Paraíba em 1998, e cuja principal característica é misturar influências do cancioneiro popular nordestino com diversas tendências musicais. O grupo, que foi apresentado pelo amigo, jornalista, escritor, tradutor e músico Teo Lorent (que me presenteou com um CD do grupo) está a 11 anos na estrada tocando para plateias dos mais diferentes idiomas, com passagens por importantes festivais no Brasil e na Europa. Formada por alunos da UFCG, em Campina Grande (PB), a banda reúne quatro músicos com diversas influências. O primeiro CD foi gravado em 2000 e relançado em 2001 pela Nikita Music. Ainda em 2001, o grupo fez sua primeira excursão à Europa recebeu o Kikito de "Melhor trilha sonora" no Festival de Gramado, pelo curta-metragem "A Canga", de Marcus Villar. No final daquele ano os integrantes do grupo se mudaram para o Rio de Janeiro. Participou de festivais na Inglaterra, Dinamarca, Itália, República Tcheca, Alemanha, França, Holanda, Bélgica, Suíça e Portugal, e seu segundo álbum foi lançado mundialmente em 2005 pela gravadora alemã Piranha Records. Teve músicas incluídas em diversas coletâneas lançadas no Brasil, Japão, EUA, Portugal, França e Alemanha. Também teve músicas sincronizadas em filmes e documentários no Brasil, EUA e Europa. Em 2001 o grupo recebeu o Kikito de "Melhor trilha sonora" no Festival de Gramado. Dos festivais no exterior destacam-se o MIDEM na França, o Roskilde na Dinamarca, a POPKOOM na Alemanha, WOMAD na Itália e o Montreux Jazz Festival na Suíça. No Brasil o grupo tem passagem pelo Abril Pro Rock, Goiânia Noise, Rec Beat, Mada, Festival Calango, Porto Musical, Feira Musica Brasil entre outros. Apreciem sem moderação! Passarada, Doce de cocoForró esferográfico, Ô de casa, ô de fora" (Bendito de São José)Ciranda e  Samba negro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características