Em 19 de maio de 2013, novas notícias

"Para criar inimigos, não é necessário declarar guerra, basta dizer o que pensa".
(Martin Luther King)

Tivemos também dois ótimo seminários hoje pela manhã: rrigação de parques, jardins e campos esportivos: luxo ou necessidade? (9,5) e Como a comunicação pode ajudar na modernização da agropecuária irrigada? (10). Este virou tema do Pod Irrigar desta semana! Parabéns! Esperamos que o empenho na preparação de bons textos e apresentações seja uma regra adotada por todos os alunos! 

As equações de perda de carga e as suas aplicações e continuamos o projeto de irrigação em citros utilizando microaspersores. Em um setor irrigado a perda de carga não pode passar de 20% da pressão de serviço distribuída entre a linha lateral (55%) e linha de derivação (45%). Veja em atividades acadêmicas exercícios e exemplos de dimensionamento. O uso de planilhas eletrônicas para a resolução do dimensionamento é incentivado e desejado para a fixação do aprendizado.


Eventos da semana
Estivemos no dia 14 de maio de 2013 ministrando palestra na CIPA da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira da CESP com o tema "O CLIMA NO NOROESTE PAULISTA E AÇÕES DA UNESP NA DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO", onde mostramos parte do nosso trabalho em sintonia com a necessidade de se produzir mais e melhor alimentos e ainda promover o desenvolvimento regional baseado na agricultura irrigada. 




E ontem - dia 18 de maio de 2013 estivemos participando do SAMPA - Simpósio de Adubação e Manejo de Pastagens promovido pelo GENAP - Grupo de Experimentação em Nutrição e Adubação de Plantas e PET Zootecnia - Programa de Educação Tutorial da UNESP Dracena, onde ministramos a palestra "Irrigação e fertirrigação em pastagens" para estudantes, profissionais da área e produtores rurais. Também tivemos a satisfação de encontrar o colega Ulisses Cecato (UEM), nosso Professor e amigo Vitti (ESALQ-USP) e ainda tivemos o nosso Orientado João Manetti apresentando a sua experiência com a irrigação em pastagem para gado de corte, com toda a estrutura financeira do negócio. 

 Também encontramos no nosso aluno José Eduardo Guillaumon que hoje brilha na Heringer.

Nosso Bolsista de Extensão Bruno Silva nos acompanhou em mais um evento e em breve teremos no canal da irrigação as informações detalhadas da nossa participação no SAMPA 2013.

Campos esportivos
Novo sistema de irrigação do Estádio Juca Sampaio já foi instalado e testado e o Itanhangá Golf Club inaugura sistema de irrigação mais moderno do mundo e já está funcionando nos 18 buracos do clube. O sistema do Itanhangá é o Integrated Control. Semelhante ao instalado recentemente pela Regatec no Maringá Golf Club, no Paraná, o novo sistema será responsável por calcular quanta água deve ser reposta em função da evapotranspiração das últimas 24 horas.

Para fazer o cálculo, o sistema leva em conta fatores como temperatura, vento, umidade relativa e radiação solar, entre outros. Desta forma, consegue definir como os aspersores devem se comportar, fazendo com que soltem a quantidade de água certa para cada ponto do campo.


Pod Irrigar e a importância da comunicação
Esta semana tivemos na disciplina de Irrigação e Drenagem um interessante e bem apresentado seminário com o título "Como a comunicação pode ajudar na modernização da agropecuária irrigada?" e as conclusões das alunas Laís, Marcela, Mariele, Nayara e Tatiane formaram a base do Pod Irrigar desta semana. Estas alunas concluíram que atualmente a globalização estando frente a frente com a era da comunicação, muitas empresas ainda apresentam dificuldades em atingir seu público alvo. É possível que a ausência de um profissional capacitado para a função seja a origem da dificuldade, posto que o processo de comunicação ultrapassa a troca de informações, caminhando paralelamente ao processo de gestão, sendo exigido que o gestor esteja apto a ter uma postura de pesquisa, ou seja, técnica, buscando sempre apresentar-se metodologicamente, e deixar de lado o individualismo. O gestor deve expor a comunicação de maneira eficiente, ou seja, o publico alvo deve entender a mensagem e ser servir dela.
Tratando-se do meio rural, a comunicação manifesta-se de forma importante e de certo modo mais complexa, considerando que é o setor mais afetado pelo comportamento do clima, que depende de inúmeros fatores técnicos inter-relacionados. 
Assim, os produtores têm a necessidade do conhecimento prévio de imprevistas intempéries, para que possam planejar suas atividades diárias, definindo estratégias de atuação a curto e médio prazo. Aos irrigantes, devem entendem também os processos que levam ao maior ou menor consumo de água pelas plantas, a chamada evapotranspiração e ainda executar a contabilidade entre esta, que representa a saida de água com a chegada, representada pelas chuvas e irrigações, em um processo chamado de balanço hídrico.
Neste contexto deve-se considerar as barreiras que a comunicação enfrenta no meio rural, como o próprio uso desta pelo produtor, uma vez que a divulgação de dados como um processo de incorporação social - que garante ao cidadão a possibilidade de adquirir conhecimento e, assim, ter sua participação ativa nas discussões - também torna-se um desafio.
A Internet tem a capacidade de fornecer o acesso à informação atual, instantânea e previsional, além de conceder dados históricos envolvidos com a produção e tornar público os trabalhos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos e as Universidades e Instituições públicas devem se esforçar para produzir e disseminar conteúdo livre e gratuito, fazendo com que seu usuário possa adquirir conhecimento e tecnologias geradas. A agricultura irrigada exige informações complementares e também devem estar disponíveis para que se aumente a eficiência do uso da água e assim, o produtor, através da Internet pode ter acesso a informação sobre recursos naturais, evapotranspiração, qualidade da água, mercado, comercialização de produtos e serviços, entre outros.
Necessário também e deve ser uma grande preocupação do produtor de conteúdo que, dados, ao serem disponibilizados, devem ser acompanhados ou transformados em informações, e muitas vezes uma adequação de linguagem ao público alvo deve ser feita para a aplicação correta das técnicas ou tecnologias disponíveis e assim o produtor pode obter melhorias no campo, consequentemente na qualidade de vida e na sua renda.
Embora que informação atualmente seja um grande e talvez maior recurso da sociedade como instrumento para desenvolvimento, ela deve ser seletiva - adequada a cada público em linguagem e conteúdo, porque o fluxo é muito grande, e assim, a comunicação eficiente, capaz de produzir resultados mensuráveis depende de informações precisas, diretas e de fácil compreensão e este deve ser bem entendido por todos os profissionais que se propõem a produzir conteúdo e a sua divulgação. Se desejar, ESCUTE no Pod Irrigar desta semana!

Internet e comunicação
E a FSP informa que brasileiros com mais de 50 anos têm maior crescimento no acesso a Internet. O crescimento foi de 222% entre 2005 e 2011. No mesmo período, a elevação entre jovens com idade entre 20 e 24 anos foi de 99%. Já a elevação entre toda a população com mais de 10 anos ficou em 144%.

Economia, safra, produção e escassez de água e saneamento

Já o IBGE em sua quarta estimativa da safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas (caroço de algodão, amendoim, arroz, feijão, mamona, milho, soja, aveia, centeio, cevada, girassol, sorgo, trigo e triticale) indica produção da ordem de 185,0 milhões de toneladas, superior em 14,2% à obtida em 2012 (161,9 milhões de toneladas) e 2,0% maior que a estimativa de março (181,3 milhões de toneladas). A área a ser colhida em 2013, de 52,8 milhões de hectares, cresce 8,2% frente a 2012 (48,8 milhões de hectares) e 0,3% (mais 143.306 hectares) em relação ao mês anterior. Entre as Grandes Regiões, o volume da produção de cereais, leguminosas e oleaginosas apresenta a seguinte distribuição: Região Sul, 73,3 milhões de toneladas (t); Centro-Oeste, 74,5 milhões de toneladas; Sudeste, 19,5 milhões t; Nordeste, 13,1 milhões t e Norte, 4,5 milhões t. Comparando à safra passada, há incrementos de 1,2% na Sudeste, 5,2% na Centro-Oeste, 32,8% na Sul e 10,4% na Nordeste. Na Região Norte houve decréscimo de 4,0%. Observa-se, na figura a seguir, que o Mato Grosso, nessa quarta avaliação para 2013, lidera como maior produtor nacional de grãos, com participação de 23,2%, seguido pelo Paraná (20,8%) e Rio Grande do Sul (15,4%). Os três estados, somados, representam 59,4% do total nacional. Conheça a publicação completa da pesquisa!


O açúcar também se mostra importante para a balança comercial neste mês. As exportações, mantido o ritmo do início do mês, deverão crescer. O problema são os preços, que estão 21% abaixo dos de há um ano. Mesmo assim, as receitas poderão atingir US$ 800 milhões neste mês. A safra é recorde e a produtividade do milho fica bem acima do que se previa em Mato Grosso, podendo chegar a 100 sacas por hectare no meio-norte do Estado. Com isso, a safra atingirá 16 milhões de toneladas, mas no milho, os preços estão baixos, pela elevada produção. Enquanto o clima é favorável para a produção de milho em Mato Grosso, o mesmo não ocorre no Meio-Oeste dos Estados Unidos, onde os produtores estão em fase de plantio. Já a safra de laranja tem estimativas contraditórias. O setor citrícola, que viveu um dos piores momentos de sua história no ano passado, começa 2013 com uma grande dúvida. Qual é o tamanho da safra 2013/14? A apuração de estatísticas é sempre complexa no país, mas os números oficiais e os privados da produção de laranja deste ano deixam o setor desnorteado. Divulgados ontem, os números apontam diferença de 71 milhões de caixas de 40,8 quilos. A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), o IEA (Instituto de Economia Agrícola) e a Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) preveem produção comercial de 327,8 milhões de caixas para São Paulo. Saiba mais...



Pior seca em 50 anos fecha empregos e arruína lucros. Estiagem já provocou R$ 3,6 bilhões em perdas nas lavouras do Nordeste e saldo de empregos no campo atinge menor nível em dez anos. A previsão é de piora no segundo semestre. O prejuízo na produção chegaria a R$ 6,8 bilhões se fossem computados os efeitos da perda de quase 5 milhões de cabeças de gado entre 2011 e 2012, diz o economista-chefe do IBGE em Natal, Aldemir Freire. Na pecuária nordestina, a projeção é de redução de 16,3% no rebanho de 29,6 milhões de cabeças em 2011. Para Pedro Gama, da Embrapa Semiárido, o setor vai demorar até dez anos para se recuperar do baque da estiagem. Até o dia 10 de abril, pelo balanço mais recente, 1.367 municípios e 10,4 milhões de brasileiros sofriam os efeitos da estiagem. E a previsão é de ainda mais seca entre junho próximo e fevereiro de 2014.

Oportunidade - Eventos - CONIRD







Negócios

Empreendedorismo e oportunidade


Mudanças simplificam visto de trabalho para estrangeiro e o objetivo é facilitar a contratação de profissionais qualificados e atrair estudantes de pós-graduação. Brasil é hoje um dos países que mais requer documentos; número de papéis será reduzido e tempo será encurtado. O governo vai implantar duas medidas para tentar atrair mão de obra estrangeira qualificada e facilitar a vida das empresas que estão procurando profissionais especializados: reduzir os documentos exigidos para visto e permitir "estágios" de estudantes de pós-graduação. Em 2005 foram concedidos 25 mil vistos de trabalho e em 2012, 73 mil, tendo os portugueses e espanhóis como os que mais receberam vistos de trabalho. No primeiro trimestre de 2013 foram concedidos 14.366 autorizações temporárias de trabalho e 698 permanentes.

Entretenimento
Walter Rosciano Franco nasceu em São Paulo SP em 06 de Janeiro de 1945. Filho do radialista e escritor Cid Franco, estreou como participante de festivais universitários, quando era aluno da Escola de Arte Dramática, de São Paulo. Nessa escola, compôs músicas para as peças Caminho que fazem Darro e Genil até o mar, de Renata Pallottini, A caixa de areia, de Edward Albee, As bacantes, de Ésquilo, entre outras. Foi o autor do tema da novela Hospital, da TV Tupi, gravada em compacto simples pela Philips em 1971, com arranjos do maestro Luís Arruda Pais e participação vocal de Silvia Maria. Participou do I, II e III Festivais Universitários, da TV Tupi paulistana, no primeiro com a musica Não se queima um sonho, defendida por Geraldo Vandré; no segundo com Sol de vidro (com Eneida), classificada em terceiro lugar, e no terceiro com duas musicas, Animal sentimental e Pátio dos loucos. Em 1972 obteve prêmio especial com Cabeça, no VII FIC, da TV Globo, Rio de Janeiro RJ (1). Seu primeiro LP foi lançado pela Continental em 1973; dois anos depois, colocou sua música "Muito tudo" em terceiro lugar, no Festival Abertura, da TV Globo, de São Paulo. Em 1979 participou do Festival da TV Tupi com Canalha. Em 1982 participou do MPB Shell com Serra do luar (1). Em 1984, sua música Seja feita a vontade do povo ganhou destaque durante o Movimento Diretas Já. Excursionou pelo Brasil em 1997, com o show Não violência, que incluiu as inéditas Quem puxa aos seus não degenera, uma balada pacifista; Na ponta da língua; É natureza criando a natureza; Sargento Pimenta, uma homenagem a John Lennon; Nasça, em parceria com Arnaldo Antunes; e Totem, a partir de um poema de José Carlos Costa Neto. Lançou os discos Cabeça, Revolver (1975), Ou não (1973), Respire fundo (1), Vela aberta, Lindo Blue. Compõe jingles para publicidade. Escute a gravação histórica da apresentação do Ziraldo para "Canalha" de Walter Franco e participação de Sergio Hinds na guitarra. Demais!!!! Jards Macalé e Walter Franco cantam assim, assistam (1)! Marcelo Nova também cantou Canalha e Oswaldo Montenegro também grita, levando à catarse geral de quem o assiste! Coração tranquilo é um mantra - devemos cantar à exaustão - e aqui ele canto com seu filho DiogoWalter Franco é conhecido por ser "muito louco" e pelas musicas todas só com refrão. Zen, é outro mantra onde ele usa até citara no arranjo melódico! Não chegou a participar de nenhum movimento cultural musical, como Bossa Nova ou tropicalismo, mas sempre esteve na vanguarda, em vários momentos. Já era parte da Vanguarda Paulista, antes mesmo da expressão ser cunhada pela geração de Arrigo Barnabé e Itamar Assumpção. Trabalhou com arranjadores como Rogério Duprat e Júlio Medaglia, e teve a letra da música Cabeça traduzida para o inglês por Augusto de Campos. Seu álbum mais aclamado pela crítica é Revolver, de 1975.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características